sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PESQUISA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
LICENCIATURA EM FÍSICA
CURSO DE VERÃO
PESQUISA EDUCACIONAL


PLANO DE DISCIPLINA


Carga Horária: 60h
Professores: Ivanderson Pereira da Silva (UFAL) e Lilian Kelly de Almeida Figueiredo (UNEAL)


Ementa
Pressupostos e características da pesquisa em educação. A pesquisa quantitativa e qualitativa em educação. Diferentes abordagens metodológicas de pesquisa em educação. Fontes de produção da pesquisa educacional: bibliotecas, meios informatizados, leitura e produção de textos e artigos com diferentes abordagens teóricas. Etapas de um projeto de pesquisa educacional para o Trabalho de Conclusão de Curso. O profissional da educação frente aos desafios atuais no campo da pesquisa educacional.

Conteúdos
- Fontes de Pesquisa
- Pesquisa quantitativa e qualitativa em Educação
- Métodos de Pesquisa Qualitativa
- Concepção de Relatórios de Pesquisa

Objetivos
- Acessar as melhores Fontes de Pesquisa em Ensino de Ciências/Física disponíveis;
- Perceber a distinção fundamental entre as naturezas da Pesquisa quantitativa e qualitativa em Educação
- Discutir com propriedade os principais Métodos de Pesquisa Qualitativa tais como: Estudo de Caso, Etnografia, Experimento, Análise do Conteúdo
- Se apropriar das etapas de constyrução de um relatório de pesquisa, nos formatos de Projeto de Pesquisa, Relatório Técnico e Artigo.

Metodologia
Esta disciplina foi pensada com o objetivo geral de favorecer a convergência interdisciplinar dos conceitos, bem como desenvolver no aluno, futuro professor, habilidades de leitura e escrita de textos acadêmicos, a partir da consulta em periódicos da área, indetificando os diversos olhares metodológicos em pesquisa qualitativa e quantitativa. Para isto, vamos adotar como texto base, o livro: Introdução à pesquisa qualitativa de Uwe Flick, publicado em Porto Alegre em 2009 pela editora Bookman. Serão realizados quatro encontros presenciais nas dependências do Instituto de Física (IF/UFAL) para a apresentação de seminários e orientações individuais presenciais. Para estes encontros presenciais serão destinadas 20h do curso. As outras 40h será destinadas extamente às orientações individuais para construção do relatório de pesquisa e este será o instrumento de avaliação desta disciplina. Todos os alunos, aos final desta, devem ter produzido ao menos um relatório de pesquisa, coerente com o método de pesquisa utilizado, bem redigido, claro, objetivo e de conteúdo relevante. Este relatório de pesquisa deve ser entregue em três formatos: artigo, projeto de pesquisa e Trabalho acadêmico/TCC. Para apresentação dos seminários, TODOS alunos devem ter realizado ao menos a leitura dos textos sugeridos e deles construir uma resenha/fichamento/mapa/caso/resumo a ser entregue até no MÁXIMO o momento do seminário. Estas produções, ao final da disciplina vão compor 50% da primeira nota. Os outros 50% virão com um exame que tem por objetivo verificar o grau de apropriação dos conceitos que os alunos detém até o momento. Tal exame vai contemplar questões abertas sobre a estrutura de uma pesquisa bem como de seus relatórios. Os encontros para seminários vão ser presenciais, mas as orientações para a construção do relatório de pesquisa acontecerão na interface Goggle Docs com um encontro semanal para esclarescimentos nas dependêncas do IF/UFAL.

Cronograma

1a Semana

Aula de abertura
Apresentação da turma, Apresentação da disciplina, Acesso as melhores Fontes de Pesquisa em Ensino de Ciências/Física disponíveis; Exposição das distinções entre a Pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa em Educação e ética na pesquisa qualitativa. Capítulos 2, 3 e 4 do livro do Flick

2a Semana

Seminários sobre os principais Métodos de Pesquisa Qualitativa:
Estudo de Caso (caso único/multi-casos) - Livro do YIN
Etnografia (etnografia/etnografia virtual) - Capítulo 17 do livro do Flick
Pesquisa Documental - Capítulo 19 do livro do Flick

3a semana

Seminários sobre estratégias de Coleta de Dados na Pesquisa Quantitativa:
Entrevistas - Capítulo 13 do Livro do Flick
Narrativas - Capítulo 14 do livro do Flick
Grupo Focal - Capítulo 15 do livro do Flick
Dados Verbais - Capítulo 16 do livro do Flick
Questionários -
Análise do Conteúdo - Livro da Franco
Observação Participante -
Dados visuais: fotografia, filme e vídeo - Capítulo 18 do livro do Flick

4a Semana

Elementos gerais de um relatório de Pesquisa:
Introdução - Capítulo 8 e 9 do livro do Flick
Revisão de Literatura - Capítulo 5 , 6 e 27 do livro do Flick
Metodologia - Capítulo 10, 11 e 12 do Livro do Flick
Resultados - Capítulo 23, 24, 25 e 27 do Livro do Flick
Conclusões
Referências

5a Semana

O Relatório de Pesquisa:
{Projeto de Pesquisa [Regras gerais de apresentação (formato, margem, espacejamento, notas de rodapé, indicativos de secção, títulos sem indicativos numéricos, numeração progressiva, paginação, citações, abreviaturas e siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas); Elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de simbolos, sumário,) tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia, cronograma, referências, Elementos pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo, índice)]}
{Artigo: [tipo de artigo, elementos pré-textuais (título, subtítulo, nome dos autores, resumo na lingua do texto, palavras-chaves na língua do texto), textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão), regras de Apresentação, Elementos pós-textuais (Título e subtitilo em lingua estrageira, resumo em lingua estrangeira, palavras-chaves em lingua estrangeira, notas explicativas, referências, glossário, apêndicesm anexos, indicativo de seção, numeração progressiva, citação, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas)
{TCC/Trabalho Acadêmico: [elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, sumário); textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos, índice)]}


EXAME



6a semana

Orientação Individual

7a semana

Orientação Individual

8a semana

Orientação Individual

9a semana

Orientação Individual

Entrega do Relatório de Pesquisa



Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e processual. Os indicadores do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos serão exatamente a qualidade na partipação nas aulas e a produção de um relatório científico. A participação dos alunos será quantificada através da frequência na aulas e das entregas dos resumos construidos a partir dos textos recomendados para leitura e a análise/avaliação de tais produções corresponde à 50% da primeira nota atribuida nesta disciplina. Os outros 50% virão com um exame que tem por objetivo verificar o grau de apropriação dos conceitos que os alunos detém até o momento. Tal exame vai contemplar questões abertas sobre a estrutura de uma pesquisa bem como de seus relatórios. A segunda nota será conquistada através da produção de um relatório científico que deve ser apresentado em três formatos distintos: Projeto de Pesquisa, Artigo e Trabalho Acadêmico/TCC.

Bibliografia Obrigatória
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009

Bibliografia Complementar
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do Conteúdo. 3a ed. Brasilia: Liber Livro Editora, 2008
YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boockman, 2005.


Sugestões de Leitura
ANDRÉ, Marli E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BICUDO, M. e SPOSITO, Vitória. Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: UNIMEP, 1994.
FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1989.
FAZENDA, Ivani A. Novos enfoques da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1992.
FRANCO, Celso e KRAMER, Sonia. Pesquisa e educação. RJ: Ravil, 1997.
GARCIA, Regina L. (Org.) Método: pesquisa com o cotidiano. RJ: DP&A, 2003.
GATTI, Bernardete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GERALDI, Corinta M. , FIORENTINI, Dario e PEREIRA, Elisabete (Orgs). Cartografia do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
LINHARES, Célia; FAZENDA, Ivani e TRINDADE, Vitor. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: EDUFMS, 1999.
MINAYO, Maria C. S. (Org). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTOS-FILHO, José e GAMBOA, Silvio. (Orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. SP: Cortez, 1995.
ZAGO, N; CARVALHO, M. P. VILELA, R. (Orgs.) Itineráros de pesquisa. RJ: DP&A,
2003.

2 comentários:

  1. Parabéns prof. Ivanderson e Profa. Lilian. Começam o ano com fôlego!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho: Individual de wedison Carlos Rodrigues Nunes

    Tema: o ensino de física nas series iniciais

    Problema: A atuação do professor principalmente nas séries iniciais deverá ser planejada e coerente, importância para o desenvolvimento da criança e nesta fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e conteúdos a serem trabalhados.

    Artigos selecionados:

    Odete Pacubi Baierl Teixeira
    Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESPhttp://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol9/n1/v9_n1_a1.htm
    Cláudia Nascimento1

    Maria da Conceição Barbosa-Lima
    http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V6N3/v6n3a2.pdf
    Por Cleci Werner da Rosa
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=9792&op=all

    Cleci T. Werner da Rosa, Renato Heineck e Álvaro Becker da Rosa
    Universidade de Passo Fundo
    http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho157.pdf
    Erika Zimmermann
    Faculdade de Educação UNB

    Paula Cristina Queiroz Evangelista
    Curso de Pedagogia Faculdade de Educação
    http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/fisica/artigos/pedagogos_ensino_fisica.pdf

    ResponderExcluir