quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cordel sobre Tendências Pedagógicas - Patricia, Elda, Junio Vagalume e Jadielma - Curso de Física Licenciatura

Cordel Tendências Pedagógicas


A educação tem o intuito de ensinar
Metodologias  apropriadas para educar
Além disso formar indivíduos
Desenvolvimento é o seu objetivo.

Quando João Amós chegou
Logo tudo se transformou
Pois foi ele o primeiro educador
Com ideias avançadas para despertar o professor.

O processo de ensino tem como função
Do conhecimento a assimilação
Desenvolver no aluno habilidades
Aprimorar suas capacidades.

Jean Jaques foi um pensador
Preocupado com o ensino do filho do trabalhador
Propôs uma nova concepção de ensinos
Baseado nos interesses e necesssidades dos meninos.

Na didática ativa o professor incentiva
O aluno aprende através de uma pesquisa
A didática moderna se inspira na cultura
Formação de seus alunos e de sua estrutura.

Henrique Pestalozzi que viveu e trabalhou
Até o fim da vida crianças pobres educou
Deu grande importância ao ensino como educação
Após sua partida reconheciam que fez de coração.

O professor não é um ser único e sim falho
É mais um defensor do seu trabalho
Vive em função de todos e tudo
Tem sempre que estar conectado com o mundo.

Na Pedagogia Tradicional
A exposição é oral
É importante o aluno prestar atenção
Para se formar uma máquina de repetição.

A Didática da Escola Nova ou ativa
Como direção da aprendizagem é entendida
O centro da atividade escolar não é o professor
É o aluno ativo e investigador.

Didática Moderna é inspirada na pedagogia cultural
Onde o aluno é o fator pessoal
O ensino é a atividade direcional
E a aprendizagem é a atividade mental.

Quanto ao tecnicismo educacional
predomina o caráter instrumental
O professor é um administrador
Do planejamento é o executor.

A Pedagogia Libertadora não tem proposta explícita
Mas n orientação escolar há uma didática implícita
O processo educativo como tarefa se dá no interior
Por isso o professor é coordenador ou animador.



A Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos
Tem o processo de ensino como objeto de estudos
As ações de ensinar e aprender formam uma unidade
Mas cada uma tem a sua especificidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário