segunda-feira, 11 de maio de 2009

Trabalhos do 3° ANO A - O Físico Médico

Olá pessoal, neste espaço vocês do 3° ano vespertino, devem postar o resumo do seu trabalho sobre o Papel do Físico Médico na Sociedade Contemporânea.

Estarei aguardando as suas contribuições ok?
Um forte abraço a todos!

2 comentários:

  1. Escola estadual professor rosalvo lôbo
    Aluna: Ysabelle Karolinne R. Bittencourt 3º "A"
    O PAPEL DO FÍSICO MÉDICO
    É contribuir para a eficácia dos procedimentos de imagem radiológica, pela garantia da segurança da radiação e ajuda na aplicação e desenvolvimento otimizado das técnicas de imagem. Além disso, colabora com os oncologistas para cálculos do plano de tratamento radiológico e monitoração nos equipamentos.
    TRATAMENTO DO CÂNCER

    O tratamento do câncer deve visar não somente o tumor primário, mais também os tumores que podem ter se disseminado para outras partes do corpo. Por isso, a cirurgia ou a radioterapia é freqüentemente combinada com a quimioterapia, que afeta todo o organismo.

    RADIOTERAPIA

    É um tratamento que emprega feixe de radiação ionizante para destruir células tumorais. Uma dose de radiação é aplicada, a um volume de tecido que englobam o tumor, buscando assim erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível as células normais vizinhas e regenerando a área irradiada. A radioterapia pode ser: radical, remissiva, profilática, paliativa, abatida.

    QUIMIOTERAPIA

    É o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer,a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou antiblástica. A quimioterapia pode ser feita com a aplicação de um ou mais quimioterápicos. A poliquimioterapia (uso de mais de um quimioterápico) é de eficácia comprovada e tem como objetivos atingir populações celulares em diferentes fases do ciclo celular.A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia ,sendo classificada: curativa, adjuvante, Neoadjuvante ou prévia, paliativa.

    ResponderExcluir
  2. O papel do físico médico
    Seu trabalho contribui para a eficácia dos procedimetos de imagem radiológicas, garantindo a segurança, aplicação eficaz da radiação , desenvolvimento otimizado das tecnicas da imagem e contruindo para o desenvolvimento otimizado de tecnicas terapêticas, como oncologists para o cálculo do plano de tratamento radiológico.
    O tratamento do câncer(Quimioterapia e Raioterapia)
    Primeiramente o câncer é um grupo de doenças que se caracterizam pela perda de controle da divisão celular e plea capacidade de invadir outras estruturas organicas. Em alguns casos raros o câncer é hereditário. No entanto existe alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais.O câncer não é contagioso, mesmo os causados por vírus.
    A radioterapia é um tratamento que emprega feixes de radiaçõesionizantes para destruir células tumorais, sendo um tratamento local ou regional, podendo ser de forma excluisiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. A radioterapa pode ser : Radical, quando se busca a cura total do tumor e Remessiva quando o objetivo é apenas a redução do tumor.
    A quimioterapia é método que utiliza compostos qumicos e pode ser feita com aplicação de um ou mais quimioterápicos , no tratamento das doenças causadas por agentes biológicos. A poliquimiterapia ( uso de mais de um qumioterápico) é de ecicácia comprovada quando o objetivo é atingir populações celulare em diferentes fases do ciclo celular. A quimioterapia pode ser: Curativa quando é usada com obejetivo de se conseguir o controle completo do tumor e Adjuvante quando se segue à cirurgia curativa, tendo objetivo de esterelizar celulas residuais locais ou circulantes, podendo ser aplicada por exemplo em caso de câncer de mama operada estado 2.
    Concluo então que o papel do físico médico está diretamente ligada ao tratamento de doenças , como a do câncer; utilizando imagens radiológicas e técnicas terapêuticas como no cálculo do plano de tratamento radiológico. Porém o físico médico ainda não é bem conhecido na sociedade , passando meio por espercebido nos tratamentos de algumas doenças.

    Isadora dos santos

    ResponderExcluir