
Este é o mapa conceitual prodizido pelos alunos Paulo Sérgio, Leônade e Fernando Claudino, na disciplina estágio supervisionado em Física 1 no dia 10/09/2009 na sala de aula a partir do texto MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA do professor Marco Antônio Moreira. Discutimos este mapa e acredito que ficou bastante claro para todos nós quais são os objetivos de um mapa conceitual, de que forma poderemos avaliar a aprendizgem do aluno a partir de tal estratégia didática, bem como as nuances que a técnica exige.
Ficou então como atividade para a aula do dia 17/09/2009, a contrução individual de um mapa conceitual de um dos capítulos do livro Formando o Professor Pesquisador do Ensino Médio. A distribuição foi da seguinte forma:
FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR DO ENSINO MÉDIO: ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - Ivanderson Pereira da Silva
O DIFERENTE, O POPULAR E O CULTO EM ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR - Fernando Claudino
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DA RESISTENCIA À EFETIVA CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - Paulo Sérgio
O SABER QUE VEM DO LIXO - Antony
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE NORMAL-MÉDIO: DIAGNÓSTICO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES - Wellyson
ANÁLISE DO "PROJETO ÁGUA" DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELZA SOARES CAVALCANTE, DURANTE O ANO LETIVO DE 2005 - Klênisson Batista Santana
O LÚDICO NA MATEMÁTICA COMO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO - César
VERGEL DO LAGO: UM BAIRRO DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ - Leônade
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM BUSCA DA CONQUISTA E PRESERVAÇÃO DA PAZ - Carlos Melo
AÇÕES DIDÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEMD O ALUNO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Arenilson
MANGUESAL: FONTE INCENTIVADORA DA LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA - Tiago
Ivanderson Pereira da Silva
Parabéns ao professor Ivanderson, um blogueiro "da hora" e parabéns ao grupo pelo mapa conceitual (só faltaram as setas...rsrsrs)
ResponderExcluir