UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E
APRENDIZAGEM.
PROFESSOR
ME.: IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
ALUNA:
JOEDSA WANESSA OLIVEIRA
Esquema por subordinação.
As ideias pedagógicas do despotismo esclarecido
(1759-1827)
1. Pombal
e o Iluminismo Português
1.1. Penetração de
ideias iluministas através de residentes estrangeiros;
1.2. (1740) Maria
Tereza assume o trono e implanta mudanças, afastando a influência da igreja;
1.3. (1769) Sebastião
de Carvalho assume cargo de Marquês e começa a Era Pombalina;
1.4. Sobre a base da
Reforma de Lisboa implantasse o “Despotismo Esclarecido”
1.5. Doutrina qual foi
criada pelo próprio Marquês e se manteve até 1820 (Revolução Liberal)
Apresentando os novos princípios básicos por ele instituídos;
2. A Reforma dos
Estudos Menores
2.1. O Alvará de 28 de
Junho ateve-se a essa reforma;
2.2. Corresponde ao
Ensino primário e Secundário que são ministrados através de aulas régias de
primeiras letras, que correspondem a parte inicial dos estudos menores;
2.3. Apresenta as
disposições que constituem essa reforma;
2.4. Complementou o
Alvará um anexo contendo instruções para os novos professores de gramática
latina, grega, hebraica, e de retórica;
2.5. No dia 06 de junho
de 1759, foi assinada carta régia que nomeia o Cônego Dom Thomás de Almeida
como diretor geral de estudos do Reino e Ultramar;
3. Reforma dos Estudos
Maiores: A Universidade de Coimbra( implantada entre 22 de setembro e 24 de
outubro de 1772);
3.1. Inicia-se a
segunda fase da reforma que corresponde aos estudos maiores, ou Ensino Nível
Superior, e o principal elemento dessa nova fase foi a reforma de Universidade
de Coimbra. Essa reforma teve o sentindo de orientar a vida cultural portuguesa
pela ideologia iluminista;
3.2. Antes da Reforma a
Universidade tinha quatro faculdades:
Teologia, Cânones, Direito e Medicina. Os estudos filosóficos
realizavam-se no Colégio das Artes e tinha caráter preparatório para os estudos
universitários;
3.3. Com a reforma as
quatro faculdades tradicionais foram acrescentadas as de Filosofia e Matemática
que vieram dar um caráter iluminista a reforma dos estudos maiores. Para
ingressar no curso de filosofia o aluno deveria concluir o curso completo de
humanidades, incluindo o grego e ter 14 anos. Matemática 15 anos e curso de
humanidades;
3.4. Para ingressar no
curso os candidatos precisam ter pelo menos 18 anos e domínio prévio de latim,
retórica, filosofia metafísica e ética;
3.5. Na faculdade de
Medicina as mudanças foram profundas, trabalhando agora uma cátedra por ano e
no quinto ano seriam duas cátedras de prática. Em síntese, a Reforma da
Universidade de Coimbra teve como marco o progresso das investigações empíricas
nos ramos da medicina, matemática e filosofia;
4. Reforma das Escolas
de primeiras letras
4.1. Reforma feita para
complementar o processo de mudança da instrução pública a parte dos estudos
menores referentes às primeiras letras;
4.2 Pondera adotar um
plano que se estendesse benefícios do ensino a todos igualmente;
4.3. É aprovado o Plano
com a localização de escolas menores e seus respectivos mestres, elaborado pela
Mesa Real Sensória;
4.4. Observamos a
renovação apresentada pela introdução de filosofia racional e moral;
4.5. Abolira o estudo
de filosofia que antes era obrigatório para o ingresso na Universidade.
5. As ideias
pedagógicas do Pombalismo: Verney e Ribeiro Sanches
5.1. As ideias
Iluministas conduzem a reforma Pombalina e
tem uma forte influencia de Luiz Antônio Verney, que escreve a obra: Verdadeiro Método de estudar; Que depois
viria a mudar de título para ser usado no curso de medicina passando a
chamar-se: Verdadeiro Método de estudar
Medicina que foi enriquecido com estudos e experiências;
5.2. O verdadeiro
título do livro era: Verdadeiro Método
para estudar para ser útil a República e a Igreja.
5.3. O volume I veio á
luz denominado “Estudos Linguísticos” e reuniu quatro primeiras cartas versando
a língua portuguesa;
5.4. O volume II
recebeu nome de “Estudos Literários” reunindo cartas quinta e sexta tratando de
retórica e sétima tratando do estudo da poesia;
5.5. Antonio Nunes
Ribeiro Sanches, foi um intelectual, que exerceu influencia na elaboração das
reformas Pombalinas, ele havia estudado medicina na Universidade de Coimbra. E
incorporou experiência ao livro Verdadeiro
Método de estudar Medicina;
5.6. O Colégio dos Nobres, sugerido por
Sanches, foi criado e instalado com o objetivo de formar o perfeito nobre, e em consequência o perfeito comerciante, buscando ajustar a nobreza as novas condições
econômicas, sociais e políticas que o país estava enfrentando, onde a formação
humanista não servia nessas novas condições.
6. A Viradeira de D. Maria I e persistência do
Pombalismo
6.1. Morre Dom José I e
Maria assume o trono;
6.2. Assumindo abandona
os antigos projetos e demitiu Pombal que também foi julgado e condenado a ficar
em distancia da corte e faleceu em 8 de agosto de 1782;
6.3. As reformas
Pombalinas continuaram em curso com as aulas régias.
7.As reformas
Pombalinas no Brasil
7.1. Iniciou-se após a
aprovação do Alvará em 1759 com concursos realizados na Bahia e em Pernambuco.
7.2. Mas o
desenvolvimento das aulas régias se deu de modo lento pela resistência
encontrada e pela falta de recursos;
7.3. As aulas se
estenderam, porém encontrando condições precárias de funcionamento, salários
reduzidos e atrasos de pagamentos;
7.4. O funcionamento
das aulas régias não impediu os estudos nos seminários e colégios das ordens
religiosas;
7.5. Outra instituição
que está inteiramente dentro do espírito iluminista seria o Seminário de Olinda
fundado pelo bispo José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho.
8. Azeredo Coutinho e o
Seminário de Olinda
8.1. Considerada a
melhor Escola Secundária do Brasil, inaugurada em 1800, O Seminário de Olinda;
8.2. O seminário que
não formava somente padres, com ideal pedagógico de reativação da força
material do reino que deveria ser mantido unificado sob um controle de um
Déspota Esclarecido;
8.3.Os resultados
obtidos pelo ensino no Seminário, ultrapassaram no plano político que Coutinho
teria pensado como ideal pedagógico, e o seminário acabou formando
republicanos.
8.4. O seminário
tonou-se sob liderança dos Padres Miguelinho e João Ribeiro o centro da
Revolução Pernambucana e que buscava tornar o Brasil uma República
independente;
8.5. Mas todas
características mostram que as reformas
Pombalinas se contraporiam as bases religiosas e teriam bases na ideias laicas
com preceitos iluministas instituindo o Estado em instrução.
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