domingo, 6 de setembro de 2009

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO - O que devemos observar????

Olá pessoal, até que enfim, as recomendações do que devemos observar...

No relatório de observação vocês deverão se deter aos aspectos Físicos de estrutura física da escola, e aos aspectos Pedagógicos, de estrutura pedagógica e de funcionamento da escola.

Observação da Estrutura Física:
- Quantas salas de aula, de coordenação, direção, de apoio, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, pátio, quadra poliesportiva, piscina(s), rampa(s) de acesso aos cadeirantes, piso especial para cegos, corrimão, escadas, dispositivos eletrônicos de segurança, condições em que se encontram as carteiras, mesas para proefssores, a sala de professores, os ventiladores ou condicionadores de ar, as lousas, a limpesa da escola, os banheiros, os brinquedos, a cantina, e outros ambientes que possam existir no interior da escola.
Nestes abientes vocês devem atentar para condições em que se contram entes ambietes, bem como tudo o que exite em seu interior. quantifiquem tudo, por exemplo: Na biblioteca, vejam quantos livros estão disponíveis no geral, quantos são de física, quantos são livros didáticos e quantos são livros para leitura, se existem carteiras e mesas para leitura e se a sala é confortável para os alunos.

Observação da estrutura pedagógica

- Neste apecto devemos atentar para o funcionamento global da escola e focar em maior grau a prática pedagógica e o comportamento do professor de Física na escola. Os horários de entrada e saida, o planejamento da disciplina, a organização do curriculo, o Projeto Político Pedagógico da escola, os projetos didáticos que a escola desenvolve, se aplica em alghum projeto os princípios da interdisciplinaridade, se a prática no ensino de física é contextualizada, como é o comportamento dos alunos na aula de física, a disciplina na escola, se existem alunos com limiações fícicas ou cognitivas na escola e como estes alunos são tratados social e pedagogicaente pelos colegas de classe, de escola, pelos professores da escola e por seus próprios professores, bem como outros aspectos que possam ter ficado fora deste elenco.

Obs.: Tentem observar TODOS os aspectos físicos e pedagógicos, evitando falar apenas dos aspectos negativos ou dos aspectos positivos, lembrem-se que estamos nos formando professores pesquisadores e tal auqal, devemos evitar ser tendenciosos, vamos olhar a escola como um ambiente de aprendizado. O Estágio bem como o relatório do estágio servem para enriquecer, tando a escola ganha com o estaguário pois a ṕartir do relatório deste, a escola poderá avaliar seu funcionamento e melhorar alguns pontos que possam estar comprometendo a estrutura física ou pedagógioca da instituição, o estagiário também ganha com ist pois, estará num espaço no qual poderá aplicar seus conhecimentos e buscar intervir em favor de uma melhoria na educação alagoana, a Universidade também ganha com isto pois é partir de tais momentos que ela estende seus olhos para sociedade e a partir dos relatórios busca desenvolver projetos que favoreçam a melhoria dos cursos de formação de professores e de projetos de extensão que visam contribuir com a educação alagoana.

2 comentários:

  1. Olá prof. Ivan,

    Obrigada pelas orientações. Estou no último período de estágio em Pedagogia da UFRJ e as suas recomendações vão me ajudar bastante para fazer as observações e colocá-las no relatório final de estágio.
    Algo que também observei nos dois últimos períodos de estágio foi a minha mudança, quebra de preconceitos, crenças, reações positivas e negativas. Observando a mim mesma também pude crescer como futura professora. Penso que observar a si mesmo (sentimentos e pensamentos) durante o período de estágio, também colabora para nos tornarmos melhores professores, desenvolvendo virtudes necessárias à docência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ivone, muito obrigado por seu depoimento! É realmente importante que nós saibamos que nosso trabalho está contribuindo com na formação dos colegas!

    Muito obrigado e um forte abraço!

    ResponderExcluir