segunda-feira, 15 de março de 2010

Polo MCZ - Estágio Supervisionado em Física 1 - Semana 2 - Fórum: DCN e o Ensino Médio: A proposta de uma formação comum para culturas diferentes

Olá colega!

Neste espaço, vamos discutir acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta de uma formação comum para culturas diferentes como é o caso do Brasil Para fundamentar a nossa discussão sobre este percurso é necessário fazer a leitura dos Textos: Currículo Nacional: reflexões necessárias e o próprio texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Como material de leitura complementar, sugerimos a leitura do Livro: Currículo Cultura e Sociedade, organizado por Antonio Flávio Moreira e Tomáz Tadeu da Silva. As discussões terão como questões norteadoras:

* A quem atende a idéia de um currículo nacional?
* Quais são as idéias pedagógicas por traz das DCN?
* Qual é o lugar do qual falam as DCN?
* Quais os ganhos e as perdas que o discursos das DCN acarretam para a Educação Nacional?

Vamos primar pelo conteúdo de nossas interações e pela fundamentação teórica nos argumentos utilizados. Temos que argumentar, mas argumentar com propriedade ok? Serão valorizadas e estimuladas as interações entre alunos(as) e alunos(as) e com o grupo.

Vamos interagir e construir juntos a nossa disciplina!!!!
Bons estudos e um forte abraço!

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Ivanderson Pereira da Silva

10 comentários:

  1. Olá Pessoal, Boa Noite!

    Vamos fazer as leituras sugeridas, procurando fazer questionamentos sobre a importância do currículo na educação e reflitam(interagindo) sobre:

    * A quem atende a idéia de um currículo nacional?
    * Quais são as idéias pedagógicas por traz das DCN?
    * Qual é o lugar do qual falam as DCN?
    * Quais os ganhos e as perdas que o discursos das DCN acarretam para a Educação Nacional?

    Estamos esperando as interações de vocês!

    Profª Thaís Freitas

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  2. Bom Dia amigos!

    Venho lembrar a todos que após as leituras e as discussões com o grupo, solicitamos que façam uma resenha critica acerca do tema: Diferentes enfoques educacionais para culturas diferentes nesta resenha, busque trazer os discursos dos textos que discutimos, e não se esqueçam de se posicionar durante a resenha.
    Enviem este material para a Tarefa: Diferentes enfoques educacionais para culturas diferentes
    Este texto deve estar no formato MS WORD (97 - 2003) e deve estar nomeado da seguinte forma:

    resenha_semana2_nomedoautor_polodoautor.doc
    Por exemplo: resenha_semana2_ivanderson_polomaceio.doc

    Enviando para qualquer um dos professores abaixo:

    Ana Paula

    Ivanderson Pereira

    Fernando Pimentel

    Thaís Freitas

    Abraços!

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  3. FALTOU OS ENDEREÇOS:

    Ana Paula

    paula01praxedes@gmail.com

    Ivanderson Pereira

    ivanderson@gmail.com

    Fernando Pimentel

    prof.fernandoscp@gmail.com

    Thaís Freitas

    freitasderesende@gmail.com

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  4. Boa Tarde,

    A Relação do DCN

    Esta é uma uma convicção que os estudos e as reflexões sobre a formação de docentes, segundo encontra-se no pensamento do Professor Paulo Freire pontos que são fundamentais para a organização e o desenvolvimento das propostas pedagógicas das escolas e no tocante desta história aparo da LDB e outros órgãos que desenvolvem o ensino para educação nacional. Quando aprovado em 29/1/99 o CEB traz um Parecer, dirige-se, especialmente, aos professores que, inspirados nos ideais de solidariedade, liberdade e justiça social, que pretendem exercer a docência na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, tendo como perspectiva a educação escolar, direito de todos e dimensão inalienável da cidadania plena, na sociedade atual e no mais o sistema integrado a educação num todo não está preocupado com os culpados e sim mastrar a culpa excluindo os culpados e fazer uma educação justa pelo principais focos idealizados entre a relação docente e sua formação.

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  5. DCN
    Também podemos destacar que a Lei 9131, de 20 de dezembro de 1996, que instituiu o atual Conselho Nacional de Educação, consignou, entre as competências da Câmara de Educação Básica – CEB, deliberar sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN. Nessa atribuição, a CEB identifica uma efetiva possibilidade de suas ações contribuírem para consolidar o processo que busca um padrão de qualidade para a educação básica no país. Neste caso o exercício das responsabilidades dos entes federativos com a universalização da educação de qualidade, nos termos do que estabelecem as DCN, pressupõem, simultaneamente, um efetivo regime de colaboração e o controle público das políticas educacionais. O Professor Dacy Ribeiro afirma que daí então aprovadas e observa as contribuições contidas nos referenciais para formação de professores são sugeridos pela Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, as orientações da proposta de Curso Normal bem como o Ensino Superior a distância sem contar as proposta salientada na contribuição dos conselhos da Educação.

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  6. Os DCNs Diretrizes Curriculares Nacionais, mostrou que para a educação brasileira se tornar uma educação de qualidade e de primeiro "mundo", era preciso mudar algumas coisas simples mas importante, que foi a criação do piso e teto salarial do professor.
    Com isso veio dar uma nova motivação ao professor que já estava de certa forma desgastado e não tinha motivação. Com a criação de plano e carreira para o magisterio deu uma nova vida ou melhor uma nova motivação. O o professor passou a sentir que podia crescer profissionalmente, pesquisando mais e cumprindo seu dever de educador com mais garra.
    No ensino médio a mudança ocorreu de uma forma que não nudou muito a maneira tradicional em relação aos cursos tecnicos do ensino médio. Apesar de que todos teriam que fazer de uma forma unificada o ensino médio para depois escolher um curso tecnico. O que é na verdade para ser mudado é investir mais nas escolas que estão caindo os pedaços e na segurança dos predios que são assaltados quase toda semana, destruindo o sonho de tanto brasileiro pobre que gostaria de estar em sala de aula.

    Luiz Cortez de Lucena Junior
    Polo Maceió
    5º Periodo

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  7. Olá pessoal!

    Poquíssimos alunos entregaram a resenha crítica referente ao texto da primeira semana. Pessoal devo ressaltar que não entregar ficará sem nota. Adiamos o prazo e vcs tem até o dia 20/03 para entregar as duas resenhas críticas referentes aos textos da primeira e segunda semana de aula. Por favor pessoal, não deixem de entregar! Envie para o meu email ou de algum outro professor cujo email estás nos blogs que citarei abaixo. E qualquer dúvida estou a disposição de vcs. Quem estiver com dificuldade me envie uma email e tire suas dúvidas. Além disso gente, vcs já estão acessando o moodle? Pois não há comentários de vcs lá. Caso não estejam, acessem os blogs dos professores Ivanderson e Fernando:

    http://ivandersonpereira.blogspot.com/

    http://fernandoscpimentel.blogspot.com/

    Pessoal, postem suas dúvidas e comentários. A participação de vcs é muito importante e poucos estão participando. Essa interação faz parte do processo de aprendizagem de vcs.


    Abraços a todos.
    Prof. Ana Paula Praxedes.

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  8. Bom Dia!

    Cadê as interações pessoal? Seria interessante que o debate fosse feito em grupo e não individualizado.

    ATENÇÃO aos prazos!! Até o dia 20/3, vocês deverão enviar a tarefa da 1ª semana e a tarefa desta 2ª semana.

    Estamos aguardando a todos!

    Profª Thaís Freitas.

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  9. Olá pessoal!

    Nosso Moodle está de volta, portanto solicito que transfiram o que já escreveram aqui para os tópicos do fórum da semana 2 do nosso ambiente virtual de aprendizagem.
    Mas pedimos que não criem novos tópicos. Vamos interagir cada um no tópico de sua turma.

    Se não conseguirem acesso informem as tutoras.

    Nos vemos por lá.
    Prof. Fernando Pimentel e
    Prof. Ivanderson Pereira

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  10. não estou conseguindo postar a resenha_semana2_ezequias_maceio.doc, na plataforma moodle.
    Um abraço!

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