quarta-feira, 22 de maio de 2013

Esquema - JOEDSA WANESSA OLIVEIRA - História Licenciatura


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E APRENDIZAGEM.
PROFESSOR ME.: IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
ALUNA: JOEDSA WANESSA OLIVEIRA

Esquema por subordinação.
As ideias pedagógicas do despotismo esclarecido (1759-1827)
1.      Pombal e o Iluminismo Português
1.1. Penetração de ideias iluministas através de residentes estrangeiros;
1.2. (1740) Maria Tereza assume o trono e implanta mudanças, afastando a influência da igreja;
1.3. (1769) Sebastião de Carvalho assume cargo de Marquês e começa a Era Pombalina;
1.4. Sobre a base da Reforma de Lisboa implantasse o “Despotismo Esclarecido”
1.5. Doutrina qual foi criada pelo próprio Marquês e se manteve até 1820 (Revolução Liberal) Apresentando os novos princípios básicos por ele instituídos;
2. A Reforma dos Estudos Menores
2.1. O Alvará de 28 de Junho ateve-se a essa reforma;
2.2. Corresponde ao Ensino primário e Secundário que são ministrados através de aulas régias de primeiras letras, que correspondem a parte inicial dos estudos menores;
2.3. Apresenta as disposições que constituem essa reforma;
2.4. Complementou o Alvará um anexo contendo instruções para os novos professores de gramática latina, grega, hebraica, e de retórica;
2.5. No dia 06 de junho de 1759, foi assinada carta régia que nomeia o Cônego Dom Thomás de Almeida como diretor geral de estudos do Reino e Ultramar;
3. Reforma dos Estudos Maiores: A Universidade de Coimbra( implantada entre 22 de setembro e 24 de outubro de 1772);
3.1. Inicia-se a segunda fase da reforma que corresponde aos estudos maiores, ou Ensino Nível Superior, e o principal elemento dessa nova fase foi a reforma de Universidade de Coimbra. Essa reforma teve o sentindo de orientar a vida cultural portuguesa pela ideologia iluminista;
3.2. Antes da Reforma a Universidade tinha quatro faculdades:  Teologia, Cânones, Direito e Medicina. Os estudos filosóficos realizavam-se no Colégio das Artes e tinha caráter preparatório para os estudos universitários;
3.3. Com a reforma as quatro faculdades tradicionais foram acrescentadas as de Filosofia e Matemática que vieram dar um caráter iluminista a reforma dos estudos maiores. Para ingressar no curso de filosofia o aluno deveria concluir o curso completo de humanidades, incluindo o grego e ter 14 anos. Matemática 15 anos e curso de humanidades;
3.4. Para ingressar no curso os candidatos precisam ter pelo menos 18 anos e domínio prévio de latim, retórica, filosofia metafísica e ética;
3.5. Na faculdade de Medicina as mudanças foram profundas, trabalhando agora uma cátedra por ano e no quinto ano seriam duas cátedras de prática. Em síntese, a Reforma da Universidade de Coimbra teve como marco o progresso das investigações empíricas nos ramos da medicina, matemática e filosofia;
4. Reforma das Escolas de primeiras letras
4.1. Reforma feita para complementar o processo de mudança da instrução pública a parte dos estudos menores referentes às primeiras letras;
4.2 Pondera adotar um plano que se estendesse benefícios do ensino a todos igualmente;
4.3. É aprovado o Plano com a localização de escolas menores e seus respectivos mestres, elaborado pela Mesa Real Sensória;
4.4. Observamos a renovação apresentada pela introdução de filosofia racional e moral;
4.5. Abolira o estudo de filosofia que antes era obrigatório para o ingresso na Universidade.
5. As ideias pedagógicas do Pombalismo: Verney e Ribeiro Sanches
5.1. As ideias Iluministas conduzem a reforma Pombalina e  tem uma forte influencia de Luiz Antônio Verney, que escreve a obra: Verdadeiro Método de estudar; Que depois viria a mudar de título para ser usado no curso de medicina passando a chamar-se: Verdadeiro Método de estudar Medicina que foi enriquecido com estudos e experiências;
5.2. O verdadeiro título do livro era: Verdadeiro Método para estudar para ser útil a República e a Igreja.
5.3. O volume I veio á luz denominado “Estudos Linguísticos” e reuniu quatro primeiras cartas versando a língua portuguesa;
5.4. O volume II recebeu nome de “Estudos Literários” reunindo cartas quinta e sexta tratando de retórica e sétima tratando do estudo da poesia;
5.5. Antonio Nunes Ribeiro Sanches, foi um intelectual, que exerceu influencia na elaboração das reformas Pombalinas, ele havia estudado medicina na Universidade de Coimbra. E incorporou experiência ao livro Verdadeiro Método de estudar Medicina;
5.6. O Colégio dos Nobres, sugerido por Sanches, foi criado e instalado com o objetivo de formar o perfeito nobre, e em consequência o perfeito comerciante, buscando ajustar a nobreza as novas condições econômicas, sociais e políticas que o país estava enfrentando, onde a formação humanista não servia nessas novas condições.
6.  A Viradeira de D. Maria I e persistência do Pombalismo
6.1. Morre Dom José I e Maria assume o trono;
6.2. Assumindo abandona os antigos projetos e demitiu Pombal que também foi julgado e condenado a ficar em distancia da corte e faleceu em 8 de agosto de 1782;
6.3. As reformas Pombalinas continuaram em curso com as aulas régias.
7.As reformas Pombalinas no Brasil
7.1. Iniciou-se após a aprovação do Alvará em 1759 com concursos realizados na Bahia e em Pernambuco.
7.2. Mas o desenvolvimento das aulas régias se deu de modo lento pela resistência encontrada e pela falta de recursos;
7.3. As aulas se estenderam, porém encontrando condições precárias de funcionamento, salários reduzidos e atrasos de pagamentos;
7.4. O funcionamento das aulas régias não impediu os estudos nos seminários e colégios das ordens religiosas;
7.5. Outra instituição que está inteiramente dentro do espírito iluminista seria o Seminário de Olinda fundado pelo bispo José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho.
8. Azeredo Coutinho e o Seminário de Olinda
8.1. Considerada a melhor Escola Secundária do Brasil, inaugurada em 1800, O Seminário de Olinda;
8.2. O seminário que não formava somente padres, com ideal pedagógico de reativação da força material do reino que deveria ser mantido unificado sob um controle de um Déspota Esclarecido;
8.3.Os resultados obtidos pelo ensino no Seminário, ultrapassaram no plano político que Coutinho teria pensado como ideal pedagógico, e o seminário acabou formando republicanos.
8.4. O seminário tonou-se sob liderança dos Padres Miguelinho e João Ribeiro o centro da Revolução Pernambucana e que buscava tornar o Brasil uma República independente;
8.5. Mas todas características  mostram que as reformas Pombalinas se contraporiam as bases religiosas e teriam bases na ideias laicas com preceitos iluministas instituindo o Estado em instrução.



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