A educação tem o intuito de ensinar
Metodologias apropriadas para educar
Além disso formar indivíduos
Desenvolvimento é o seu objetivo.
Quando João Amós chegou
Logo tudo se transformou
Pois foi ele o primeiro educador
Com ideias avançadas para despertar o
professor.
O processo de ensino tem como função
Do conhecimento a assimilação
Desenvolver no aluno habilidades
Aprimorar suas capacidades.
Jean Jaques foi um pensador
Preocupado com o ensino do filho do
trabalhador
Propôs uma nova concepção de ensinos
Baseado nos interesses e necesssidades
dos meninos.
Na didática ativa o professor incentiva
O aluno aprende através de uma pesquisa
A didática moderna se inspira na cultura
Formação de seus alunos e de sua
estrutura.
Henrique Pestalozzi que viveu e trabalhou
Até o fim da vida crianças pobres educou
Deu grande importância ao ensino como
educação
Após sua partida reconheciam que fez de
coração.
O professor não é um ser único e sim falho
É mais um defensor do seu trabalho
Vive em função de todos e tudo
Tem sempre que estar conectado com o
mundo.
Na Pedagogia Tradicional
A exposição é oral
É importante o
aluno prestar atenção
Para se formar uma
máquina de repetição.
A Didática da
Escola Nova ou ativa
Como direção da
aprendizagem é entendida
O centro da atividade
escolar não é o professor
É o aluno ativo e
investigador.
Didática Moderna é
inspirada na pedagogia cultural
Onde o aluno é o
fator pessoal
O ensino é a
atividade direcional
E a aprendizagem é
a atividade mental.
Quanto ao
tecnicismo educacional
predomina o
caráter instrumental
O professor é um
administrador
Do planejamento é
o executor.
A Pedagogia
Libertadora não tem proposta explícita
Mas n orientação
escolar há uma didática implícita
O processo
educativo como tarefa se dá no interior
Por isso o
professor é coordenador ou animador.
Tem o processo de
ensino como objeto de estudos
As ações de
ensinar e aprender formam uma unidade
Mas cada uma tem a
sua especificidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário