Professor: Ivanderson 4º Periodo de
Historia/Licenciatura
Alunos: Alexsandra Patrícia de
Azevedo Cassimiro
Antonio
Carlos Pereira
Bruna
da Silva Souza
Guilherme
Honorato
Pugliese
Falcão
Roseane Adelino
PLANEJAMENTO DE AULA
FAIXA ETÁRIA: alunos de 8 a 12 anos
ASSUNTO: INSTRUMENTO MUSICAL (FLAUTA DOCE), HISTÓRIA.
OBJETIVO: LEVAR O ALUNO A CONHECER UM INSTRUMENTO MUSICAL, SUA
HISTÓRIA E SUA EXECUÇÃO. A música é um meio de sociabilizar.
DESENVOLVIMENTO:
Arqueólogos descobriram em uma caverna na Alemanha um
artefato pré-histórico que eles consideraram como o mais antigo instrumento
musical artesanal já feito: uma flauta de osso de pássaro.
A Flauta é um Instrumento de sopro
(classificado como madeira).
Os
instrumentos classificados como madeiras são os diversos tipos de flautas e
outros instrumentos aerofones de palheta, ainda que muitos deles sejam
construídos com outros materiais.
A Flauta é um
dos instrumentos mais antigos que se conhecem.
A Flauta mais
antiga data de meados do século XIII (Flauta Doce de Dordrecht)
No século XV a
Flauta Doce se desenvolveu e passou a ser chamada como a “flauta da renascença”
que alcançou seu apogeu em meados do século XVI, durante o século XVII foi mais
usada como instrumento solo.
A Flauta doce
chegou à Europa, vinda da Ásia, durante a idade Média e teve sua época de ouro
no Renascimento (século XV e XVI) e durante o século XVII, quando era
construída em vários tamanhos com o intuito de formar famílias que pudessem
tocar juntas.
A Flauta doce
é muito usada para o ensino musical na escola porque seu mecanismo e manejo são
simples. Os orifícios 1, 2 e 3 são
fechados com os dedos indicador, médio e anular da mão esquerda. Os orifícios
4, 5, 6 e 7 com os dedos indicador, médio, anular e mínimo da mão direita. O
orifício posterior é fechado com o polegar da mãos esquerda e, se aberto, os
sons serão mais agudos.
Atualmente o
ensino da flauta está ligada a empresa Yamaha.
USO DE MATÉRIA/PRATICA:
Apresentação
de música executada com flauta doce pelo professor.
Manuseio
de massa de modelar para a criação de uma flauta, observando a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário