terça-feira, 21 de maio de 2013

Esquema - Elda Lima, Jadielma Soares e Patrícia Martins - Física Licenciatura


Esquema de Subordinação: As ideias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827)

1. Pombal e o iluminismo português (séc. XVIII)
            1.1. Penetração das novas ideias.
            1.2. Perseguição pela inquisição.
            1.3. Nomeação de Sebastião como ministro.
            1.4. Aclamação de Dom José I.
            1.5. Fechamento dos colégios jesuítas.
            1.6. Introdução das aulas régias (29/06/1759).
2. A reforma dos estudos menores
            2.1. Reforma real das letras humanas
            2.2. Disposição ao diretor de estudos, professores de gramática, grega e retórica.
            2.3. Instrução dos professores de gramática latina, grega, hebraica e retórica.
            2.4. Nomeação dos primeiros professores régios (15/08/1759).
            2.5. Extinção da Diretoria-Geral dos Estudos (04/06/1771).
            2.6. Encerramento da primeira fase das reformas pombalinas.
3. Reforma dos estudos maiores: A Universidade de Coimbra
            3.1. Início da segunda fase da reforma em agosto de 1772.
            3.2. Antes da reforma tinha faculdade de: Teologia, Cânones, Direito e     Medicina.
            3.3. Após a reforma foram acrescentadas as de Filosofia e Matemática.
            3.4. Foram instituídas quatro cadeiras grandes e quatro pequenas.
            3.5. Para obter os graus de licenciatura e bacharelado era preciso mais um ano e meio de estudos.
            3.6. Classificação de alunos como ordinários e obrigados
            3.7. A reforma foi implantada entre 22/09 e 24/10 de 1772 com o acompanhamento pessoal do Marquês.
4. Reforma das escolas de primeiras letras
            4.1. Retomada das críticas aos jesuítas.
            4.2. Exclusão dos empregados nos serviços rústicos aos Estudos Maiores.
            4.3. Ordenação para os estudantes das escolas menores que tenham um ano de Filosofia.
            4.4. O número de aulas régias no Brasil representava apenas 5,1% do total.
            4.5. Criação de um fundo pecuniário para a manutenção das aulas régias.
5. Ideias pedagógicas
            5.1. Ideario iluminista
            5.2. Influências: Verney e Sanches.
            5.3. Pensamento de Mandeville.
            5.4. Ideario: Modo de produção capitalista.
            5.5. Aula do Comércio.
            5.6. Colégio dos nobres.
6. Morte de Dom José I
            6.1. Demissão e condenação de Pombal (1781).
            6.2. Morte de Pombal.
            6.3. Final do periodo pombalino.
            6.4. Continua o processo das aulas régias.
7. Reformas Pombalinas no Brasil (1759)
            7.1. Retorno dos religiosos ao magistério.
            7.2. Aumento no número de professores.
            7.3. Nomeação de Dom João João.
            7.4. Curso de Filisofia e Teologia.
            7.5. Seminário de Mariana.
            7.6. Seminário de Olinda.
8. Azeredo Coutinho e o seminário de Olinda.

            8.1. Inaugurado em 1800, o seminário de Olinda.

            8.2. O seminário não será um colégio de ciências universais.

            8.3. Escola de princípios de um bom cidadão e verdadeiro ministro da igreja.

             8.4. Formação de sacerdote e filosofo da natureza.

             8.5. Descoberta da natureza, habitantes das brenhas e dos sertões.

             8.6. O seminário de Olinda foi além do ideal pedagógico de Azeredo Coutinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário