sexta-feira, 20 de novembro de 2009

RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO DE MONITORES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE DO ESTADO DE ALAGOAS

Nesta segunda-feira dia 15/11/2009, saiu uma primeira lista com a classificação dos aprovados para Seleção de Monitores da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. A questão primária é: não existem ainda alguns (muitos) professores que foram aprovados no concurso de 2005, para professor efetivo, e que ainda NÃO FORAM CHAMADOS?????????

Não consigo entender esta matemática!!!!!

Uma outra conta que não consigo entender é: temos alunos que estão terminando o curso de Licenciatura em Física e que, na falta de profissionais já formados para o exercício da docência em Física, não só poderiam ocupar o cargo de professores substitutos. Não SERIAM ELES OS MAIS INDICADOS a tal cargo.???? Não consigo entender como profissionais de áreas "afins" (Bacharelados) podem ocupar tal cargo e ter um desempenho docente melhor que um profissional da área?????

Concordo que a universidade não tem dado conta de formar os profissionais em Ensino de Física que nosso estado necessita, mas enquanto professor, aluno e acima de tudo ser humano, não posso aceitar que em pleno século XXI a Educação Básica seja tratada com tanto desinteresse pelos nossos governantes, a ponto de na seleção daqueles que vão FORMAR a próxima geração, ser levado em conta APENAS os títulos que foram acumulados!!!!!!

Este comentário não é apenas um desabado de um professor universitário que vê seus alunos, Licenciandos, sendo colocados de lado por profissionais de outras áreas, Bachareis. Mas é essencialmente um clamor pela Educação Alagoana!

NÓS PROFESSORES DE FÍSICA, PRECISAMOS LUTAR POR NOSSO LUGAR!!!! NÓS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PRECISAMOS PENSAR EM MECANISMOS QUE EVITEM A EVASÃO DO CURSO!!!!!! NOSSOS GOVERNANTES PRECISAM VER A EDUCAÇÃO BÁSICA COM MAIS CAUTELA E FAZER CONCURSO PARA PROFISSIONAIS E NÃO PARA IMPROVISAÇÕES E MEDIDAS PALEATIVAS!!!!! NÓS COMUNIDADE, PRECISAMOS COMEÇAR A NOS MOVIMENTAR CONTRA ESTE CENÁRIOS DE DESCASO PELA EDUCAÇÃO!!!!!

Afinal, estamos falando de FORMAÇÃO! E é a nossa próxima geração que está em jogo, é o futuro de nosso estado que está em jogo, é nosso futuro!


Aqueles que também se sentem indignados como eu, por favor façam o seu depoimento no comentário desta postagem!

17 comentários:

  1. Meu nobre amigo Ivanderson,
    esta é uma questão política por natureza. O governo do PSDB e seus aliados não tem interesse em educar. Querem privatizar tudo e fazer com que a perspectiva neoliberal avance.
    Por outro lado o Governo do PT e seus aliados quer aumentar o número de alunos, mas não pensa na qualidade da formação dos professores. A questão é numérica.
    Moral da história: ainda vamos, infelizmente, conviver com estas questões...
    Parabéns por levantar esta polêmica em seu blog.
    Um abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo!
    Infelizmente estas artimanhas políticas fazem parte de nossa história alagoana. Mas o curso da história por muitas vezes foi reconduzido por grupos organizados, não é verdade meu amigo?
    estas coisas acontecem por que NÓS permitimos!

    Vamos mudar o curso desta história??????


    Muito obrigado pelo seu depoimento!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ivanderson

    De início, um dos motivos pelos quais a educação (não só no Estado de Alagoas, mas em todo o País) está nesta situação, deve - se ao fato de que esse assunto é tratado com o mais alto grau de descaso!!!!! Aqueles que ocupam postos de liderança pela coletividade se quer levam em conta a urgência e brevidade no que diz respeito a formação e educação do povo!
    Segundo, será mesmo que a educação é "tratada com tanto desinteresse pelos governantes" , ou será que há sim por trás alguem com algum interesse e que está tirando vantagem com tudo isso?!

    Tudo bem que pessoas de outras áreas fossem chamadas para que atuassem como professores de física ou de outra disciplina, mas que isso viesse a ser feito quando todas as possibilidades de aproveitamnto de licenciados já tivesse se extinguido! Eu me senti traido! como é que se estuda tanto tempo para um determinado fim e se vê todo esse esforço ser despresado!!! me senti lesado!!
    todos aqueles que tiverem bom senso e mente clara e aberta serão solidários ao injustiçados que foram E-L-I-M-I-N-A-D-O-S sem nenhuma justificativa!!!

    um forte abraço!!!!!

    Fernando Claudino

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado professor Fernando Claudino!

    É revoltante a tomada de consciência de que a Educação pela qual lutamos e acreditamos está nas mãos de uma minoria que controla a seu bel prazer tomando por direção aquela que melhor lhe beneficia.

    Vamos esperar que melhores cenários se apresentem a partir da manifestação popular!

    ResponderExcluir
  5. Caro professor Ivanderson, o Brasil é um país com regiões belíssimas, mas tem seus prós e contras, o que mais me encomoda é que a maioria desses governantes não investem em educação de maneira adequada. Como é que isso pode acontecer?
    Como desenvolver mais o potencial do país? O Brasil tem altos indices de criminalidade. Se esses jovens fossem mais educados como seria os atuais indices? Nós professores ir a luta! Não devemos baixar a cabeça!
    Prestei concurso para professor-monitor e fui ELIMINADO sem justa causa, entrei com recurso e estou esperando sair a decisão, se eu for aprovado tudo certo, mas se não, entrarei com uma ação na justiça, estou só esperando.
    Tenho certeza que a educação nesse país vai mudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é professor Diego...

    Realmente, não bastando a monitoria ser um abuso! Conseguem transformar a seleção do ABSURDO num ultraje! Estou solidário a você(s) nesta causa ok?

    Não podemos aceitar que bacharéis continuem a ocupar os cargos que são dos licenciados, não só por conta de questões salariais, mas principalmente por conta da questão da valorização do trabalho docente e por coma essencialmente da QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ALAGOANA!

    NÃO PODEMOS ACEITAR QUE TAIS CENÁRIOS CONTINUEM AD INFINITO!

    ResponderExcluir
  7. Sou professor Graduado em Física Licenciatura Plena. Lecionei como Bolsista quatro anos e como Monitor do Estado de Alagoas a dois, totalizando seis anos de trabalho para a SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS. Fiz a última seleção 2009 para PROFESSOR-MONITOR e fui ELIMINADO!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá professor Jasckson!

    É extremamente revoltante de fato prestar 6 anos de serviços a uma instituição, com uma remuneração parca, atrasada, enxuta, regrada, com condições de trabalho piegas, fazendo das tripas coração por seu trabalho e depois acontecer isto!

    Meu amigo, estou solidário a você nesta luta Jackson! Não é admissível um profissional formado pela UNIVERSIDADE, pelo EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA e pela VIDA ter sido eliminado de uma seleção de MONITORES.

    Mas vamos lutar para que tais seleções realmente eliminem a todos nós! Ou melhor vamos nós eliminar tais "seleções".

    NÃO QUEREMOS PROFESSORES IMPROVISADOS!
    QUEREMOS CONCURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  9. Querido Ivanderson,
    Compartilho de sua indignaçao e dos colegas professores (ou quase) de Física. Infelizmente nosso amigo Fernando tem toda razão: é a política do descaso com a qualidade da educação que leva a esses desatinos. Se ainda há professores concursados fora do sistema, por que não chamá-los para suprir as carências?
    Em relação à monitoria devemos também perguntar: quem são os responsáveis pela seleção? Como são estabelecidos os critérios de seleção? Não caberia uma ação daqueles que foram prejudicados, junto ao Ministério Público, para fazer valer os direitos dos professores concursados?
    Mudanças desse tipo são necessárias e concordo com você que a mobilização e a resistência dos próprios professores têm um papel importante para que elas aconteçam.

    ResponderExcluir
  10. Professor Ivanderson

    Eu passe nessa seleção do estado, mais mesmo assim fiquei indignado por alguns motivos. Um dos que mais me revoltou e saber que o primeiro colocado e formado em agronomia, pela primeira vez na vida, fiquei sabendo que agronomia era área afim da física. E outro motivo e saber que pessoas que estão se graduando em física licenciatura não conseguiram passar. Que critério de avaliação e esse?

    ResponderExcluir
  11. Boa pergunra Edson e obrigado pelo apoio Carmem!

    De fato, é surpreeendente que um Bacharel fique à frente de um licenmciado quando se trata de uma vaga para PROFESSOR.

    Eu gostaria de entender esta matemática, pois em minha formação não aprendi desta forma!

    Obrigado colegas pelo apoio!

    ResponderExcluir
  12. A questão da Formação de Professor precisa ser levada a sério. É urgente que nós, professores, busquemos a qualificação profissional por meio da profissionalização do professor.
    Muito tem se discutido, muitas pesquisas tem sido desenvolvidas, mas ainda não conseguimos convencer a quem está nos cargos públicos da área da educação, que SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA EXIGE A LICENCIATURA PLENA para tal exercício.
    Parabéns por trazer este tema a tona. Monitoria não é profissão, é manter a situação da semi-profissão docente, o que é lamentável.
    Que este tema não seja esquecido...
    Abraço,
    Maisa Brandão Kullok

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela sua contribuição neste debate professora Maisa!

    Concordo plenamente com sua afirmação! A monitoria não tem razão nenhuma para existir da forma como está! Ser professor, é ser profissional! Não precisamos de profissionais improvisados, ou semi-profissionais, precisamos de PROFESSORES!

    ResponderExcluir
  14. Caro Ivanderson
    Sempre fui contra esta história de MONITOR (prefiro chamá-los de ESTÓLIDOS). Claro que para o governo estudual esta figurinha é extramamente vantajosa. Não tem férias, aposentadoria, não faz greve, não reivindica melhores salários e está sempre feliz com a miséria que ganha. Sempre pensa assim, "se eu não pegar, vem outro e pega." Lembro da história de um colega que queria "comer" a sobrinha da mulher dele de 15 anos, que segundo ele estava dando "mole". O argumento era o mesmo. "Se eu não comer, outro come."
    A gente pode até entender que o jovem aluno do curso de física, na sua maioria vem de família carente, que muitas vezes a nossa famigerada bolsa de R$300,00, passa ser o sustento da família. O que não consigo entender é a falta de consciência deles que lutam para não ser NADA, fazendo o jogo do governo. E assim, a educação vai de mal a pior, como temos opurtunidade de presenciar seja com os que entram na própria Universidade, seja em uma Olimpíada de Física ou no dia a dia quando o que mais se encontra são profissionais incompetentes.
    Eum uma reunião patrocinada pelo MEC em Belo Horizonte, onde o que mais se falou fo na carência de professor de Física, fui alvo de centena de olhares, certamente incrédulos, quando afirmei que em Alagoas não existe carência desse profissional. Naquela época me baseava exatamente no seu argumento. Por que os que foram APROVADOS no CONCURSO DE 2005 não foram chamados ou tiveram que entrar na justifiça para serem efetivados? Sua excelência o governador do PSDB (Deus o livre e guarde desta sigla)não tem o menor interesse em contratar pessoas qualificadas. Outra questão é, se existe a tão propalada carência, por que os contratos são de 20 horas e não de 40?
    Infelizmente não tenho dados concretos para escrever aos jornais sobre esta nova modalidade de picaretagem instituída pelo governo estadual (e alguns municipais, principalmente do mesmo partido), chamada de seleção de monitor (ou é reserva técnica de alguma coisa?). Estou sabendo, por ouvir dizer, que em União dos Palmares, Terra do Zumbi, o cara que ficou em primeiro lugar em Física é formado em Biologia e que pessoas mais qualificadas com quase toda formação em Física foram eliiminadas.
    Vejo neste expediente o grande motivo para que as pessoas não procurem concluir o curso. Os "professores" de física do estado, na sua grande maioria não têm formação nem para ensinar em um curso de alfabetização (desculpem, neste é que eles não possuem qualificação mesmo). Imagina uma pessoa formada em Engenharia de Agrimensura, Arquitetura, Agronomia, Engenharia Civil, além de incompetente profissionalmente, pois não tem capacidade de exercer a profissão pela qual passaram quatro ou cinco anos "estudando", ainda se "acham" bons professores de física, coisa que eles não sabem. Agora você imagina os biólogos, assistentes sociais e outros menos cotados, que nunca estudaram esta matéria e "ensinam" {kkkkkkkkkkk} às pobres criancinhas do meu Brasil varonil salve, salve.
    Talvez esteja ficando extremamente DINOSSAURO, pois sou do tempo que o professor da rede pública era um catedrático. Talvez aquela célebre frase que os Engenheiros gostam tanto seja a mais pura verdade: "QUEM SABE FAZ. QUEM NÃO SABE ENSINA!"
    Kleber Cavalcanti Serra

    ResponderExcluir
  15. Retifico
    Caro Ivanderson
    Lendo as demais mensagens acabei de ver que o primeiro lugar em União não é Biólogo e sim Agrônomo. É só uma quesão de matemática, troquei seis por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ola meu caro Professor Ivanderson, venho dizer que estou totalmente de apoio com essas idéias, principalmente as idéias do professor Kleber. Pois o descaso com a educação no nosso estado está cada vez mais gritante, e está se tornando insustentável. Nessa "seleção para Monitoria" tudo o que vemos foi "qualquer um" ser selecionado para ir para a sala de aula tomar conta da matéria de física, menos os professores de Físicas, nos quais são profissionais que já são regulamentados por lei, como no caso de colegas meus, que são formados, e também foram eliminados. Assim como eles, eu também fui eliminado, apesar de ter entregue toda a documentação conforme pedido no Edital. No caso que o professor Kleber comentou sobre um Biólogo no lugar de um professor de Física eu não sei realmente da veracidade desse fato, no entanto conheço um bem real, próximo a mim. Um aluno de Engenharia Química conseguiu ser selecionado para dar aula de Física, mesmo quando o Edital não o permitia, o que me faz perguntar sobre essa tal "seleção".

    "A sociedade é um reflexo do que nos produzimos”. Ou seja, se deixamos do jeito que tá, sem arregaçarmos as mangas e irmos a luta, cada vez mais vamos está sujeito a esse tipo de submissão que o estado quer impor. A partir do momento que vemos os erros e nos calamos estamos sendo cúmplices, e espelhos para fazer esse reflexo negativo.

    Welyson

    ResponderExcluir