domingo, 13 de setembro de 2009

CASOS DE ENSINO - DIREITOS AUTORAIS

Neste espaço vocês devem postar o caso de ensino elaborado com base em um artigo da lei de direitos autorais de 1998.

10 comentários:

  1. José é aluno de Terapia Ocupacional do último ano. Como atividade para obter o título de bacharel deverá realizar uma monografia. Então, escreve seu projeto de pesquisa, o qual tem como orientador o professor Ivan. Após aprovação do CEP, inicia sua coleta de dados na Usina Lima com os cortadores de cana. O trabalho tem como objetivo avaliar a saúde ocupacional destes trabalhadores, dando como feedback a orientação quanto à melhoria na qualidade de vida através de orientação de ergonomia, relação interpessoal e outros pontos que se fizerem necessários.
    O trabalho foi apresentado à banca, considerado excelente e José finalizou a graduação.
    No ano seguinte, o professor Anderson, colega do professor Ivan apresenta no congresso nacional de saúde do trabalhador, o tema livre A avaliação da saúde ocupacional dos cortadores de cana da Usina Lima, como sendo o autor da pesuisa. Como o trabalho fora feito por um aluno que já está graduado, utilizou a pesquisa realizada.

    ResponderExcluir
  2. Marcinalva, estudante de pedagogia de uma determinada universidade do Brasil, adorava construir artigos, desafiar-se com relação a temáticas além de sempre buscar melhoras na escrita. Como ela passava o dia na universidade, fazia seus trabalhos no laboratório de informática do departamento do seu curso. Ela pesquisava, acrescentava, produzia em seguida salvava o trabalho e mandava para seu e-mail. Após o processo de construção e envio para o seu endereço eletrônico, para evitar plágios ela sempre tinha o hábito de apagar suas produções. Mesmo todo cuidado que Marcinalva tinha com suas produções, ainda foi insuficiente. Ela apagava, mas esqueceu, ou não percebeu que era necessário deletar; só assim poderia garantir que a próxima pessoa a utilizar a máquina não teria acesso as suas produções. Marcinalva percebeu o incidente ao entregar seu trabalho a professora e depois ser chamada atenção com relação à duplicidade de trabalho entre ela e uma colega de classe. Como foi Marcinalva que tinha de fato produzido o trabalho, ela apresentou provas de sua autoria, horários em que esteve presente no laboratório, e sobre tudo total domínio no material escrito. Foi o suficiente para a professora perceber que Marcinalva tinha sido lesada, e a deixou decidir o destino acadêmico da colega.

    ResponderExcluir
  3. Hotel Virtual
    Foi solicitado aos alunos do curso Superior em Hotelaria a distância a construção de um hotel virtual, onde cada aluno deveria descrever através de texto e (fotos já disponibilizadas pelo Professor) para esta atividade áreas de um hotel e também criando um nome para o empreendimento. Entretanto, o aluno Osama Bin Laden achou melhor pesquisar no site de busca: google copiando e colando todas as informações de um hotel já existente colocando o nome do empreendimento e ate suas fotos foram colocadas no trabalho. Esta ação do aluno Osama Bin laden, acarretou em plagio, pois todas as informações dispostas no site do hotel que ele disponibilizou no trabalho eram de autoria do próprio hotel e não deveriam ser utilizadas sem autorização.
    Emanuel Francisco

    ResponderExcluir
  4. A editora E-lerning solicitou a um autor de nome Everaldo Macêdo que produzisse uma obra literária sobre Educação a Distância, a obra consistia de 20 capítulos, ao completar o 15º capítulo o autor veio a falecer, a editora então solicitou a um aluno e sucessor do professor Everaldo que terminasse a obra escrevendo os cinco capítulos que faltavam, pois este seguia toda a filosofia do seu mestre. Após a publicação do livro os filhos do autor entraram com um processo pedindo a retirada da obra de circulação e exigindo ressarcimento por não terem sido consultados e pelo fato de não ter sido esclarecido o caso na obra citada.

    ResponderExcluir
  5. Caso: Cola copia...


    A aluna Glória, da Universidade Federal de “Mundo Novo”, estava prestes a se formar e ainda não havia concluído o TCC, na verdade a mesma não tinha idéia do que fazer. Certo dia... navegando na internet viu uma propaganda “Faça sua monografia sem dor de cabeça” – era tudo que ela queria, anotou o telefone e em seguida entrou em contato para acessar os detalhes da compra da monografia.
    Diante das informações adquiridas a mesma não precisava se preocupar com nada, apenas deveria fornecer o tema, e em 15 dias receberia a monografia – com alguns “erros” para a professora orientadora fazer os ajustes e também não desconfiar de nada. E assim, a fraude ia seguindo até chegar no dia da apresentação... Mal sabia a Glória que a professora, tinha participado de banca, do trabalho original, em uma universidade de outro Estado, reconhecendo que aquele trabalho já tinha sido apresentado por uma outra pessoa configurando o plágio.


    O que aconteceu???

    Um crime de violação dos direitos autorais tanto de quem compra como de quem vende.

    Caso: Maria de Lourdes Vieira

    ResponderExcluir
  6. E então: co-autora ou coletiva?

    Mariazinhafulor foi convidada para ministrar uma disciplina em EAD em uma determinada instituição de ensino. Apresentou-se à coordenação da modalidade na instituição sem muita motivação para ser professora online. Mesmo assim aceitou, afinal outros colegas já tinham falado positivamente sobre isto. Durante o processo de formação percebeu que teria de produzir material em parceria com outros colegas. Prof. Favorito e professor Tadinho iriam tutoriar a distância a disciplina. Ficou intrigada, não estava habituada a montar suas aulas daquele jeito, sempre fez tudo sozinha e agora tinha essa novidade.
    Refletiu bastante e tomou uma decisão: propôs aos colegas que eles iriam produzir o material, somente caberia a ela fazer a revisão do mesmo. Não satisfeita, fez ainda outro sugestão: racharia com eles a bolsa para pagar essa tarefa. Acordos verbalmente firmados, os tutores debruçaram-se na construção desse material. Nos encontros pedagógicos com a equipe multidisciplinar a professora pesquisadora fazia excelentes exposições sobre o material...os colegas tutores ficavam quietos e calados, mal falavam.
    Quatro meses de dedicação, pesquisa, noites em claro...chega então o momento da entrega do material. No material impresso com grafia em caixa alta os autores ali se destacavam: Mariazinhafulor da Silva/Favoritodasquantas/Tadinhoesforçado. Ao ser questionada a professora pesquisadora falou: foi sim um trabalho co-autor ou coletivo... sei que participei, pois paguei e li...portanto deve ter o meu nome.

    ResponderExcluir
  7. Pedagogia Noturno é na verdade: Mayara Teles - mayara.teles_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Kel, estudante de Publicidade e Propaganda de uma Universidade Alagoana, criou uma campanha publicitária para divulgar uma nova marca de perfume no mercado, para apresentar em um Encontro de Comunicação que iria acontecer em seu Estado. Assim que terminou, foi mostrá-lo a sua melhor amiga da turma que ainda estava sem cocncluir seu trabalho e ficou encantada com sua criação.
    Qual não foi sua surpresa ao chegar no Evento e ver sua amiga apresentando simplesmente a sua campanha como se fosse dela. Como não tinnha inscrito seu trabalho com antecedência, não teve como provar que era dela, ficando decepcionada com sua ex melhor amiga!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma professora organizou um projeto pedagógico e resolveu mostrar para os colegas.Um dos colegas muito desonesto enviou o seu projeto para concorrer ao prêmio Professor nota 10 .O projeto foi premiado e quem ganhou o pêmio não foi a autora .Ela folheando a revista Nova Escola , viu a foto de seu colega recebendo um troféu.E para sua surpresa, o projeto era o dela.Ele ganhou viagem e um valor em dinheiro. Art:108

    ResponderExcluir
  10. João inventou uma máquina que produzia modesta riqueza para ele e sua família não a patenteou, pelo motivo da burocracia e os custos serem muitos altos. Daí, passando mais ou menos 10 anos, um estrangeiro visitado o seu país percebeu sua invenção inédita copiou o banco de dados originais da máquina que foi utilizada em outro país e sua atitude de levar os dados trouxe grande progresso econômico-financeiro para aquela nação.
    João foi multado por não patentear sua invasão no seu país.
    Tanto o autor, bem como, o país que o mesmo faz parte tem interesse em suas invenções/criações inovações e consequentemente de suas riquezas. O interesse de assegurar os direitos autorais, depois de dar entrada e ser aceita a patente da criação/inversões/inovação, no órgão competente que o Instituto de Propriedade Intelectual - IPI. Daí podendo sua reprodução total ou parcial conforme expressa o Art. 87.
    Será de fundamental importância a observação das datas, notificando por escrito para o organizador até a data de sua publicação.

    ResponderExcluir