UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
LICENCIATURA EM FÍSICA
CURSO DE VERÃO
PESQUISA EDUCACIONAL
INSTITUTO DE FÍSICA
LICENCIATURA EM FÍSICA
CURSO DE VERÃO
PESQUISA EDUCACIONAL
PLANO DE DISCIPLINA
Carga Horária: 60h
Professores: Ivanderson Pereira da Silva (UFAL) e Lilian Kelly de Almeida Figueiredo (UNEAL)
Ementa
Pressupostos e características da pesquisa em educação. A pesquisa quantitativa e qualitativa em educação. Diferentes abordagens metodológicas de pesquisa em educação. Fontes de produção da pesquisa educacional: bibliotecas, meios informatizados, leitura e produção de textos e artigos com diferentes abordagens teóricas. Etapas de um projeto de pesquisa educacional para o Trabalho de Conclusão de Curso. O profissional da educação frente aos desafios atuais no campo da pesquisa educacional.
Conteúdos
- Fontes de Pesquisa
- Pesquisa quantitativa e qualitativa em Educação
- Métodos de Pesquisa Qualitativa
- Concepção de Relatórios de Pesquisa
Objetivos
- Acessar as melhores Fontes de Pesquisa em Ensino de Ciências/Física disponíveis;
- Perceber a distinção fundamental entre as naturezas da Pesquisa quantitativa e qualitativa em Educação
- Discutir com propriedade os principais Métodos de Pesquisa Qualitativa tais como: Estudo de Caso, Etnografia, Experimento, Análise do Conteúdo
- Se apropriar das etapas de constyrução de um relatório de pesquisa, nos formatos de Projeto de Pesquisa, Relatório Técnico e Artigo.
- Perceber a distinção fundamental entre as naturezas da Pesquisa quantitativa e qualitativa em Educação
- Discutir com propriedade os principais Métodos de Pesquisa Qualitativa tais como: Estudo de Caso, Etnografia, Experimento, Análise do Conteúdo
- Se apropriar das etapas de constyrução de um relatório de pesquisa, nos formatos de Projeto de Pesquisa, Relatório Técnico e Artigo.
Metodologia
Esta disciplina foi pensada com o objetivo geral de favorecer a convergência interdisciplinar dos conceitos, bem como desenvolver no aluno, futuro professor, habilidades de leitura e escrita de textos acadêmicos, a partir da consulta em periódicos da área, indetificando os diversos olhares metodológicos em pesquisa qualitativa e quantitativa. Para isto, vamos adotar como texto base, o livro: Introdução à pesquisa qualitativa de Uwe Flick, publicado em Porto Alegre em 2009 pela editora Bookman. Serão realizados quatro encontros presenciais nas dependências do Instituto de Física (IF/UFAL) para a apresentação de seminários e orientações individuais presenciais. Para estes encontros presenciais serão destinadas 20h do curso. As outras 40h será destinadas extamente às orientações individuais para construção do relatório de pesquisa e este será o instrumento de avaliação desta disciplina. Todos os alunos, aos final desta, devem ter produzido ao menos um relatório de pesquisa, coerente com o método de pesquisa utilizado, bem redigido, claro, objetivo e de conteúdo relevante. Este relatório de pesquisa deve ser entregue em três formatos: artigo, projeto de pesquisa e Trabalho acadêmico/TCC. Para apresentação dos seminários, TODOS alunos devem ter realizado ao menos a leitura dos textos sugeridos e deles construir uma resenha/fichamento/mapa/caso/resumo a ser entregue até no MÁXIMO o momento do seminário. Estas produções, ao final da disciplina vão compor 50% da primeira nota. Os outros 50% virão com um exame que tem por objetivo verificar o grau de apropriação dos conceitos que os alunos detém até o momento. Tal exame vai contemplar questões abertas sobre a estrutura de uma pesquisa bem como de seus relatórios. Os encontros para seminários vão ser presenciais, mas as orientações para a construção do relatório de pesquisa acontecerão na interface Goggle Docs com um encontro semanal para esclarescimentos nas dependêncas do IF/UFAL.
Cronograma
1a Semana
Aula de abertura
Apresentação da turma, Apresentação da disciplina, Acesso as melhores Fontes de Pesquisa em Ensino de Ciências/Física disponíveis; Exposição das distinções entre a Pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa em Educação e ética na pesquisa qualitativa. Capítulos 2, 3 e 4 do livro do Flick
2a SemanaSeminários sobre os principais Métodos de Pesquisa Qualitativa:
Estudo de Caso (caso único/multi-casos) - Livro do YIN
Etnografia (etnografia/etnografia virtual) - Capítulo 17 do livro do Flick
Pesquisa Documental - Capítulo 19 do livro do Flick
3a semana
Seminários sobre estratégias de Coleta de Dados na Pesquisa Quantitativa:
Entrevistas - Capítulo 13 do Livro do Flick
Narrativas - Capítulo 14 do livro do Flick
Grupo Focal - Capítulo 15 do livro do Flick
Dados Verbais - Capítulo 16 do livro do Flick
Questionários -
Análise do Conteúdo - Livro da Franco
Observação Participante -
Dados visuais: fotografia, filme e vídeo - Capítulo 18 do livro do Flick
Entrevistas - Capítulo 13 do Livro do Flick
Narrativas - Capítulo 14 do livro do Flick
Grupo Focal - Capítulo 15 do livro do Flick
Dados Verbais - Capítulo 16 do livro do Flick
Questionários -
Análise do Conteúdo - Livro da Franco
Observação Participante -
Dados visuais: fotografia, filme e vídeo - Capítulo 18 do livro do Flick
4a Semana
Elementos gerais de um relatório de Pesquisa:
Introdução - Capítulo 8 e 9 do livro do Flick
Revisão de Literatura - Capítulo 5 , 6 e 27 do livro do Flick
Metodologia - Capítulo 10, 11 e 12 do Livro do Flick
Resultados - Capítulo 23, 24, 25 e 27 do Livro do Flick
Conclusões
Referências
5a Semana
O Relatório de Pesquisa:
{Projeto de Pesquisa [Regras gerais de apresentação (formato, margem, espacejamento, notas de rodapé, indicativos de secção, títulos sem indicativos numéricos, numeração progressiva, paginação, citações, abreviaturas e siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas); Elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de simbolos, sumário,) tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia, cronograma, referências, Elementos pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo, índice)]}
{Artigo: [tipo de artigo, elementos pré-textuais (título, subtítulo, nome dos autores, resumo na lingua do texto, palavras-chaves na língua do texto), textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão), regras de Apresentação, Elementos pós-textuais (Título e subtitilo em lingua estrageira, resumo em lingua estrangeira, palavras-chaves em lingua estrangeira, notas explicativas, referências, glossário, apêndicesm anexos, indicativo de seção, numeração progressiva, citação, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas)
{TCC/Trabalho Acadêmico: [elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, sumário); textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos, índice)]}
{Artigo: [tipo de artigo, elementos pré-textuais (título, subtítulo, nome dos autores, resumo na lingua do texto, palavras-chaves na língua do texto), textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão), regras de Apresentação, Elementos pós-textuais (Título e subtitilo em lingua estrageira, resumo em lingua estrangeira, palavras-chaves em lingua estrangeira, notas explicativas, referências, glossário, apêndicesm anexos, indicativo de seção, numeração progressiva, citação, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas)
{TCC/Trabalho Acadêmico: [elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, sumário); textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos, índice)]}
EXAME
6a semana
Orientação Individual
7a semana
Orientação Individual
8a semana
Orientação Individual
9a semana
Orientação Individual
Entrega do Relatório de Pesquisa
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e processual. Os indicadores do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos serão exatamente a qualidade na partipação nas aulas e a produção de um relatório científico. A participação dos alunos será quantificada através da frequência na aulas e das entregas dos resumos construidos a partir dos textos recomendados para leitura e a análise/avaliação de tais produções corresponde à 50% da primeira nota atribuida nesta disciplina. Os outros 50% virão com um exame que tem por objetivo verificar o grau de apropriação dos conceitos que os alunos detém até o momento. Tal exame vai contemplar questões abertas sobre a estrutura de uma pesquisa bem como de seus relatórios. A segunda nota será conquistada através da produção de um relatório científico que deve ser apresentado em três formatos distintos: Projeto de Pesquisa, Artigo e Trabalho Acadêmico/TCC.
Bibliografia Obrigatória
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009
Bibliografia Complementar
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do Conteúdo. 3a ed. Brasilia: Liber Livro Editora, 2008
YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boockman, 2005.
Sugestões de Leitura
ANDRÉ, Marli E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BICUDO, M. e SPOSITO, Vitória. Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: UNIMEP, 1994.
FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1989.
FAZENDA, Ivani A. Novos enfoques da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1992.
FRANCO, Celso e KRAMER, Sonia. Pesquisa e educação. RJ: Ravil, 1997.
GARCIA, Regina L. (Org.) Método: pesquisa com o cotidiano. RJ: DP&A, 2003.
GATTI, Bernardete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GERALDI, Corinta M. , FIORENTINI, Dario e PEREIRA, Elisabete (Orgs). Cartografia do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
LINHARES, Célia; FAZENDA, Ivani e TRINDADE, Vitor. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: EDUFMS, 1999.
MINAYO, Maria C. S. (Org). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTOS-FILHO, José e GAMBOA, Silvio. (Orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. SP: Cortez, 1995.
ZAGO, N; CARVALHO, M. P. VILELA, R. (Orgs.) Itineráros de pesquisa. RJ: DP&A,
2003.
Parabéns prof. Ivanderson e Profa. Lilian. Começam o ano com fôlego!
ResponderExcluirTrabalho: Individual de wedison Carlos Rodrigues Nunes
ResponderExcluirTema: o ensino de física nas series iniciais
Problema: A atuação do professor principalmente nas séries iniciais deverá ser planejada e coerente, importância para o desenvolvimento da criança e nesta fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e conteúdos a serem trabalhados.
Artigos selecionados:
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESPhttp://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol9/n1/v9_n1_a1.htm
Cláudia Nascimento1
Maria da Conceição Barbosa-Lima
http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V6N3/v6n3a2.pdf
Por Cleci Werner da Rosa
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=9792&op=all
Cleci T. Werner da Rosa, Renato Heineck e Álvaro Becker da Rosa
Universidade de Passo Fundo
http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho157.pdf
Erika Zimmermann
Faculdade de Educação UNB
Paula Cristina Queiroz Evangelista
Curso de Pedagogia Faculdade de Educação
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/fisica/artigos/pedagogos_ensino_fisica.pdf