quarta-feira, 17 de abril de 2013

Plano de Curso da Disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem para o Cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em História



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO

_________________________________________________

Professor: Ivanderson Pereira da Silva
Correio eletrônico: ivanderson@gmail.com
Cursos: Licenciatura em Química e Licenciatura em História
Dia: Terça-feira
Carga horária do curso: 80h
_________________________________________________


PLANO DE CURSO


Ementa
Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no projeto político-pedagógico na escola de educação básica

Objetivos
·         Compreender os princípios e fundamentos do planejamento, do currículo e da avaliação a partir do movimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil;
·         Elaborar o planejamento de ensino em seus diferentes níveis;
·         Identificar as diferentes teorias do Currículo e suas implicações na prática pedagógica;
·         Perceber as distintas concepções e parâmetros da avaliação da aprendizagem.

Conteúdos
·         Princípios e fundamentos do planejamento do currículo e da avaliação: tendências pedagógicas;
·         O planejamento de ensino: níveis e procedimentos metodológicos;
·         Currículo: teorias e suas implicações na prática pedagógica;
·         Avaliação da aprendizagem: concepções e parâmetros.


Metodologia:
Esta disciplina está organizada em duas unidades: (i) Princípios e fundamentos do planejamento do currículo e da avaliação: tendências pedagógicas; e (ii) Procedimentos teórico-metodológicos do planejamento do currículo e da avaliação da aprendizagem. A leitura e a reflexão sobre a leitura são as bases a partir dos quais os estudos sobre o Planejamento, o Currículo e a Avaliação da aprendizagem podem se efetivar. A proposta metodológica se assenta na pedagogia da autoria e se desdobra conforme o cronograma abaixo listado:
Quadro 1 - Cronograma
Data
Tema da Aula
Atividade Leitura e Reflexão
Atividade Produção de Conteúdos e Estratégias Didáticas
(grupos de até seis componentes)

16/04
(4 aulas)
A Didática na Formação do Professor e as Tendências Pedagógicas
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In._____.Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Cap. 3. p. 51-76. (Coleção Magistério: Série formação do professor).

25 páginas.
Criação de um cordel que contemple as tendências pedagógicas liberais e progressistas destacando os seguintes elementos em cada uma delas: principais teóricos, características, momento histórico em que emergiram, e desdobramentos na prática escolar

23/04
(4 aulas)
Pedagogia Tradicional
SAVIANI, Demerval. Colonização e educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo I, p. 25-32.

SAVIANI, Demerval. Uma pedagogia brasílica (1549-1599). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo II, p. 33-48.

SAVIANI, Demerval. A institucionalização da pedagogia jesuítica ou o Ratio Studiorum (1599-1759). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo III, p. 49-59

SAVIANI, Demerval. A “máquina mercante” e as metamorfoses na educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo IV, p. 63-75.

(50 páginas)

Criação de um Cartaz em papel 40 com imagens de jornais e revistas que traduzam esse momento inicial da educação brasileira atentando para a o sujeito que estudava, a quem atendia a educação da época, o que se ensinava, como era conduzido o ensino, como eram realizadas as avaliações, bem como qual era o lugar do planejamento de ensino.
30/04
(4 aulas)
Pedagogia Tradicional
SAVIANI, Demerval. As idéias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo V, p. 77-114.

(37 páginas)

Criação de um esquema que evidencie os principais conceitos característicos do despotismo esclarecido. Esse esquema pode vir no formato de um organograma, fluxograma, teia de idéias, nuvem de palavras, mapa conceitual, mapa mental, ou outro esquema que traduza a organização dos conceitos.

07/05
(4 aulas)
Pedagogia Tradicional
SAVIANI, Demerval. Desenvolvimento das idéias pedagógicas leigas: ecletismo, liberalismo e positivismo (1827 – 932). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.  Capítulo VI, p. 115 -184.

(69 páginas)

Criação de um álbum com imagens, charges, tirinhas, histórias em quadrinhos, que traduzam o ideário pedagógico eclético, liberal e positivista.
14/05
(4 aulas)
Pedagogia Nova
SAVIANI, Demerval. Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.  Capítulo VII, p. 187-193.

SAVIANI, Demerval. Predominância da pedagogia nova (1947-1961). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.  Capítulo XI, p. 277-303.

(88 páginas)

Criação de Experiências didáticas para o ensino da disciplina para a aula está-se formando.
21/05
 (4 aulas)
Da Pedagogia Nova à Pedagogia Tecnicista
SAVIANI, Demerval. Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista (1961 -1969). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.  Capítulo X, p. 305-346.

(41 páginas)

Criar um pequeno documentário em vídeo sobre a relação que existe entre a Ditadura militar, Capitalismo e o Tecnicismo
28/05
(4 aulas)
Pedagogia Tecnicista
SAVIANI, Demerval. A educação na ruptura política para a continuidade socioeconômica. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.  Capítulo XI, p. 349-366.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e a visão crítico-reprodutivista (1969-1980). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo XII, p. 367-399.

(49 páginas)

Criar uma linha do tempo destacando os marcos históricos mais importantes no que concerne às idéias pedagógicas no Brasil.
04/06
(4 aulas)
Pedagogia Crítica
SAVIANI, Demerval. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa (1980-1991). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo XIII, p. 402-442.

(40 páginas)

Criação de uma poesia que coloque em oposição as perspectivas hegemônicas e contra-hegemômicas ou Liberais e Progressistas da Educação Brasileira tomando por base o verso “Eu não troco meu oxente pelo ok de seu ninguém” de Ariano Suassuna.

11/06
(4 aulas)
Prova – AB1
Os conteúdos que serão avaliados nessa prova são: tendências pedagógicas liberais (tradicional, nova, não diretiva, tecnicista); pedagogias progressistas (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos). Seus fundamentos, origens, desdobramentos e implicações na prática pedagógica.


18/06
(4 aulas)
Planejamento de Ensino
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 22ª edição. São Paulo: Libertad Editora, 2012. (parte 3 e 4). P. 95-200

(105 páginas)

Criação de um Plano de Disciplina e de um Plano de Aula
25/06
Estarei Viajando


02/07
(4 aulas)
Teorias do Currículo
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

(138 meias páginas)

Criação de uma resenha crítica do texto de Tomaz Tadeu da Silva.
09/07
(4 aulas)
Avaliação da Aprendizagem
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. Parte I, II, III p. 27-120.

(93 páginas)

Criar um caso de ensino no qual seja evidenciada uma problemática da avaliação da aprendizagem escolar na referida disciplina.
16/07
(4 aulas)
Avaliação da Aprendizagem
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. Partes IV, V, VI e VII p. 121-266.

(145 páginas)

Criar uma paródia musical contendo Pedagogia do Exame, Avaliação Construtiva, a relação entre o planejamento e avaliação, avaliação e a democratização do ensino, o erro e a avaliação, o fracasso escolar e a avaliação, a gestão escolar e a avaliação da aprendizagem
23/07
(4 aulas)
Micro-aulas
Aulas de até 30 minutos em grupos de até seis componentes de temas referentes a disciplina a qual pretende ministrar aulas com o uso de vídeos, músicas, material impresso, recursos didáticos digitais, cartazes, fotografias, etc. Para essa aula, o grupo deve apresentar plano de aula, regência de aula, proposta de atividade extra-classe.


30/07
(4 aulas)
Prova AB2 -
Os conteúdos que serão avaliados nessa prova são: planejamento de ensino (níveis de planejamento, o projeto, estrutura de um planejamento de ensino, projeto político-pedagógico, Diagnóstico e Programa); as teorias do currículo (tradicional, crítica e pós-crítica); perspectivas de avaliação da aprendizagem escolar (Pedagogia do Exame, Avaliação Contrutiva, a relação entre o planejamento e avaliação, avaliação e a democratização do ensino, o erro e a avaliação, o fracasso escolar e a avaliação, a gestão escolar e a avaliação da aprendizagem). Essa prova é com consulta e recomendo que consulte as produções que foram realizadas.

Avaliação individual
06/08
(4 aulas)
Reavaliação
Conteúdo referente à unidade enfocada.

13/08
(4 aulas)
Prova Final
Todo o conteúdo do curso

Fonte: o autor

As aulas constarão de momentos de exposição do professor permeadas de intervenções dos alunos bem como de momentos de socialização das produções. A disciplina terá seu espaço de comunicação online no blog: http//ivandersonpereira.blogspot.com e na página do Facebook disponibilizada.

Avaliação
A avaliação da aprendizagem será contínua e processual e estará fundamentada nos ideais da avaliação formativa. Primará pelas produções individuais e coletivas dos alunos a partir das quais os conteúdos explorados em sala de aula serão explorados em profundidade. As produções realizadas pelos alunos ao longo os encontros sistematizarão os estudos e poderão ser utilizadas nos momentos dos exames. Os exames serão realizados com consulta a essas produções e sua análise proporcionará o compto das notas. Serão realizados dois exames com consulta que proporcionarão o registro de notas AB1 e AB2. Caso as notas alcançadas pelos alunos não alcancem quantitativo suficiente para avançar na disciplina, os alunos se submeterão à reavaliação que consiste num exame com consulta tendo como saberes a serem avaliados aqueles que foram explorados na respectiva unidade temática. A prova final consiste num exame escrito com consulta sendo nesse explorado todo o conteúdo da disciplina. É importante chamar atenção para o que se avalia. O que se avalia nessa disciplina são os objetivos definidos nesse plano de curso.


Referências Obrigatórias

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In._____.Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Cap. 3. p. 51-76. (Coleção Magistério: Série formação do professor).
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 22ª edição. São Paulo: Libertad Editora, 2012.


Referências Complementares

BRASIL: Lei 9394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20/DEZ/1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

LIBÂNIO, José Carlos. Educação Escolar: Políticas, Estruturas e Organização. São Paulo. Ed. Cortez. 2007.

SILVA, Ezequiel T. da. O professor e o Combate à Alienação Emposta. São Paulo. Ed. Cortez. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário