segunda-feira, 8 de março de 2010

Polo Maceió Disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1 - Semana 1 - Fórum: O Percurso Histórico da Lei n° 9394/96

Neste espaço, vamos discutir acerca do Percurso Histórico da Lei n° 9394/96. Para fundamentar a nossa discussão sobre este percurso é necessário fazer a leitura dos Texto Sistema Nacional de Educação, papel histórico e obstáculos para sua construção no Brasil - Clique aqui).

Como material de leitura complementar, sugerimos a própria lei n° 9394/96. As discussões terão como questões norteadoras:

  • O que nos fez chegar até a situação política atual da Educação Brasileira?
  • Quais os avanços e os retrocessos da Educação como um todo?
  • O que existe por traz da letra da lei?
  • O que merece ser reforçado e o que deve ser revisto na LDB?

Vamos primar pelo conteúdo de nossas interações e pela fundamentação teórica nos argumentos utilizados. Temos que argumentar, mas argumentar com propriedade ok? Serão valorizadas e estimuladas as interações entre alunos(as) e alunos(as) e com o grupo.

Vamos interagir e construir juntos a nossa disciplina!!!!
Bons estudos e um forte abraço!

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Ivanderson Pereira da Silva

22 comentários:

  1. Olá amigos. O que estão achando do texto? Vamos debater um pouco sobre o mesmo. Postem comentários e opiniões, construam suas próprias idéias, pois elas são importantes para a construção do conhecimento acerca do assunto.

    Abraços.

    Ana Paula Perdigão Praxedes.

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  2. O texto apresenta as razões, princípios e programas do PDE, estabelecendo um enfoque sistêmico, de maneira a analisar os fenômenos referentes ao método estrutural-funcionalista vigente na educação, com base no uso difuso dos conceitos existentes no sistema.

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  3. Bom dia Pessoal! Acredito que a ausência dos comentários seja, talvez, pelo fato de estarem tendo dificuldades com a leitura. Gostaria de indicar um link para melhorar o entendimento de todos. O conteúdo aborda "os Dez anos em ação da LDB"

    http://64.233.163.132/search?q=cache:LdJB9_IyL0oJ:www.ipae.com.br/ldb/augustafagundes.doc+O+que+existe+por+traz+da+letra+da+lei+da+ldb&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Estamos esperando as opiniões de todos!

    Boa leitura!

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  4. A lei de 9394/96 está regulamentando que todos tem direito a educação e a cultura e que dever da adiministração pública dá acesso a educação a população, e tem que ser oferecidos padrões mínimos de qualidade de ensino para desenvolvimento do ensino - aprendizagem.

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  5. Olá professoras Thais e Professora Ana Paula!!!
    Olá Alda e João!
    Tudo bem com todos? Espero que sim!
    Percebo que as discussões aqui, estão iniciando! vamos estimular o debate! A leitura do material é fundamental para que possamos responder às provocações deste fórum que são exatamente:

    # O que nos fez chegar até a situação política atual da Educação Brasileira?
    # Quais os avanços e os retrocessos da Educação como um todo?
    # O que existe por traz da letra da lei?
    # O que merece ser reforçado e o que deve ser revisto na LDB?

    Vamos lá?

    Um forte abraço a todos!

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  6. O que nos fez chegar até a situação política atual da Educação Brasileira?
    São vários fatores, que contribuíram para atual situação política da Educação Brasileira. Historicamente, no Brasil, existem quatro espécies de resistência a organização do sistema Nacional de Ensino, “... os obstáculos econômicos..., os obstáculos políticos..., os obstáculos filósofos-ideológicos...; e os obstáculos legais.” (SAVIANI, Dermeval, 2008, pg. 1). Estes obstáculos, ao longo da história do país, fizeram com que o mesmo acumulasse uma dívida altíssima para com a sociedade brasileira, no quesito educação.
    Hoje, com o crescimento do país, em todos os aspectos, organizar um sistema eficaz de ensino, está exageradamente difícil.

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  7. Quais os avanços e os retrocessos da Educação como um todo?
    Do Brasil colônia ao Brasil atual, houve sim melhoras na educação, mas em que sentido? No acesso a educação, houve sim um significativo aumento de pessoas na escola. Também aumentou a preocupação do Estado com a educação no país, não de forma satisfatória é claro, pois se formos comparar o investimento que é destinado a mesma no século presente, com a de séculos anteriores, a proporção é quase a mesma, e sabemos que naquela época a educação por assim dizer estava dando os primeiros passos. Hoje o país está retrocedendo quando o governo pensa em quantidade apenas e não em qualidade.

    Natanael – Pólo Maceió

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  8. Olá pessoal do plo Maceió, será que a 9394/96 está sendo colocada em prática de forma a melhorar as relações escolares? Ou será que ainda existe muita distância entre a lei e a prática da lei?

    Lembrem a todos da turma que nosso prazo é até amanhã (sábado 13/03/2010).

    Um abraço,
    Prof. Fernando Pimentel

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  9. Na verdade a 9394/96 ainda tem muitas lacunas em aberto, ou seja, projetos onde deveriam funcionar só estão no papel e outros que deveriam primar pela qualidade do ensino está saindo do papel agora, isso sem falar na parte socio-cultural populacional no qual não se tem a cultura de cobrar de sua parte política os direitos que lhe são assegurados. A lem de partes contraditórias entre estados e municípios no que se diz obrigação de cada um e assim se instaura aquele velho jogo de empurra empurra entre eles, será que a lei previa isso? creio que ela veio normatizar o que estava " Solto" e ter uma visão de parâmetro para que se possa ter uma meta educacional.

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  10. O problema não está na LEI.


    O problema não está na lei, antes fosse esse o problema, se olharmos nas várias que foram aprovadas antes da atual LDB, vamos ver os mesmos problemas que estão ocorrendo agora. Historicamente o Brasil, não cumpre o que está na letra e esta por não ser praticada torna-se morta.
    O governo não segue a risca a lei, o mesmo ocorreu outrora com outras leis, e se for mantido o jogo da batata quente, “quem se responsabiliza pela educação básica, União ou Municípios”, na próxima LDB, se vier a surgir acontecerá a mesma coisa.
    Se o governo seguisse a risca, a LDB, todo o problema poderia ser sim, atribuído a lei, uma vez que ela é a teoria e os governantes fariam a parte prática, mas não é assim.


    Natanael – Pólo Maceió.

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  11. Olá Natanael, muito boa a sua discussão! Veja bem, será que só seguindo a LDB resolveríamos o problema educacional do país? Será que há outras questões como por exemplo o desenvolvimento educaional, que ao contrário de outros países só têm se dado atenção há duas décadas atrás no país? O que vocês acham pessoal? Quais os fatores que causaram esse problema na educação do nosso país? Observem a história de desenvolvimento do país e estas respostas ficarão mais claras.

    A discussão está ficando muito boa :) vamos lá pessoal, questionem, comentem e diloguem conosco!
    Abraços a todos.

    Qualquer dúvida é só postar.

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  12. Olá pessoal.

    Para aqueles que desejem saber quais as causas da precariedade na educação aconselho que leiam o capítulo 1 do livro Educação e Trabalho de Ismael Gílio. Este texto traz uma breve abordagem da história de desenvolvimento do Brasil e aponta algumas causas dos problemas educacionais. Este livro está disponível no google books para leitura online no endereço:

    http://books.google.com.br Lá você digita trabalho e educação de ismael gílio e clica em pesquisar livros. Assim o livro estará a sua disposição para a leitura.

    Abraços a todos.

    Prof. Ana Paula Praxedes.

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  13. Ratificando.

    Olá Ana Paula, sobre sua citação, “Veja bem, será que só seguindo a LDB resolveríamos o problema educacional do país?”, não foi isso que eu quis dizer, apenas destaquei que querer culpar apenas a LDB como a grande culpada pelos problemas educacionais do nosso pais é no mínimo, uma "desculpa esfarrapada”, uma vez que somos bem experientes em saber que o governo, no quesito cumpridor da lei, está aquém de uma boa nota. Se o governo seguisse a Lei integralmente todos os problemas não seriam resolvidos, mas quando ocorresse algum, que a LDB não conseguiu prever, o Estado poderia alegar o seguinte: Estamos apenas cumprindo a lei, não temos culpa nenhuma. Aí sim poderia se dizer: A LDB é a grande culpada.
    Já que o Estado não cumpre a Lei, e mesmo que cumprisse ainda sim muitos problemas não seriam resolvidos como a questão da responsabilidade da educação primária entre União ou Municípios, chega-se a conclusão de que a fonte do problema reside na herança passada de geração em geração na história de nosso País.

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  14. Exatamente Natanael, concordo plenamente com você e o ponto que você tocou é importantíssimo a questão da herança, realmente isso influenciou bastante a educação brasileira. Quando eu falei veja bem, não foi no sentido ruim viu :) peço desculpas se foi isso que passei, foi na intenção de lhe instigar a reflexão sadia e você a percebeu e a atingiu de maneira correta a perceber diversos fatores que influenciaram na educação brasileira. Não tive a intenção de lhe corrigir, apenas de dialogar ok? Muito boa a sua argumentação e participação. Vamos lá pessoal, comentem também.

    Abraços a todos.

    Prof. Ana Paula Praxedes.

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  15. Ok, ok.

    Sem problemas, Ana Paula, não precisa me pedir desculpas, pelo “veja bem”, tenho certeza que a intenção não foi essa, mas poderia se eu estivesse errado, uma vez que estou aqui como aluno e respeito a sua opinião. Quando disse, “... não foi isso que eu quis dizer”, não estava revidando ou algo parecido, isso foi apenas a conseqüência do seu ato de instigar-me a refletir sobre a questão, e conseguiu (risos). Aliás, quando li a sua declaração, percebi que eu deveria ter me expressado melhor, pois reconheço que minha opinião ficou algo como: a LDB é a solução.
    Voltando a assunto, o livro que você indicou aparenta ser muito bom, vou ver se consigo ler amanhã.

    Natanael – Pólo Maceió

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  16. Que bom Natanael que vc compreendeu a intenção :) e que bom que vc atingiu a reflexão que eu desejava. Muito bom...

    Pessoal, qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraços a todos.

    Prof. Ana Paula Praxedes.

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  17. Bom dia pessoal.

    Só lembrando que o prazo de entrega da resenha crítica sobre o texto acima referido que era até hoje (13/03) se estendeu até amanhã, domingo (14/03). Por favor, enviem a resenha para o email de um dos professores:

    ivanderson@gmail.com
    paula01praxedes@gmail.com
    prof.fernandoscp@gmail.com
    freitasderesende@gmail.com

    Não deixem de entregar a resenha pessoal. E ressaltando, entreguem o mais rápido possível a documentação necessária do estágio,ok?

    Qualquer dúvida, é só postar.

    Abraços a todos.

    Prof. Ana Paula Praxedes.

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  18. Olá turma, tudo bem?

    Muito interessante a fala de vocês, percebe-se que a educação nacional vem enfrentando grandes "desafios" e impasses, uma realidade incontestável. Concordo com o colega Natanael quando afirma que atualmente os governos têm se preocupado mais com o quantitativo.

    Cá com meus botões eu penso e questiono: Será que o problema está na LDB? Acredito que não, creio que o maior problema é o descumprimento das leis, de forma geral, até a nossa Carta Magna - A Constituição Federal - não é levada tanto a sério como deveria.

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  19. Olá pessoal, diante do debate saudável neste nosso blog, venho refletir com vocês o seguinte:
    o problema está na LDB sim, mas não somente nela.
    Nossa proposta é que vocês possam analisar a lei educacional vigente, observar seus avanços e retrocessos.
    Lembrem-se que nós estamos por trás da lei, ou seja, a lei tem a nossa cara, pois nós votamos nos legisladores...
    A lei, evidentemente, precisa melhorar, mas também nós precisamos cumprí-la.

    Bons estudos, e um abraço.
    Prof. Fernando Pimentel

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  20. Com certeza professor Fernando, meu questionamento é esse: Será que se fosse feita uma revisão da LDB, modificando os pontos problemáticos da referida, o que modificaria na prática? Pois na realidade eu não vejo a LDB sendo respeitada e cumprida. Ex.: A LDB diz que só pode exercer como professor aquela "criatura" com formação plena na área específca, e o que mais vemos nas escolas, falo isso de forma generalizada para o ensino público, pois as escolas estão cheias de engenheiros, ou outros bachareis, exercendo a função de professor, isso pra mim é revoltante, pois será que um professor de Física (licenciado) pode ocupar o cargo de um engenheiro num obra? Respondo: nunca! Então porque a lei permite que o inverso aconteça, ou seja, engenheiros sejam professores. Quero ressaltar que admiro muito a Engenharia e os respectivos engenheiros, porém, não admito essa substituição que já é um fato em nossa escolas, e pra mim, contra fatos não há argumentos. Pra mim alterar o código só seria válido, se fizesse cumprílo.

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  21. A face de uma educação de qualidade depende muito da história de seu país ou região, na época da idade média chamado vulgarmente de idade das " trevas " pela falta de cultura e do próprio pensar e a pertir do séc XVII surge o Iluminismo ou Idade da " LUZ " onde o homem desperta de um sono onde estava imerso por muitos anos e surge com um ideal revolucionário, as artes sejam em forma de telas,esculturas,poemas,filosofia com seus grandes pensadores dai foi dado o primeiro passo.
    Assim o iluminismo teve uma forte repercussão na França, Alemanha, países considerados o berço do desenvolvimento europeu, ou seja, hoje são países que tem um sistema de educação muito eficiente e avançado, Na França é obrigatório a inserção escolar dos 6 aos 16 anos e o orçamento separado para educação é um dos mais altos levando comparando a outros ministérios franceses,já na Alemanha a educação começa no máximo aos cinco e vai até os 18 onde os alunos passam por todas as matérias corriqueiras, mas o forte está na ciência, grandes mentes brilhantes que da época do iluminismo até hoje seguem iluminando muitas outras.
    Já em Portugal nunca se teve uma prioridade na educação e principalmente por volta de 1478 a preocupação estava na corrida naval onde agrande disputa estava com a espanha, mas a escola se sagres levava vantagem sobre as náuticas, além de se preocuparem muito com a religião e fecharem um pouco os olhos para o povo e assim viemos deste povo no qual a importancia a educação era quase nenhuma além de vários reis de portugal serem analfabetos significando uma fragilidade, pois assinavam o que não compreendiam e acreditavam no que diziam e assim seguimos hoje acreditamos no que os políticos dizem e assinamos sem ler, não questionando nada.
    A lei nada mais é do que um parâmetro para ser guiado, mas até ela é mutável e deve sim seguir a tecnologia e a velocidade da evolução se ela não faz que os educadores ou nós meros candidatos façamos a diferença.

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  22. Se a LDB fosse seguida e respeitada corretamente, com certeza teríamos outra realidade, porém tornou-se rotina o descaso com a educação, cito de forma geral no estado, os professores estaduais entram em greve por motivo de salário, nada mais justo, deveriam ganhar com certeza muito melhor, alegam melhores condições de trabalhos etc. Agora com o salário reajustado significativamente, um dos melhores do país, “sabendo que eu ainda acho muito pouco e vocês devem concordar comigo”, a educação vai de pior a pior, significa que o salário não era o grande problema fundamental do andamento, percebemos então uma falta de compromisso que se acentua a cada dia, não se faz mais uma faculdade âmbito educacional por vocação, por prazer, por desejo e sim por motivos de facilidade no processo de seleção, por “emprego” garantido no termino do curso e outros itens, e isso os faz profissionais sem o menor compromisso.

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