sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RESUMO ÉTICA NA PESQUISA - Fábio, Diego, Kevia e Widjane

ÉTICA NA PESQUISA QUALITATIVA: RESUMO

Há muito tempo atrás houve casos de pesquisa que estavam envolvidos em grandes escândalos. Um exemplo disso esteve nas guerras mundiais, onde os alemães realizavam pesquisas absurdas em seres humanos. Então para se fazerem pesquisas era necessário que houvesse regras para a boa pratica profissional relacionada à ética. Ao se falar em ética na pesquisa entram em ação os códigos de ética, que procuram estabelecer relações amigáveis aos envolvidos na pesquisa. Neste contexto os pesquisadores não devem em circunstancia alguma causar danos às demais participantes. Estes participantes concordam em fazer parte da pesquisa, com base ao que lhes foram informados. Diante das relações estabelecidas pelos códigos de éticas surge a teoria ética de Murphy e Dingwall, que se associa aos seguintes tópicos: não – maleficência (boa relação entre pesquisadores e participantes), beneficência (a pesquisa deve trazer benefícios positivos), autonomia ou autodeterminação (as decisões dos participantes devem ser respeitadas) e justiça (direitos iguais). Um ponto importante se refere ao comitê de ética. O comitê de ética analisa os métodos e planos de pesquisa antes que sejam aplicados para assegurar padrões de ética baseando-se nos códigos de ética e na integridade ética que destaca aspectos como, a qualidade cientifica o bem estar dos participantes e o respeito à dignidade e aos direitos dos participantes. Numa pesquisa devem-se estabelecer procedimentos éticos que viabilizem a boa condução da mesma. Estes procedimentos dizem respeito ao modo com que cada integrante do projeto se comporte eticamente se relacionando em todas as etapas da pesquisa desde a coleta de dados aos resultados finais. Os métodos da pesquisa qualitativa, diferente da pesquisa quantitativa, tornam este tipo de pesquisa um pouco mais trabalhoso e complicado por se tratar, em sua maioria, da figura do ser humano como objeto de pesquisa. O que faz da ética um fator que possa ajudar o pesquisador a alcançar suas perspectivas.

Alunos: Diego, Fabio, Kévia e Widjane.

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