Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Matemática
Didática Geral
Geometria Espacial: Poliedros.
Instituto de Matemática
Didática Geral
Geometria Espacial: Poliedros.
A palavra “poliedro” tem sua origem no idioma grego (poly significa vários/muitos e hedro, faces/ lados/ assento). Portanto, um poliedro é formado por muitas faces.
Alguns poliedros são classificados quanto às quantidades de faces.
Aos que têm quatro faces: tetraedro;
Aos que têm seis faces: Hexaedro;
Aos que têm oito faces: Octaedro;
Aos que têm doze faces: Dodecaedro;
Aos que têm vinte faces: Icosaedro.
Vale lembrar que nem todos os poliedros possuem nomenclaturas específicas quanto à quantidade de faces.
Agora é com vocês
- Observando o poliedro, comente (conotativamente ou denotativamente) o que se pede:
#1- o que seria face?
#2- o que se pode dizer sobre aresta?
#3- o que se pode concluir acerca de vértices?
#4- Opine sobre o que seria um poliedro regular.
#5-(Construção) De uso deste material, confeccionar um poliedro e anotar todos os passos seguidos para tal construção.
#6- Qual seria a nomenclatura adequada para sua construção? Trata-se de um poliedro regular?
#7- Verifique se vale a relação de Euler, para sua construção: V+F=A+2
Donde V=quantidade de vértices;
F=quantidade de faces;
A=quantidade de arestas.
#8-Faça um esquema sobre a aula de hoje e inclua uma aplicação em sua realidade de algum dos poliedros mencionados.
Valério;
Moab.
Roteiro
O encontro de hoje, dar-se-á no intuito de obtermos a noção primária da geometria espacial, sendo trabalhadas de início as ideias de faces, vértices, arestas e verificação superficial da relação de Euler.
Faremos uma oficina, onde nesta iremos construir um poliedro e observarmos sua características fundamentais: Quantidade de arestas, vértices, faces e tentar lhe dar um nome.
O avaliar dar-se-á no desenvolvimento dos exercícios propostos pelos orientadores, Moab e Valério, para os educandos da terceira série do ensino médio, e sob forte observação nos processos utilizados na confecção dos poliedros.
Maceió AL, outubro de 2009.
Relatório da exposição do dia 20 de outubro de 2009.
Fora feito um trabalho de construção geométrica utilizando canudos de plástico e todo um trabalho artístico, cujo tema central era a geometria espacial em suas noções iniciais.
Fora dividida a sala em dois grupos, onde os quais, sob orientações dos regentes Valério e Moab, construíam e observavam, discutindo, os conceitos básicos presentes no tema.
Neste trabalho foram posto em prática as relações interpessoais, a busca de estratégias no processo de construção, as abordagens conceituais já existentes (polígono regular, lado-aresta, ângulo-vértice) e o aprimoramento de outras.
Era notório o empenho no realizar das tarefas, por parte dos docentes, e também em suas redações, não deixando escapar a importância de outras áreas de conhecimento.
Se fizerem presentes e participando ativamente da construção e produção de conhecimento os alunos: Sheila Albuquerque, Marcelo de Lima, José Barbosa Lopes, Ludson Albert, Ivanderson Pereira, Francisco Silvério, Saulo Roberto, onde estes obtiveram nota ‘A’ e Ministravam este encontro os regentes José Valério dos Santos e Moab Inácio da Silva.
Maceió AL, outubro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário