domingo, 13 de setembro de 2009

AULA DO DIA 10/09/2009 - Estágio Supervisionado em Física 1

Na aula do dia 10/09/2009, estiveram reunidos na sala de aula do primeiro andar do Instituto de Física, o professor da disciplina Estágio Supervisionado em Física 1, professor Ivanderson Pereira da Silva e os alunos Antony e Wellyson, após algum tempo de espera, chegaram os alunos Leônade e Paulo Sérgio e posteriormente, os alunos Fernando Claudino e Carlos Melo. A proposta da aula era num primeiro momento coletarmos os relatórios de observação que os alunos teriam elaborado a partir da visita às escolas. Mas infelizmente tivemos e avançar pois nenhum dos alunos tinha elaborado tal relatório. Também tinhamos planejado discutir acerca das estratégias didáticas utilizadas na metodologia dos trabalhos ṕublicados no livro Formando o professor pesquisador do ensino médio, mas infelizmente também não foi possível, pois os alunos não conseguiram fazer a leitura dos textos. Desta forma, tambéma vançamos nesta etapa. Partimos então para construção de uma nova estratégia didática, os mapas conceituais. Para isto, iniciamos indagando aos alunos o que eles entendiam por mapa conceitaul, e a partir de suas respostas, fomos construindo um mapa concetual na lousa, após o fechamento, diccutimos sobre o conceito de mapa conceitual, suas vantagens e desvantagens, como poderiamos utilizá-lo em nossa prática pedagógica e como poderiamos utilizá-lo enquando instrumento de avaliação da aprendizagem. Com base no texto MAPAS CONCEOITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA do professor Marco Antônio Moreira, os alunos se organizaram em grupos de três componentes e contruiram um mapa conceitual.



Este é o mapa conceitual prodizido pelos alunos Paulo Sérgio, Leônade e Fernando Claudino, na disciplina estágio supervisionado em Física 1 no dia 10/09/2009 na sala de aula a partir do texto MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA do professor Marco Antônio Moreira. Discutimos este mapa e acredito que ficou bastante claro para todos nós quais são os objetivos de um mapa conceitual, de que forma poderemos avaliar a aprendizgem do aluno a partir de tal estratégia didática, bem como as nuances que a técnica exige.

Ficou então como atividade para a aula do dia 17/09/2009, a contrução individual de um mapa conceitual de um dos capítulos do livro Formando o Professor Pesquisador do Ensino Médio. A distribuição foi da seguinte forma:

FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR DO ENSINO MÉDIO: ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - Ivanderson Pereira da Silva

O DIFERENTE, O POPULAR E O CULTO EM ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR - Fernando Claudino

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DA RESISTENCIA À EFETIVA CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - Paulo Sérgio

O SABER QUE VEM DO LIXO - Antony

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE NORMAL-MÉDIO: DIAGNÓSTICO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES - Wellyson

ANÁLISE DO "PROJETO ÁGUA" DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELZA SOARES CAVALCANTE, DURANTE O ANO LETIVO DE 2005 - Klênisson Batista Santana

O LÚDICO NA MATEMÁTICA COMO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO - César

VERGEL DO LAGO: UM BAIRRO DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ - Leônade

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM BUSCA DA CONQUISTA E PRESERVAÇÃO DA PAZ - Carlos Melo

AÇÕES DIDÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEMD O ALUNO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Arenilson

MANGUESAL: FONTE INCENTIVADORA DA LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA - Tiago



Ivanderson Pereira da Silva

Um comentário:

  1. Parabéns ao professor Ivanderson, um blogueiro "da hora" e parabéns ao grupo pelo mapa conceitual (só faltaram as setas...rsrsrs)

    ResponderExcluir