segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA DOS PROJETOS INTEGRADORES 2 (2011.1) - FÍSICA LICENCIATURA PRESENCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA


Prof. Ms. Ivanderson Pereira da Silva



PROJETOS INTEGRADORES 2



Segundo o PPC do Curso de Física Licenciatura da UFAL (2007),

A prática como componente curricular, preconizada pelo parecer 09/2001 CNE com um total de 400 horas, deverá ser ministradas a partir do início do curso. Esta prática pode ser separada em dois momentos: o primeiro, designado como projetos integradores, visa integrar os conteúdos de cada semestre eliminando o efeito disciplinar e articulando os mesmos com a Educação Básica. Portanto, trata-se de uma abordagem interdisciplinar das diversas disciplinas que compõem cada semestre articulando todo o corpo docente, para tanto, esta articulação deverá ser feita pelo colegiado do curso, quebrando a idéia de um trabalho docente individual e representando a coletividade.

Trata-se desta forma, de um componente de prática e neste sentido, a aproximação com o real se faz imprescindível. Ao longo deste semestre, serão realizados encontros presenciais bem como dia´logos de orientação a distância por meio do e-mail e telefone a fim de promover um estreitamento do aluno para com o professor.
O Planejamento, dos Projetos Integradores dispensa o elenco de conteúdos pois não se constitui numa disciplina e sim num espaço de diálogos transversais e nos quais os saberes docentes possam convergir em torno de questões relativas ao Ensino de Física.
Ao longo destes encontros, os alunos deverão construir alternativas de estudo que favoreçam a construção e no desenvolvimento de competências relacionadas à crítica, análise e interpretação científica do fenômeno do uso de materiais didáticos no contexto da Educação Básica, mais especificamente, no Ensino de Física.
Visando articular o que se propõe na literatura eu que se evidencia no real, serão promovidas 4 visitas a escolas públicas ou particulares. Tais visitas serão acompanhadas pelo professor. Tanto os estudos teóricos quanto o resultado das visitas serão objeto de debates em sala de aula no formato de Seminários, nos quais os alunos em conjunto com o professor, deverão dialogar e trocar experiências em torno das questões do material didático no ensino de física.
Neste sentido, o espaço dos Projetos Integradores articulam teoria e prática, bem como favorecem o diálogo do específico e do pedagógico do curso de Física Licenciatura. Tal situação pode ser mais bem visualizada no quadro abaixo.


Atividades e Avaliação da Aprendizagem


A avaliação da aprendizagem será processual e ao longo de todo o semestre as produções dos alunos serão não só valoradas, mas também estimuladas. Através destas produções, os alunos manifestarão seu compromisso e envolvimento com as atividades propostas e o feedback destas produções será revertido no compto das notas conforme quadro abaixo.




O produto final será o porfólio destas produções desenvolvidas ao longo do semestre e a entrega deste é condição sine qua non para a aprovação do aluno nos Projetos Integradores.

Caso o aluno se encaixe nas condições para uma Reavaliação ou para a Prova Final, permanece a condição descrita no parágrafo anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário