quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE SÍNTESE DO I EALFOPEF




No congresso acadêmico, são inscritos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos no âmbito das disciplinas dos respectivos cursos, sejam eles de graduação ou de pós-graduação. Estes trabalhos caracterizam a categoria: "pesquisa(graduação e pós)". Os trabalhos de conclusão de curso configuram uma outra categoria intitulada: "TCC". Trabalhos que propõem estratégias de intervenção social caracterizam os trabalhos de extensão universitária e estes também se apresentem organizados na categoria: "Trabalhos de Extensão". Se o trabalho for desevolvido por um servidor, seja ele técnico ou docente, estes, devem ser apresentados numa outra categoria: "Trabalhos de Servidores".
Além destas categorias de trabalhos que podem ser submetidos ao Congresso Acadêmico, existem aqueles trabalhos desenvolvidos de forma institucional no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que devem ser apresentados em paralelo aos demais.
Neste sentido, foram selecionados para serem apresentados no âmbito do I EALFOPEF, os trabalhos construídos e submetidos via Instituto de Física ao VII Congresso Acadêmico da UFAL que tivessem como enfoque questões ligadas ao Ensino de Física.
Devido à natureza das pesquisas, os Trabalhos PIBIC que enfocam pesquisas em Física Pura, foram apresentados num momento paralelo ao evento, concentrando as discussões acerca da Pesquisa em Ensino de Física durante a manhã e a tarde do dia 19/10/2010 (terça-feira) e as discussões sobre a Pesquisa em Física Pura durante a manhã e tarde do dia 20/10/2010 (quarta-feira).
No que tange aos trabalhos ligados ao Ensino de Física, foram inscritos no I EALFOPEF, 46 trabalhos entre as categorias de Pesquisa (graduação e pós) (36); TCC (4); Trabalho de Servidores (2) e Trabalhos de Extensão (4). Destes, foram apresentados 29. Os outros 17 deixaram de ser apresentados por conta da ausência dos autores. no momento da apresentação Tal ausência se deve principalmente à problemas com transporte por parte de alunos do curso de Física Licenciatura Modalidade a Distância que residem no Interior do Estado.
Abaixo estão listados por categoria os trabalhos que foram apresentados no I EALFOPEF.


CATEGORIA: ENSINO (PESQUISA E PÓS)

1 - O planejamento escolar no combate à evasão no ensino noturno: um estudo a partir da realidade do município de Teotônio Vilela- AL
Autores: Alda Maria da Silva
Orientador: Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel


2 - As potencialidades do uso de experimentos didáticos para o aprendizado do conceito de calor com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública alagoana à Luz da teoria da psicologia genética de Jean Piaget
Autores: Benian Euclides da Silva e José Laerso da Silva
Orientador: Profa. Thaís Freitas de Resende


3 - Formação de professores de física na Universidade Federal de Alagoas – UFAL (Curso de Licenciatura Presencial): qual a contribuição para o uso das Tecnologias da Informação nas aulas de Física em escolas de Ensino Médio de Alagoas?
Autores: José de Oliveira
Orientador: Profa. Ana Paula Perdigão Praxedes


4 - Convergências e Tensões Entre os Cursos de Licenciatura em Física da UFAL, nos Modelos Presenciais e a Distância
Autores: Leila Cristina Melo da Silva
Orientador: Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel


5 - Desmotivação docente no ensino de Física da rede pública de Junqueiro
Autores: Luzinete
Orientador: Profa. Elaine Cristina dos Santos Lima


6 - O uso de experimentos didáticos na eletrostática
Autores: Kevia Helena Francelino Pimentel
Orientador: Prof. Dr. José Renam Gomes dos Santos


7 - As potencialidades dos mapas conceituais para o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública alagoana
Autores: Wagner Jose Correia De Lima
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


8 - Políticas de Formação de Professores de Física: o caso do curso de Licenciatura em Física Modalidade a Distância UAB/UFAL
Autores: Natanael dos Santos e José Santana
Orientador: Profa. Elaine Cristina dos Santos Lima


9 - Laboratório de física como estratégia de ensino: um estudo a partir da realidade das escolas públicas alagoanas
Autores: Valdeci Odilon da Siva e Jaelson
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


10 - Inserção da mídia informática: suas conseqüências numa aula de física de ensino médio em Maceió
Autores: Antonio Pereira da Silva Junior e Isaac Melo
Orientador: Profa. Elaine Cristina dos Santos Lima


11 - A importância da matemática para o ensino de física no ensino médio: limites e possibilidades.
Autores: Marcelo Ricardo Leite
Orientador: Prof. Ms. Carloney Alves de Oliveira / Profa. Elaine Cristina Lima


12 - O estudo do Movimento Retilíneo Uniforme a partir de uma pista de autorama
Autores: David Welson De Morais Silva
Orientador: Profa. Ms Maria Socorro Seixas Pereira


13 - O Ensino de Física no Ensino Médio: Uma Reflexão Acerca do Tempo de Aula
Autores: João Rafael e Luis Cortez
Orientador: Prof. Ms. Carloney Alves de Oliveira / Profa. Elaine Cristina dos Santos Lima


14 - A formação do professor que atua no ensino de física no município de Olho D’ água das Flores
Autores: Pedro dos Santos Ribeiro
Orientador: Prof. Ms. José Isnaldo de Lima Barbosa



15 -
Autores: Cleonildo e Helder Viana
Orientador: Prof. Ms. Gentil Luiz da Silva II


16 - As potencialidades do software Modellus na construção e análise de gráficos de cinemática escalar por professor e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública no município de Teotônio Vilela-AL
Autores: Josenilton Batista Dos Santos
Orientador: Gentil Luiz da Silva II


CATEGORIA: TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO


1 - O ensino de Mecânica para alunos com baixa visão e não-perceptores de luz de Maceió.
Autores: Helder Viana Dos Santos
Orientador:Prof. Ms. Wandearley Silva Dias


2 - Desmotivação e indisciplina no processo de ensino aprendizagem em física
Autores: Fernando Claudino
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


3 - Possibilidades didáticas com uso de redes sociais na internet: um estudo a partir dos blogs educativos
Autores: Taisa Bibiano Brito
Orientador: Prof. Esp.Ivanderson Preira da Silva


4 - Inclusão social e o ensino de física para estudantes surdos
Autores: Leônade Daviliano Da Silva
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


CATEGORIA: TRABALHOS DE EXTENSÃO


1 - Produção Audiovisual
Autores: Felipe Raony Barbosa Ferreira Da Silva
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


2 - Produção de conteúdos em formato audiovisual para o ensino de Física na Educação Básica: uma experiência com autoria no âmbito dos Projetos Integradores do curso de Física Licenciatura da UFAL
Autores: Elvis José Ferreira dos Santos
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva


3 - Projeto Audiovisual de Aprendizagem Para Ensino de Física nas Escolas Públicas e Privadas
Autores: Vanessa Nunes de Melo
Orientador: Prof. Esp. Ivanderson Pereira da Silva

4 - Uma abordagem didática sobre as interações eletromagnéticas entre fios condutores paralelos
Autores: Tiago Rodrigues Barros
Orientador:Prof. Ms. Wandearley Silva Dias


5 - A importância da Física Aplicada no ensino de ciências da educação básica
Autores: Anthony Sales Peixoto
Orientador: Prof. Ms. Wandearley Dias da Silva

6 - A Física em Quadrinho
Autores: David Welson de Morais Silva
Orientador: Profa. Ms. Maria Socorro Seixas Pereira


7 - Ensino de física para deficientes visuais e auditivos
Autor: Prof. Ms. Wandearley Silva Dias


Em cada uma das categorias são escolhidos dois estudos para receberem o certificado de Excelência Acadêmica, concedido aos trabalhos que se destacaram aos demais, por seu rigor científico, seus resultados sua apresentação. No âmbito do VII Congresso Acadêmico, devem ainda ser escolhidos 5 trabalhos dos alunos do curso de Física Licenciatura a Distância para serem apresentados no dia 21/10/2010 (sábado), em momento específico dos cursos a distância. Tais resultados devem sair até a sexta-feira, dia 22/10/2010.
No mais o evento representa um marco significativo na história do Instituto de Física da UFAL. Ele inaugurou um espaço de discussão que não apenas favorece o intecâmbio de idéias ou mostra de produções de alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura Presencial ou a Distância da UFAL, mas desmistifica o paradigma dicotômico da "Física Dura" e do E"nsino de Física" mostrando que no diálogo, todos fazem parte de um grupo só e que os objetivos são os mesmo,s formar profissionais de qualidade e que estejam preocupados com a mudança.

I EALFOPEF evidencia pontos que podem servir de objetivos e metas para o Ano de 2011 que se aproxima. Como principais resultados deste evento podemos destacar que:
- Os alunos da Licenciatura Noturna e da Licenciatura a Distância reinvindicam Espaços de Aprendizagem que favoreçam a eles a preparação para seleção do mestrado em Física da Matéria Condensada, respeitadas as especificidades de horário, ambiente e de modalidade de cada um dos respectivos cursos;
- É necessário pensar dentro do Instituto de Física da UFAL políticas de formação ou de nivelamento que atenuem a defasagem de conceito físicos e matemáticos que o aluno que ingresa no curso de Física Licenciatura detém em função de uma formação básica insuficiente;
- A pesquisa em Ensino de Física densenvoldida no Instituto de Física se concentra em estudos decorrentes principalmente do Momento do Estágio Supervisionado deste curso, fazendo-se necessária uma ampliação destes outros espaços dos cursos;
- É preciso pensar políticas de Formação Continuada em nível de pós-graduação lato-sensu (Especialização), voltadas ao Ensino de Física, para os egressos dos cursos de Física Licenciatura em Alagoas;
- É necessário ampliar a política de incentivo à permanência do aluno do curso de Física Licenciatura, em suas modalidades, desde seu ingresso no 1º período do curso;


Enquanto Coordenador do I EALFOPEF, professor dos cursos de Física Licenciatura modalidade presencial e modalidade a distância, ex-tutor e ex-aluno agradeço a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso deste evento e com destaque aos alunos que participaram das atividades e aos professores que as promoveram; aos Coordenadores dos Cursos de Física Licenciatura Presencial de Arapiraca, Presencial de Maceió, e a Distância, que promoveram uma fervorosa discussão sobre os desafios na formação do físico educador no estado de Alagoas; aos Coordenadores do Programas de Pós-graduação em Educação, em Ensino de Ciências e Matemática e em Física da Matéria Condensada, que favorecam o debate a acerca das perpectivas egresso do curso de Física Licenciatura ao nível da pós-graduação; a gradecer a participação dos alunos e outras instituições que participaram das discussões promovidas no âmbito a exemplo os alunos da Universidade Tiradentes (UNIT); agradecer aos membros da comissão organizadorado I EALFOPEF e aos pareceristas dos trabalhos pelo apoio e pela dedicção com que se envolveram neste projeto, professor Marcelo Lira; professor Elton Malta, professor Kleber Serra, professora Socorro Seixas, professora Elaine Cristina Lima, professor Gentil Luis da Silva II, professor José Renam Gomes dos Santos, professor Wagner Ferreira e professora Lílian Kelly de Almeida Figueiredo sem os quais o evento não teria tido o mesmo brilho.

Muito Obrigado a Todos!


Ivanderson Pereira da Silva
Coordenador Geral do I EALFOPEF



2 comentários:

  1. Caro Ivanderson

    Nós que fazemos o Instituto de Física da UFAL, ficamos muito felizes com o sucesso do I EALFOPEF e temos a certeza que este encontro fará parte permanente do calendário acadêmico do IF.

    Gostaria muito de que o mesmo fosse estendido a todos os polos e já a título de sugestão, até porque já conversei com algumas pessoas que infelizmente não poderam comparecer ao encontro, que no próximo ano o mesmo fosse realizado em um dos polos (Santana ou Olho D´Água ou Arapiraca). Mesmo entendendo que o objetivo maior é exatamente esta integração dos alunos, não podemos esquecer daqueles que trabalham e que o deslocamento até a capital se torna muito dificil.
    Mas isto é assunto para discussões posteriores.
    O momento atual é de felicitações pelo sucesso do evento atual.

    Parabéns e um grande abraço

    Kleber

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  2. Olá professor Kleber!

    Agradeço imensamente a participação e o apoio do senhor na realização da atividades do I EALFOPEF.
    Desde já gostaria de registrar que apoio a sugestão e acredito que não seria difícil conseguir transporte para os alunos de Maceió ( Licenciatura a Distância e Licenciatura Presencial) para que possamos nos deslocar até o Interior do Estado!

    Minha sugestão é que façamos o evento num dos municípios que fosse central para todos. Desta forma, acredito que para o II EALFOPEF, a melhor opção seria Arapiraca, mas concordo que a discussão deve ser ampliada!


    Um forte abraço e mais uma vez muito obrigado!

    Ivanderson Pereira da Silva

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