UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE
EDUCAÇÃO
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Professor: Ivanderson
Pereira da Silva
Cursos: Licenciatura em Química e Licenciatura em História
Dia: Terça-feira
Carga horária do curso: 80h
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PLANO DE CURSO
Ementa
Estudo
dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do
currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes
norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no projeto político-pedagógico
na escola de educação básica
Objetivos
·
Compreender
os princípios e fundamentos do planejamento, do currículo e da avaliação a
partir do movimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil;
·
Elaborar
o planejamento de ensino em seus diferentes níveis;
·
Identificar
as diferentes teorias do Currículo e suas implicações na prática pedagógica;
·
Perceber
as distintas concepções e parâmetros da avaliação da aprendizagem.
Conteúdos
·
Princípios
e fundamentos do planejamento do currículo e da avaliação: tendências
pedagógicas;
·
O
planejamento de ensino: níveis e procedimentos metodológicos;
·
Currículo:
teorias e suas implicações na prática pedagógica;
·
Avaliação
da aprendizagem: concepções e parâmetros.
Metodologia:
Esta
disciplina está organizada em duas unidades: (i) Princípios e fundamentos do
planejamento do currículo e da avaliação: tendências pedagógicas; e (ii)
Procedimentos teórico-metodológicos do planejamento do currículo e da avaliação
da aprendizagem. A leitura e a reflexão sobre a leitura são as bases a partir
dos quais os estudos sobre o Planejamento, o Currículo e a Avaliação da
aprendizagem podem se efetivar. A proposta metodológica se assenta na pedagogia
da autoria e se desdobra conforme o cronograma abaixo listado:
Quadro 1 - Cronograma
Data
|
Tema da Aula
|
Atividade Leitura
e Reflexão
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Atividade Produção
de Conteúdos e Estratégias Didáticas
(grupos de até
seis componentes)
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16/04
(4 aulas)
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A
Didática na Formação do Professor e as Tendências Pedagógicas
|
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In._____.Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Cap. 3. p. 51-76. (Coleção Magistério: Série formação do professor).
25
páginas.
|
Criação
de um cordel que contemple as tendências pedagógicas liberais e progressistas
destacando os seguintes elementos em cada uma delas: principais teóricos,
características, momento histórico em que emergiram, e desdobramentos na
prática escolar
|
23/04
(4 aulas)
|
Pedagogia
Tradicional
|
SAVIANI,
Demerval. Colonização e educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores
Associados, 2011. Capítulo I, p. 25-32.
SAVIANI,
Demerval. Uma pedagogia brasílica (1549-1599). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo II, p. 33-48.
SAVIANI,
Demerval. A institucionalização da pedagogia jesuítica ou o Ratio Studiorum
(1599-1759). In. _____. História das
idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo
III, p. 49-59
SAVIANI,
Demerval. A “máquina mercante” e as metamorfoses na educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo IV, p. 63-75.
(50
páginas)
|
Criação
de um Cartaz em papel 40 com imagens de jornais e revistas que traduzam esse
momento inicial da educação brasileira atentando para a o sujeito que
estudava, a quem atendia a educação da época, o que se ensinava, como era
conduzido o ensino, como eram realizadas as avaliações, bem como qual era o
lugar do planejamento de ensino.
|
30/04
(4 aulas)
|
Pedagogia
Tradicional
|
SAVIANI,
Demerval. As idéias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827). In.
_____. História das idéias pedagógicas
no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo V, p. 77-114.
(37
páginas)
|
Criação
de um esquema que evidencie os principais conceitos característicos do
despotismo esclarecido. Esse esquema pode vir no formato de um organograma,
fluxograma, teia de idéias, nuvem de palavras, mapa conceitual, mapa mental,
ou outro esquema que traduza a organização dos conceitos.
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07/05
(4 aulas)
|
Pedagogia
Tradicional
|
SAVIANI,
Demerval. Desenvolvimento das idéias pedagógicas leigas: ecletismo,
liberalismo e positivismo (1827 – 932). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores
Associados, 2011. Capítulo VI, p. 115
-184.
(69
páginas)
|
Criação
de um álbum com imagens, charges, tirinhas, histórias em quadrinhos, que
traduzam o ideário pedagógico eclético, liberal e positivista.
|
14/05
(4 aulas)
|
Pedagogia
Nova
|
SAVIANI,
Demerval. Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2011.
Capítulo VII, p. 187-193.
SAVIANI,
Demerval. Predominância da pedagogia nova (1947-1961). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2011.
Capítulo XI, p. 277-303.
(88
páginas)
|
Criação
de Experiências didáticas para o ensino da disciplina para a aula está-se
formando.
|
21/05
(4 aulas)
|
Da
Pedagogia Nova à Pedagogia Tecnicista
|
SAVIANI,
Demerval. Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista (1961
-1969). In. _____. História das idéias
pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo X, p. 305-346.
(41
páginas)
|
Criar
um pequeno documentário em vídeo sobre a relação que existe entre a Ditadura
militar, Capitalismo e o Tecnicismo
|
28/05
(4 aulas)
|
Pedagogia
Tecnicista
|
SAVIANI,
Demerval. A educação na ruptura política para a continuidade socioeconômica.
In. _____. História das idéias
pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Capítulo XI, p. 349-366.
SAVIANI,
Demerval. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e a visão
crítico-reprodutivista (1969-1980). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores
Associados, 2011. Capítulo XII, p. 367-399.
(49
páginas)
|
Criar
uma linha do tempo destacando os marcos históricos mais importantes no que
concerne às idéias pedagógicas no Brasil.
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04/06
(4 aulas)
|
Pedagogia
Crítica
|
SAVIANI,
Demerval. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando
orientar a prática educativa (1980-1991). In. _____. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores
Associados, 2011. Capítulo XIII, p. 402-442.
(40
páginas)
|
Criação
de uma poesia que coloque em oposição as perspectivas hegemônicas e
contra-hegemômicas ou Liberais e Progressistas da Educação Brasileira tomando
por base o verso “Eu não troco meu oxente pelo ok de seu ninguém” de Ariano
Suassuna.
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11/06
(4 aulas)
|
Prova
– AB1
|
Os
conteúdos que serão avaliados nessa prova são: tendências pedagógicas
liberais (tradicional, nova, não diretiva, tecnicista); pedagogias
progressistas (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos). Seus
fundamentos, origens, desdobramentos e implicações na prática pedagógica.
|
|
18/06
(4 aulas)
|
Planejamento
de Ensino
|
VASCONCELLOS,
Celso dos S. Planejamento: projeto
de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 22ª edição. São Paulo:
Libertad Editora, 2012. (parte 3 e 4). P. 95-200
(105
páginas)
|
Criação
de um Plano de Disciplina e de um Plano de Aula
|
25/06
|
Estarei Viajando
|
|
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02/07
(4 aulas)
|
Teorias
do Currículo
|
SILVA,
Tomaz Tadeu da. Documentos de
identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011.
(138
meias páginas)
|
Criação
de uma resenha crítica do texto de Tomaz Tadeu da Silva.
|
09/07
(4 aulas)
|
Avaliação
da Aprendizagem
|
LUCKESI,
Cipriano. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
Parte I, II, III p. 27-120.
(93
páginas)
|
Criar
um caso de ensino no qual seja evidenciada uma problemática da avaliação da
aprendizagem escolar na referida disciplina.
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16/07
(4 aulas)
|
Avaliação
da Aprendizagem
|
LUCKESI,
Cipriano. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
Partes IV, V, VI e VII p. 121-266.
(145
páginas)
|
Criar
uma paródia musical contendo Pedagogia do Exame, Avaliação Construtiva, a
relação entre o planejamento e avaliação, avaliação e a democratização do
ensino, o erro e a avaliação, o fracasso escolar e a avaliação, a gestão
escolar e a avaliação da aprendizagem
|
23/07
(4 aulas)
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Micro-aulas
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Aulas
de até 30 minutos em grupos de até seis componentes de temas referentes a disciplina
a qual pretende ministrar aulas com o uso de vídeos, músicas, material
impresso, recursos didáticos digitais, cartazes, fotografias, etc. Para essa
aula, o grupo deve apresentar plano de aula, regência de aula, proposta de
atividade extra-classe.
|
|
30/07
(4 aulas)
|
Prova
AB2 -
|
Os
conteúdos que serão avaliados nessa prova são: planejamento de ensino (níveis
de planejamento, o projeto, estrutura de um planejamento de ensino, projeto
político-pedagógico, Diagnóstico e Programa); as teorias do currículo
(tradicional, crítica e pós-crítica); perspectivas de avaliação da
aprendizagem escolar (Pedagogia do Exame, Avaliação Contrutiva, a relação
entre o planejamento e avaliação, avaliação e a democratização do ensino, o
erro e a avaliação, o fracasso escolar e a avaliação, a gestão escolar e a
avaliação da aprendizagem). Essa prova é com consulta e recomendo que
consulte as produções que foram realizadas.
|
Avaliação
individual
|
06/08
(4 aulas)
|
Reavaliação
|
Conteúdo
referente à unidade enfocada.
|
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13/08
(4 aulas)
|
Prova
Final
|
Todo
o conteúdo do curso
|
|
Fonte: o autor
As
aulas constarão de momentos de exposição do professor permeadas de intervenções
dos alunos bem como de momentos de socialização das produções. A disciplina
terá seu espaço de comunicação online no blog:
http//ivandersonpereira.blogspot.com e na página do Facebook disponibilizada.
Avaliação
A
avaliação da aprendizagem será contínua e processual e estará fundamentada nos
ideais da avaliação formativa. Primará pelas produções individuais e coletivas
dos alunos a partir das quais os conteúdos explorados em sala de aula serão
explorados em profundidade. As produções realizadas pelos alunos ao longo os
encontros sistematizarão os estudos e poderão ser utilizadas nos momentos dos
exames. Os exames serão realizados com consulta a essas produções e sua análise
proporcionará o compto das notas. Serão realizados dois exames com consulta que
proporcionarão o registro de notas AB1 e AB2. Caso as notas alcançadas pelos
alunos não alcancem quantitativo suficiente para avançar na disciplina, os
alunos se submeterão à reavaliação que consiste num exame com consulta tendo
como saberes a serem avaliados aqueles que foram explorados na respectiva
unidade temática. A prova final consiste num exame escrito com consulta sendo
nesse explorado todo o conteúdo da disciplina. É importante chamar atenção para
o que se avalia. O que se avalia nessa disciplina são os objetivos definidos
nesse plano de curso.
Referências Obrigatórias
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução
e do ensino. In._____.Didática. São
Paulo: Cortez, 1994. Cap. 3. p. 51-76. (Coleção Magistério: Série formação do
professor).
LUCKESI,
Cipriano. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
SAVIANI,
Demerval. História das idéias pedagógicas
no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA,
Tomaz Tadeu da. Documentos de
identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011.
VASCONCELLOS,
Celso dos S. Planejamento: projeto
de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 22ª edição. São Paulo:
Libertad Editora, 2012.
Referências Complementares
BRASIL:
Lei 9394, Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília, 20/DEZ/1996.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia:
Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
LIBÂNIO,
José Carlos. Educação Escolar:
Políticas, Estruturas e Organização. São Paulo. Ed. Cortez. 2007.
SILVA,
Ezequiel T. da. O professor e o Combate
à Alienação Emposta. São Paulo. Ed. Cortez. 2003.
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