terça-feira, 18 de junho de 2013

LINHA DO TEMPO - Gediane silva, Nilton Rogerio, Danilo Lins e Cleberson Pimentel

A EDUCAÇÃO NA RUPTURA POLÍTICA PARA A CONTINUIDADE SOCIOECONÔMICA
                                                                                 
                                                                                              Cleberson Pimentel                                                                                                                                 Danilo Lins                                                                                                                                    Gediane da Silva Oliveira                                                                                                           Nilton Rogério                                                                                                                                                                                         
LINHA DO TEMPO:
1929 ---------> No pensamento em que o Brasil, em consequência da crise geral do capitalismo expressa na quebra da bolsa de Nova York, que arrastou consigo também a economia exportadora de café, cujas receitas financiavam as importações.

1944 ----------> Embora não filiado a UDN,Tendo em vista que esse partido havia liderado a conspiração contra Getulio Vargas, constituirá um ministério predominante udenista e tendo em vista pasta da fazenda, Eugênio Gudin.

1949 ----------> Com a divisão do mundo em dois blocos antagônicos, intensificou-se a corrida armamentista associada a preparação bélica nesse contexto os Estados Unidos criaram o nationnal Wor College. Em decorrência foi criada a ESG brasileira nos moldes de sua congênese americana. O membro mais influente e ilustre foi o general Golberg.

1956 -----------> Em 1956 foi promovido a coronel e retornou ao Estado maior do Exercito, atuando na subseção de doutrina da seção de operação nomeado chéfe de gabinete da secretária - geral do conselho de segurança nacional em fevereiro de 1961

1961- 1962 ---------> Solicitou transferência para a reserva assumindo em 1962 a direção do instituto de pesquisas e estudos sociais (IPES).

1964 -----------> Nesses discursos era uma constante a seguinte temática: as Forças armadas levantaram-se para salvaguarda as tradições restaurar a autoridade manter a ordem, preservar as instituições.

1966 ----------> No livro Geopolítico do Brasil, publicado em 1966, houve algumas características discutíveis. A obra estruturou-se em três partes I - aspectos geopolíticos do Brasil; II - Geopolítica e geoestratégia; III - O Brasil e a defesa do ocidente. Essas três partes são precedidas de uma introdução denominada “O problema vital da segurança nacional.”.

1968 ----------> O plano de fundo dessa tendência está constituído pela teoria da formulação inicial. O aprofundamento das três relações capitalistas decorrente da opção pelo modelo associado dependente trouxe o entendimento de que a educação jogava um papel importante no desenvolvimento e consolidação dessas relações.


1970 -----------> Com base nessa orientação, os integrantes da ESG esmeraram-se em produzir documentos para os cursos ministrados a estagiários militares e civis, o que pode ser ilustrados pelos seguintes textos, publicados em 1970 para a circulação reservados aos estagiários da Associação dos diplomas da Escola Superior de Guerra (ADESG). ESTRATÉGIA NACIONAL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário