segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cordéis de Física - Disciplina Temas de Física na Pesquisa-Formação de Professores

Cordel: O que é o átomo?  - A1

A história é longa e cheia de arrodeio
E repleta de controvérsias, é bela
 E é feia, é verdadeira e é mentirosa
 Vou... falar aqui o acontecido, não
 Se surpreenda, nem fique desanimado
 Ela faz parte de nossa história

Desde os tempos antigos se procura
 Entender o que é o átomo e várias perguntas
 Já foram feitas, de que é feito? qual o seu
 Tamanho? e como é seu formato???
 desse tipo de pergunta que deixa o
cabra encucado

Não sei bem de certo, mais parece que
 tudo começou lá...nos tempos antigo
 nos tempos de reis e deuses
 onde um tal de Demócrito afirmou:
eu sei o que é esse tal átomo!!!

É um negócio bem pequeninho
Muito menor do que um grão de
 Areia, o bichinho é tão pequeno
 Que não tem nada menor do que
 Ele, e são todos muito bem organizados
Na hora de forma alguma matéria

Mas essa conversa não agradou todos
Não, um tal de Aristóteles um desses
Cabras muito empolgado e com cara
De malvado, retrucou!!!
Que arrumadinho que nada, essa
Conversa besta não me diz nada

A coisa é muito mais sublime e perfeita
Não essa coisa feia e sem graça, a
Matéria parece massa de fazer pão,
Que nem um barro mole!!! desses que faz
Tijolo, panela e casa, e tudo quanto
Quiser, é só acreditar....

A final de contas o que deus não
Pode fazer com: terra, água, ar e fogo?
Basta que se misture os quatro elementos
Em várias proporções e tudo certo! dá para
Se fazer de tudo ...
Até pessoas como esse Demón...crito


Nisso, um senhor de oclinhos e franzino,
 Inconformado com as palavras de Aristóteles
 disse: Êpa , seu cabra!!!, sei que você é muito
 respeitado, mais sou inglês e não tem medo de
 de falar a verdade não, além do mais, O rapaz
 não é de todo Errado não ...

Os átomos são esféricos e indivisíveis sim!
São como bola de sinuca, só que não dá para
 Quebrar, e mais ... tem da grande e da pequena
 Umas mais leves e outra mais pesadas, Dá para
misturara-las e formar qualquer coisa, Aristóteles!!!
 te digo uma coisa eu tenho como provar...

A história é longa e cheia de revira voltas,
Tem que diga que átomo é como um pudim
Repletos de ameixas...
outro já diz que tudo isso é besteira
o átomo parece o sistema solar, onde o
núcleo é o sol e os elétrons são como nossos planetas.

Essa conversa de sistema solar, chamou a muito a
 Atenção, parecia que tudo tinha sido resolvido.
Em fim as coisas começariam a fazer mais sentido
E a humanidade já podia parti para o próximo desafio
 Que o trabalho com os átomos parecia ter sido
 Resolvidos...

Atualmente, tem até uma teoria que é mais aceita
Um tal de Niels Bohr, o cabra até gosta do ideia de
 Sistema solar e postulou algumas regras: que o elétron
 Gira ao redor do núcleo em certas orbitas, quando esse
 Eletros pulam de um orbita para outras ganham ou perdem
Energia e que essas energias dependem de cada orbita

Mas, essa história cheia de intrometidos e perguntadores
 Parece não ter fim, e uma conversa de cai e não cai
 Está e não está, é não é, um diz é uma onda outro
Diz, não é matéria...
A impressão é de que ninguém tem certeza
E que várias perguntas ainda devem ser feitas

Sei que tudo parece muito arbitrário e talvez... vá
Encontro com a maneira como você enxergava
As ciências!!! Mas fazer o que?
Hoje te convido a fazer parte desse mundo
Entre nessa loucura e não a arrede o pé
E vá logo me dizendo o que é átomo?


Cordel: A Importância da Física. – A2 (Cordel 1)

Sejam todos bem-vindos
A esta explicação
 Vamos falar de física
Com muita animação
Explicando e dialogando
E assim então comentando
Sua importância para a nação.

A física é importante
Pois explica a natureza
Como tudo começou
Isso tenha a certeza
Pois esse grande instrumento
Traz também conhecimento
E também muita beleza.

O que seria do mundo
Sem o estudo dos gases
E a termodinâmica?
E a lei da gravidade?
Não bastaria um dia
Pra explicar isso ao fundo
Daí vem a física
E dispõe isso pro mundo.

Falando de termologia
Temperatura e calor
E nosso querido Kelvin
Que uma escala inventou
E também como ocorre
Essas propriedades
E as fases do vapor.

Levando em consideração
A lei da termodinâmica
A energia não é criada
Nem ao pouco destruída
Apenas transformada
Para que assim possa
Ser tão conservada.


A sua segunda lei
Fala das máquinas térmicas
Onde há uma conversão
Em outras formas de energia
Se não fosse não haveria
Funcionamento algum
E nem nada mais teria.

Quem iria imaginar
Ou até mesmo estudar
Até dentro do ônibus
A física lá esta
Querendo mostrar pra todos
E assim sendo disposto
E mostrando pro mundo todo
E dizendo que manda lá.

Quase todo cientista
De física sabe de cor
Queria eu a matemática
Entender com mais amor
Não é só eu que sou assim
Alguém chega, fala e diz:
 - Devemos dar mais valor!

Não é todo professor
Que explica física tão bem
Tem prof. que não vale
Nem se quer um vintém
Não explica quase nada
Aluno sai dando patada
Achando que sabe bem.

Então preste atenção
Quem não gosta da matéria
Dou um alerta e digo
Prof.: A1 é fera
Até o Ensino Híbrido
O cara já explicou
Então vamos respeitar
E dar muito mais valor

Finalizando então
Nossa grande jornada
Quero deixar pra você
Uma explicação exata
Que se não fosse a física
Tudo o que na terra existe
Não existiria nada!
O fim é só o começo!


Cordel: Prazer sou a Física – A2 (Cordel 2)

Prazer sou a física
Falo sobre a natureza
A minha linguagem é muito rica
Não duvide da minha grandeza. 

Englobo a área da mecânica
Também óptica e ondulatória
Trabalho com termodinâmica
Nossa física não é contraditória.
Várias pessoas me estudaram
Dar-se a eles o nome de físicos
Aos pouquinhos me encontraram
Sinceramente, são seres míticos.

Destaco Newton com a gravidade
E também com suas três leis
Albert Einstein com a relatividade
Esses e outros caras os considero como Reis.


Cordel em Fisica – A2 (Cordel 3)

Trago agora para vocês
Uma nova invenção
Por favor, prestem atenção
Pois a mistura é arretada
Física com poesia
Vamos lá, garotada

Há diversos assuntos e conceitos
Que se fazem relevantes
Trabalho, força e eletricidade
Podem ser utilizados bastante
Então, não se avexem não
Basta vocês entenderem
Que com muito esforço e dedicação
Vocês irão aprender

Física que estuda a natureza
E toda a sua grandeza
Aprendemos sobre energia
Seja ela cinética ou potencial
Sempre terá um diferencial
Pode ser apenas transformada
Nunca destruída ou criada


Não se pode esquecer
Que na física você encontra
Um conjunto de nomes importantes
Começando pelo Isaac Newton
Um dos gênios comandantes
Que fez de suas leis
A base da Mecânica
Onde envolve até Dinâmica

Física está no nosso dia-a-dia,
E disso não se pode negar
A teoria da relatividade
Albert Einstein está ai para demonstrar

Já Johannes Kepler veio
Revolucionando a Astronomia
Descreveu de forma inédita
O que o mundo ainda não sabia

“A terra gira em torno do sol”
Já dizia Galileu Galilei
Precursor do método científico
Que de tudo já fez

E para encerrar
Digo com muito prazer
Ao estudar física e todas as suas grandezas
Nosso conhecimento irá enriquecer

Cordel: Sobre eletricidade - A3

Cordelista não sou
Mas irei me desafiar
Dialogando com Química e Física
Em sextilhos para rimar
Mesmo sem respeitar a métrica
Os versos vou começar

Para o assunto escolhido
Falar de Eletricidade é a ação
Pois fez surgir a eletrólise
Processo que gera síntese e decomposição
Fazendo avançar nossos discursos
Sobre a matéria e sua formação

Esse tema remonta
Coisas de nosso passado
Que fez Tales de Mileto
Refletir sobre o achado
Na atração exercida pelo âmbar
Conforme havia observado

Aguçou a curiosidade
Mas não chamou muita atenção
Até que no século 16 William Gilbert
Fez do fenômeno investigação
Atritando inúmeros materiais
Para vê-los em ação

Ao passar de um século
Geradores eletrostáticos foram criados
Otto Von Guerricke os concebeu
Aprimorando o estudado
Fenômeno da eletricidade
Que ainda não era explicado

Nos séculos 17 e 18
Os estudos foram ampliados
Inúmeros conceitos para eletricidade
Nesse período foram formulados
Fazendo nossos cientistas
Discordarem entre seus comunicados

Engarrafar o fluído elétrico
Os investigadores tentaram
Construindo garrafas de Leyden
A eletricidade armazenaram
Mas para seu uso efetivo
Nada sobre isso encontraram


Henry Ca vem di sh
Centelhas elétricas usou
Combinando hidrogênio e oxigênio
Da mistura água sintetizou
Na produção de reações químicas
Famosa a eletricidade ficou

Com o avançar dos estudos
Cientistas vieram de todo o lado
Tais como Alessandro Volta
Um pesquisador remado
Que discordou de Luigi Galvani
Sobre seu postulado

No estudo de Galvani
Eletricidade animal era crença
Fluido invisível que formado nos tecidos
Mostrava sua presença
Fazendo aos metais participantes
Quase que uma ofensa

Volta discordou de Galvani
Com um pensamento questionador
“Compreendo que o animal
É somente um condutor”
Esta no contato entre metais
O segredo formador

Com a invenção da pilha
Novos experimentos surgiram
Como a decomposição da água
Que Anthony e William contribuíram
E foi nesse movimento
Que a eletrólise construíram



Cordel: As Transformações Gasosas – A5

As Transformações Gasosas eu escolhi
para construir um Cordel elas eu elegi
por se tratar do estudo de um Gás
temos que pensar no Volume,
Temperatura e Pressão para começar
E elas não devemos confundir

Neste Cordel irei falar
Tudo aquilo que satisfaz
A Isotérmica, Isobárica e Isométrica
Por se tratar de variáveis
Que podem alterar
O sistema de um Gás

A Transformação Isotérmica
Surgiu da Lei de Boyle e Mariotte
Se o volume aumentar
A pressão deve baixar
São inversamente proporcionais
A Temperatura deve ser constante

Uma transformação irá acontecer
Se a pressão constante permanecer
A Temperatura
E o volume
Podem variar
Mas não irão se perder

A segunda Lei irei narrar
Nesta o volume não deve variar
Segundo Charles e Gay-Lussac
Se a temperatura aumentar
As partículas do Gás
Irão se chocar

Para finalizar eu vou dizer
Esta estrofe foi difícil de fazer
Pois estas transformações
São vistas na escola
Como conteúdos
Difíceis de aprender


Cordel: Calor - A7

Calor é uma energia
Em corpos há transferência
Seu curco é natural
Tomemos como interferência
Até o equilíbrio térmico
Guardemos tal referência

Na matéria não há calor
E sim energia interna
Somada no interior
Potencial e cinética
Ao absorver o calor
Modifica a tal interna

Temperatura afinal
Do mover molecular
Média translacional
Cinética molecular
Que com o uso do termômetro
É possível constatar

Encerramos esse estudo
Da física com o cordel
Lembrado de que, contudo
Registremos em papel
A ferramenta didática
Que pode ser o cordel.

Cordel: De Camino a Mar Del Plata. – A8

I
Una mañana de noviembre
como todo el tiempo pasa,
un submarino Argentino
de camino a Mar del Plata,
aplicando los principios
de física y matemática.

 II
Partió desde Ushuaia
por las aguas del atlantico,
despidendose del pueblo
con orgullo enarbolado,
el capitan dió la orden,
el proceso fue iniciado.

 III
Un proceso de rutina
soplo fuerte y bocanada,
se comienza por níveles
dando espacio para el agua,
y el aire que esta adentro
se comprime y se guarda.

IV
Debe hacerse en el lastre
pieza externa y complicada,
bota aire cuando quiere
y recoje agua salada,
o lo hace al contrario
cuando quiere sol a raya.

V
Diferencia en la masa
y el volumen que no cambia
es la lógica correcta,
lo sabe el pez en el agua,
el submarino al imitarlo
distribuye bien la carga.                         (Peso)

VI
Lo sabian los filosofos
Arquimedes les enseñará,
que en fluidos el principio,
la pregunta contestará,
la corona es de oro
o tiene partes de plata?

 VII
Como el viaje es de dias
el submarino sube y baja
aplicando relaciones
entre el volumen y la masa
con la fuerza que lo empuja
y la presión que lo abraza.

 VIII
Hay noticias en el mundo
que le duelen a la patria,
un submarino argentino
de camino a Mar del Plata,
envia noticias con urgencia
es difícil explicarlas.

IX
Por la tarde primavera
caminando por la playa,
esperamos a los heroes
y a la heroina del ARA,
un futuro de alegria
el anhelo en la alborada.

Los países acudieron
es momento de esperanza,
buscan en cada rincón
no queremos se nos vayan,
las palabras son de aliento
la família no se cansa.

XI
El principio fue aplicado
hay certeza que no falla,
que el aire sea sustento,
sea aliento, fuerza y ganas,
hasta que llegue la ayuda,
los devuelvan a sus casas.

XII 
Son 43 hombres dignos
y entre ellos una dama,
teniente de navío
primera latinoamericana,
que aborda un submarino
en funciones asignada.    



Cordel: Rimas de ar e mar ou Poeminha Ecológico – A10

Onde é que Química e Física
Fundamentam o ensinar?
Explicar o voo das aves é Física no ar,
Pois ossos pneumáticos regulam a quantia de ar
Para o pássaro menos denso ficar
Podendo assim flutuar
Expandindo seus pulmões para os sacos de ar...

Também a carena ou quilha contribui para o voar
Pois é preciso avançar, rasgar o ar...
Aerodinâmico se tornar!
A ponto de os inventores inspirar...
Pois o empuxo está sempre a atuar
Nos fluidos, incluindo o ar e o mar
E por falar em mar...

As conchas devem lá ficar,
Aí a Química está!
Pois os sais precisam reincorporar
Para manter a composição
Que está a se alterar
Por causa da imposição
De produzir, consumir e descartar.


O descarte vai parar no mar
Pois está tudo em conexão
Carecendo de reflexão
Reconexão...

Mas não basta parar de interferir
Necessário se faz agir
Para reequilibrar,
Religar a própria pessoa
Ao seu berço natural
Harmonizar!
Gentes e bichos, terra, mar e ar.

As ferramentas para tão urgente tarefa?
Também é a Ciência que dá
Os limites naturais o bicho homem expandiu
Conforto construiu
Baseado em Física e Química,
Novos materiais descobriu
Inventou, explicou, teorizou e formulou
Até Deus questionou...

Cordel: Interdisciplinar dos conceitos físicos – A11

Dou início a esse cordel
com um questionamento
Como ser um professor de Física interdisciplinar
nesse atual momento?

Vamos da Mecânica a Física Moderna
do movimento dos corpos e as forças
a estrutura da matéria e a relatividade
adentrando nos diversos campos e buscando suas semelhanças.

Como articular as diversas áreas ao ensino de Física?
Temos que buscar parcerias e ter atitude
estarmos disponíveis para aprender
e assim atingirmos uma amplitude.

Na maioria das vezes,
quando iniciamos a ensinar
o conteúdo que partimos é o da mecânica
e com a Biologia e Química poderíamos articular.

Poderíamos estudar o movimento dos corpos,
mas ir além do movimento uniforme e circular
estudando as Leis de Newton, articulando com as outras áreas
e não somente até o movimento do Sistema Solar
E na Termodinâmica
estudamos as mudanças de temperatura
de pressão e volume, mas com a Química queremos pensar
e articulações vamos fazer a essa aventura.

Com o calor envolvido nas reações químicas
vamos ter que nos desafiar
e com as trocas de energias
os conceitos físicos e químicos aliar.

No eletromagnetismo temos a interação
entre campos elétricos e magnéticos
e assim vamos buscando articular
para chegar enfim nos fenômenos ópticos.

E nesse ensaio de cordel interdisciplinar
fico instigada a pensar
que se tivéssemos a contribuição de outros colegas
mais fácil seria de articular.

Afinal com o trabalho coletivo
cordéis criativos iríamos criar
e assim teríamos no ensino de Física
um trabalho interdisciplinar.

Cordel A Lâmpada Fluorescente – A12
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Maw-Brc9QgA&feature=youtu.be Acesso em 23 set. 2018
 

Cordel da Física Encantada  - Dinâmica  - A13

“Atadolfa começou a ver a maçã cair
Inté quando foi entender
Que Issac tinha a lhe oferecer
 Pensou que tudo era muito grave
Mas tudo se deve a chamada Lei da Gravidade”

 “A Segunda Lei de Newton conhecida como principio fundamental
Sempre nos deu uma ideia fenomenal
Usada em varias formas de “situação”
Mas o que o caboco tem que saber
Que a Força é igual a massa vezes a aceleração.

“Newton já dizia:
Que toda força que vinha também ia”
Não deixe de estudar não
Pois senão você vai sofrer da lei da Ação e Reação.

Quando você vai para a academia você perde massa
Porque para perder Peso só se pegar uma nave da NASA
Física é assim apenas começa e não termina
Porque aprender é para homem, mulher e menina.


Cordel: O mistério do corpo negativo – A14


https://www.youtube.com/watch?v=Y6yey4nGbfA

Olá a todos,
Qostaria de pedir licença para os responsáveis pela semana. Estou utilizando meus poderes como professor para acrescentar um espaço de compartilhamento de vídeos. O servidor não é dos melhores para upload e download, portanto recomendaria, para quem quer postar um vídeo, hospedar o youtube e colocar o link por aqui.  
Estou disponibilizando aqui um vídeo onde minha noiva (Nordestina, Maranhense de Santa Inês) declama o "cibercordel" que constitui. (A14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário