Esquema
de Subordinação: As ideias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827)
1. Pombal e o
iluminismo português (séc. XVIII)
1.1. Penetração das novas ideias.
1.2. Perseguição pela inquisição.
1.3. Nomeação de Sebastião como ministro.
1.4. Aclamação de Dom José I.
1.5. Fechamento dos colégios jesuítas.
1.6. Introdução das aulas régias (29/06/1759).
2. A reforma dos
estudos menores
2.1. Reforma real das letras humanas
2.2. Disposição ao diretor de estudos, professores de
gramática, grega e retórica.
2.3. Instrução dos professores de gramática latina,
grega, hebraica e retórica.
2.4. Nomeação dos primeiros professores régios
(15/08/1759).
2.5. Extinção da Diretoria-Geral dos Estudos
(04/06/1771).
2.6. Encerramento da primeira fase das reformas
pombalinas.
3. Reforma dos estudos
maiores: A Universidade de Coimbra
3.1. Início da segunda fase da reforma em agosto de 1772.
3.2. Antes da reforma tinha faculdade de: Teologia,
Cânones, Direito e Medicina.
3.3. Após a reforma foram acrescentadas as de Filosofia e
Matemática.
3.4. Foram instituídas quatro cadeiras grandes e quatro
pequenas.
3.5. Para obter os graus de licenciatura e bacharelado
era preciso mais um ano e meio de estudos.
3.6. Classificação de alunos como ordinários e obrigados
3.7. A reforma foi implantada entre 22/09 e 24/10 de 1772
com o acompanhamento pessoal do Marquês.
4. Reforma das escolas
de primeiras letras
4.1. Retomada das críticas aos jesuítas.
4.2. Exclusão dos empregados nos serviços rústicos aos
Estudos Maiores.
4.3. Ordenação para os estudantes das escolas menores que
tenham um ano de Filosofia.
4.4. O número de aulas régias no Brasil representava
apenas 5,1% do total.
4.5. Criação de um fundo pecuniário para a manutenção das
aulas régias.
5. Ideias pedagógicas
5.1. Ideario iluminista
5.2. Influências: Verney e Sanches.
5.3. Pensamento de Mandeville.
5.4. Ideario: Modo de produção
capitalista.
5.5. Aula do Comércio.
5.6. Colégio dos nobres.
6. Morte de Dom José I
6.1. Demissão e condenação de
Pombal (1781).
6.2. Morte de Pombal.
6.3. Final do periodo pombalino.
6.4. Continua o processo das aulas
régias.
7. Reformas Pombalinas
no Brasil (1759)
7.1. Retorno dos religiosos ao
magistério.
7.2. Aumento no número de
professores.
7.3. Nomeação de Dom João João.
7.4. Curso de Filisofia e Teologia.
7.5. Seminário de Mariana.
7.6. Seminário de Olinda.
8. Azeredo Coutinho e o seminário
de Olinda.
8.1. Inaugurado em 1800, o
seminário de Olinda.
8.2. O seminário não será um
colégio de ciências universais.
8.3. Escola de princípios de um bom
cidadão e verdadeiro ministro da igreja.
8.4. Formação de sacerdote e
filosofo da natureza.
8.5. Descoberta da natureza,
habitantes das brenhas e dos sertões.
8.6. O seminário de Olinda foi
além do ideal pedagógico de Azeredo Coutinho.
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