domingo, 4 de outubro de 2009

RESUMO - Luis Tavares

Resumo


A ciência tecnológica veio a mudar o mundo, tornando-o mais moderno no meio da comunicação. Ocasionando um meio mais fácil e direto ao conhecimento, ou seja, a informação tecnológica global.
Contudo essas facilidades promovidas pela ciência, acarretaram em uma grande preocupação a ética moral da educação. Por meio indevido das informações alcançadas com a tecnologia.
Certamente com tais facilidades nos meios de comunicação, através de copias indevidas (plagio), a educação, ou seja, aprendizagem por meio de pesquisas acaba sendo um tanto banida. Onde fica o conhecimento das pessoas ao pesquisar? A resposta fica cada vez mais simples, as pessoas perdem a ética e acabam perdendo conhecimento.
O professor tem um papel muito importante na educação, pois ele tem o dever de despertar o interesse cientifico contido nos alunos, revestido de uma estrutura ética e moral. O professor, é o mediador de futuros profissionais, por isso deve manter a ética moral, para que seus alunos não sejam profissionais de má qualidade futuramente.
“É perigoso afirmar que a ética possa ser ensinada, principalmente porque não se educa estritamente com o que se sabe, mas fundamentalmente com o que se é”.(MARTINS, 2008, p. 1-2).
O que o parágrafo citado acima retrata a meu ver é: o aluno espelha-se no seu professor, se o educador de forma geral não tem ética moral, então possa ser que seus alunos, obtenham um péssimo caráter ético e moral. O educador tem que tomar muito cuidado na educação dos alunos, deve impor sua moral e saber incluir o aluno aos meios de comunicação, ou seja, ao mundo moderno tecnológico.
A educação deve primar pela busca da verdade, por ser uma questão de lógica e uma exigência ético-moral que os alunos, futuros profissionais, estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho de forma honesta e digna, ao mesmo tempo em que se espera que estejam aptos a exercer suas profissões.
“ O plagio da monografia de anatomia, pelo jovem medico, pode explicar porque operou a perna esquerda se a doente era a direita; a prova de aritmética colada, pelo engenheiro, pode explicar porque caiu o prédio; a aula perdida de monografia e de metodologia da pesquisa cientifica (ou de ética profissional) pode explicar porque o bacharelem direito é capaz do plagio com tamanha desfaçatez.”(MARTINEZ, 2006).
A meu ver o parágrafo acima citado mostra muitas vezes a realidade de vários alunos, o pior quem perde com isso não é só ele mais sim a sociedade.
Diante das modernidades tecnológicas, da comunicação, é preciso cada vez mais cedo promover aos alunos a exercer a honestidade, a saber pesquisar e não plagiar promovendo assim futuros profissionais de alta qualidade ética e moral, e acima de tudo sendo muito honesto com seus fatos.

Resumo produzido pelo anulo Luiz Tavares a partir do texto sobre ética na pesquisa na disciplina Estágio Supervisionado 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário