Visando a idéia de que o trabalho de pesquisa deve sempre focar-se em princípios
éticos, o professor tem um importante papel, devendo estar apto para desenvolver nos alunos
o interesse pela pesquisa, pelo raciocínio e pela descoberta.
Nos últimos anos surgiu uma facilidade incrível de obter informações. Computadores
e internet fazem parte dessa dinâmica com o mundo globalizado que coloca a disposição das
pessoas informações diretas e permanentes sobre diversos assuntos e ao longo de todo mundo,
construindo, assim, uma rede mundial de troca de informações. Em contrapartida, essas
informações, diga-se fáceis de conseguir e transmitir, têm sido usadas indevidamente por
meio de plágio, cópia indiscriminada de textos, trechos e até trabalhos inteiros.
A modernização dos meios de comunicação não é a responsável pela prática do plágio,
pois esta já é uma prática antiga, o que se verifica é que a comunicação atual a facilita. Muitos
trechos ou idéias contidas em jornais, revistas e enciclopédias também são alvos de roubo
intelectual.
Professores e orientadores educacionais tem um papel importante na construção de um
aluno que respeite e entenda as idéias e os pontos de vista alheios, sabendo dar os devidos
créditos aos percussores das idéias, não tomando-as para si como se não houvesse problema
nenhum nessa prática.
Diferente de épocas anteriores, onde a família tinha um papel principal na educação e
contava com o auxílio das instituições de ensino, a escolas de hoje ficaram encarregadas,
algumas vezes de forma total, da educação dos alunos. Assim, a escola torna-se “responsável”
por construir os cidadãos, ensinando os alunos a agir com respeito, solidariedade e ética.
O educador deve ter consciência de que seu trabalho é primordial para as mudanças
sociais, ensinando uma pessoa a viver de forma ética, e para isso, despertar o senso critico,
ensinar a pensar e questionar.
Existem muitas ocasiões do cotidiano em que se pode aprender a agir de forma ética.
Trabalhos científicos, nos quais o professor pode levar o aluno a pensar e a serem críticos são
exemplos dessas ocasiões.
A educação é importante, também, ao passo que deve preparar os alunos, futuros
profissionais, para ingressar no mercado de trabalho de forma honesta e digna, ao mesmo
tempo em que se espera que estejam aptos para exercer suas profissões.
Sendo as salas de aula e as universidades centros de reflexão critica e de criação
científica, estas contribuem para a formação de profissionais capazes de produzir obras
autenticas e inteligentes. Nesse sentido, o jovem deve ser, desde cedo, incentivado a buscar
verdades. Espera-se, então, uma postura do corpo docente, ao ponto de que este não tolere as
práticas ilegais como plágio, mas sim, apoiando praticas que desafiem e estimulem o
raciocínio dos discentes.
O que entre em questão não é limitar os meios de pesquisa, e sim que se possa
pesquisar, entender a pesquisa, raciocinar criticamente de forma que possa opinar e tirar suas
próprias conclusões sem que seja haja usurpação de idéias alheias ou roubo de autorias.
Assim, a educação deve estar voltada para instigar a pesquisa no aluno, para que este
seja capaz de investigar e descobrir verdades utilizando de forma ética as informações que lhe
estão ao alcance.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário