quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AULA DO DIA 01/09/2009 - DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Na aula do dia 01/09/2009, estiveram reunidos na sala se seminários do Instituto de Matemática, o professor da disciplina Didática Geral, Ivanderson Pereira da Silva e os alunos Sheila Andrea Silva de Albuquerque, José Valério dos Santos Silva, Marcelo Feliciano, Moab Inácio da Silva e José Barbosa Lopes às 20h 50 min para discutir sobre o papel da didática nos cursos de formação de professores, as tendências pedagógicas e suas implicações na sociedade.
A aula foi bastante interessante e os alunos participaram mais. Houve um grande número de faltosos. Mas o grupo que compareceu parece ser um grupo bastante motivado ao aprendizado.
Ter a consciência de seu papel enquanto proefssor de matemática e sentir sobre os oombros o peso de um profissional que vai lidar com mentes, fomando as gerações predecessoras, não é tarefa fácil! Portanto, devemos ser conscientes do dever social do ser professor.
Os alunos encenaram situações (casos) em que diferentes atores narravam sob sua perspectiva a atribulada relação professor/aluno num contexto bastante comum. Tal cenário evidenciava o papel da didática e de criar estratégias didáticas consoantes ao modelo pedagógico da instituição e ponderar com o modelo pedagógico proposto pelas diretrizes curriculares.
Estava planejado abordar as tendêcnias pedagógicas, mas o avançar do horário não pemitiu tal empreendimento.
Ficou então acordado que os alunos buscariam criar estratégias didáticas em forma de casos e enviariam para o e-mail do professor (ivanderson@gmail.com) até a aula seguinte (09/09/2009). tais estratégias deveriam estar em consonância com uma das tendências pedagógicas propostas e isto deveria estar explícito no trabalho.
As leituras para a próxima aula continuam então mantidas (Aulas 2 e 3).
Vale a pena ainda ler o material disponivel na pasta da disciplina lá na xérox do bloco 13 (O bloco de salas de aula que fica entre a física e a quimica), o texto do livro do professor Libâneo.

Um forte abraço a todos!
Ivanderson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário