quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ATIVIDADES DA TURMA DE DIDÁTICA GERAL PARA O CURSO DE MATEMÁTICA

No dia 25/08/09, estiveram reunidos na sala de seminários do Instituto de Matemática, o professor Ivanderson pereira da Silva, e os alunos Sheila, Valério, José Barbosa, Moab, Saulo, Renato, Marcelo e Rudson. A turma aparentemente é bastante madura e já traz consigo a experiência e a propriedade de quem já vivencia a realidade da sala de aula.
Neste primeiro momento, foi apresentada a proposta da disciplina de didática para este segundo semestre de 2009 e em sequência os alunos se apresentaram e expressaram suas opiniões e anseios para com o curso de licenciatura em matemática e a disciplina didática geral.
Aparentemente, nem todos sentem-se motivados com as disciplinas pedagógicas. A interação enter alunos e alunos e entre elunos e professor também foi baixa. O grupo, é heterogêneo com relação aos objetivos que traçaram. Alguns desejam obter o diploma para obtenção do grau de licenciando para poder exercer o magistério (atividade que já desempenha) com um maior conforto juridico. Outros vêm do bacharelado e posteriormente optaram pela licenciatura. Outros ainda, fizeram a opção pela licenciatura desde que ingressram na curso e o fizeram conscinetemente, mas há ainda a categoria daqueles que não optaram, mas que estavam lá e por isto concluiriam, por falta de opção ou por eliminação.

Para a próxima aula que acontecerá no dia 01/09/09, deveremos estudar as aulas 1, 2 e 3 do material disponível no moodle (Aulas da UFRN) ou o capítulo 7 do livro Didática do professor Libâneo, disponível na xérox do bloco 13 (bloco de salas de aula que fica entre a física e a química). Tal leitura é indispensável para que nossos encontros possam ser produtivos e dialógicos.

Não é meu desejo tornar estas aulas massantes. Para que elas sejam dinâmicas e estimulantes é necessário que estabeleçamos um diálogo constante, fato que só será possível com a leitura do material. Você pode ainda consultar outros materiais, como vídeos no youtube sobre didática, ou comentar fatos que vivenciou ou que presenciou, buscar programas de áudio que tratem da temática, abordar casos, dentre outros...

O primeiro contato foi um tanto surpreendente, por conta do cenário em que o grupo está inserido.Esperamos que esta situação não seja prolongada e que com o desenrolar da disciplina, vislumbremos um horizonte mais colorido.

Um forte abraço!
Ivanderson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário