Cordel: O que é
o átomo? - A1
|
|||
A
história é longa e cheia de arrodeio
E
repleta de controvérsias, é bela
E é feia, é verdadeira e é mentirosa
Vou... falar aqui o acontecido, não
Se surpreenda, nem fique desanimado
Ela faz parte de nossa história
Desde
os tempos antigos se procura
Entender o que é o átomo e várias perguntas
Já foram feitas, de que é feito? qual o seu
Tamanho? e como é seu formato???
desse tipo de pergunta que deixa o
cabra
encucado
Não
sei bem de certo, mais parece que
tudo começou lá...nos tempos antigo
nos tempos de reis e deuses
onde um tal de Demócrito afirmou:
eu
sei o que é esse tal átomo!!!
É
um negócio bem pequeninho
Muito
menor do que um grão de
Areia, o bichinho é tão pequeno
Que não tem nada menor do que
Ele, e são todos muito bem organizados
Na
hora de forma alguma matéria
Mas
essa conversa não agradou todos
Não,
um tal de Aristóteles um desses
Cabras
muito empolgado e com cara
De
malvado, retrucou!!!
Que
arrumadinho que nada, essa
Conversa
besta não me diz nada
A
coisa é muito mais sublime e perfeita
Não
essa coisa feia e sem graça, a
Matéria
parece massa de fazer pão,
Que
nem um barro mole!!! desses que faz
Tijolo,
panela e casa, e tudo quanto
Quiser,
é só acreditar....
A
final de contas o que deus não
Pode
fazer com: terra, água, ar e fogo?
Basta
que se misture os quatro elementos
Em
várias proporções e tudo certo! dá para
Se
fazer de tudo ...
Até
pessoas como esse Demón...crito
|
Nisso,
um senhor de oclinhos e franzino,
Inconformado com as palavras de Aristóteles
disse: Êpa , seu cabra!!!, sei que você é
muito
respeitado, mais sou inglês e não tem medo
de
de falar a verdade não, além do mais, O
rapaz
não é de todo Errado não ...
Os
átomos são esféricos e indivisíveis sim!
São
como bola de sinuca, só que não dá para
Quebrar, e mais ... tem da grande e da
pequena
Umas mais leves e outra mais pesadas, Dá
para
misturara-las
e formar qualquer coisa, Aristóteles!!!
te digo uma coisa eu tenho como provar...
A
história é longa e cheia de revira voltas,
Tem
que diga que átomo é como um pudim
Repletos
de ameixas...
outro
já diz que tudo isso é besteira
o
átomo parece o sistema solar, onde o
núcleo
é o sol e os elétrons são como nossos planetas.
Essa
conversa de sistema solar, chamou a muito a
Atenção, parecia que tudo tinha sido
resolvido.
Em
fim as coisas começariam a fazer mais sentido
E
a humanidade já podia parti para o próximo desafio
Que o trabalho com os átomos parecia ter
sido
Resolvidos...
Atualmente,
tem até uma teoria que é mais aceita
Um
tal de Niels Bohr, o cabra até gosta do ideia de
Sistema solar e postulou algumas regras: que
o elétron
Gira ao redor do núcleo em certas orbitas,
quando esse
Eletros pulam de um orbita para outras
ganham ou perdem
Energia
e que essas energias dependem de cada orbita
Mas,
essa história cheia de intrometidos e perguntadores
Parece não ter fim, e uma conversa de cai e
não cai
Está e não está, é não é, um diz é uma onda
outro
Diz,
não é matéria...
A
impressão é de que ninguém tem certeza
E
que várias perguntas ainda devem ser feitas
Sei
que tudo parece muito arbitrário e talvez... vá
Encontro
com a maneira como você enxergava
As
ciências!!! Mas fazer o que?
Hoje
te convido a fazer parte desse mundo
Entre
nessa loucura e não a arrede o pé
E
vá logo me dizendo o que é átomo?
|
||
Cordel: A
Importância da Física. – A2 (Cordel 1)
|
|||
Sejam
todos bem-vindos
A
esta explicação
Vamos falar de física
Com
muita animação
Explicando
e dialogando
E
assim então comentando
Sua
importância para a nação.
A
física é importante
Pois
explica a natureza
Como
tudo começou
Isso
tenha a certeza
Pois
esse grande instrumento
Traz
também conhecimento
E
também muita beleza.
O
que seria do mundo
Sem
o estudo dos gases
E
a termodinâmica?
E
a lei da gravidade?
Não
bastaria um dia
Pra
explicar isso ao fundo
Daí
vem a física
E
dispõe isso pro mundo.
Falando
de termologia
Temperatura
e calor
E
nosso querido Kelvin
Que
uma escala inventou
E
também como ocorre
Essas
propriedades
E
as fases do vapor.
Levando
em consideração
A
lei da termodinâmica
A
energia não é criada
Nem
ao pouco destruída
Apenas
transformada
Para
que assim possa
Ser
tão conservada.
|
A
sua segunda lei
Fala
das máquinas térmicas
Onde
há uma conversão
Em
outras formas de energia
Se
não fosse não haveria
Funcionamento
algum
E
nem nada mais teria.
Quem
iria imaginar
Ou
até mesmo estudar
Até
dentro do ônibus
A
física lá esta
Querendo
mostrar pra todos
E
assim sendo disposto
E
mostrando pro mundo todo
E
dizendo que manda lá.
Quase
todo cientista
De
física sabe de cor
Queria
eu a matemática
Entender
com mais amor
Não
é só eu que sou assim
Alguém
chega, fala e diz:
- Devemos dar mais valor!
Não
é todo professor
Que
explica física tão bem
Tem
prof. que não vale
Nem
se quer um vintém
Não
explica quase nada
Aluno
sai dando patada
Achando
que sabe bem.
Então
preste atenção
Quem
não gosta da matéria
Dou
um alerta e digo
Prof.:
A1 é fera
Até
o Ensino Híbrido
O
cara já explicou
Então
vamos respeitar
E
dar muito mais valor
Finalizando
então
Nossa
grande jornada
Quero
deixar pra você
Uma
explicação exata
Que
se não fosse a física
Tudo
o que na terra existe
Não
existiria nada!
O
fim é só o começo!
|
||
Cordel: Prazer sou a Física – A2 (Cordel 2)
|
|||
Prazer sou a física
Falo sobre a natureza
A minha linguagem é muito rica
Não duvide da minha grandeza.
Englobo a área da mecânica
Também óptica e ondulatória
Trabalho com termodinâmica
Nossa física não é contraditória.
|
Várias pessoas me estudaram
Dar-se a eles o nome de físicos
Aos pouquinhos me encontraram
Sinceramente, são seres míticos.
Destaco Newton com a gravidade
E também com suas três leis
Albert Einstein com a relatividade
Esses e outros caras os considero como Reis.
|
||
Cordel
em Fisica – A2 (Cordel 3)
|
|||
Trago
agora para vocês
Uma
nova invenção
Por
favor, prestem atenção
Pois
a mistura é arretada
Física
com poesia
Vamos
lá, garotada
Há
diversos assuntos e conceitos
Que
se fazem relevantes
Trabalho,
força e eletricidade
Podem
ser utilizados bastante
Então,
não se avexem não
Basta
vocês entenderem
Que
com muito esforço e dedicação
Vocês
irão aprender
Física
que estuda a natureza
E
toda a sua grandeza
Aprendemos
sobre energia
Seja
ela cinética ou potencial
Sempre
terá um diferencial
Pode
ser apenas transformada
Nunca
destruída ou criada
|
Não
se pode esquecer
Que
na física você encontra
Um
conjunto de nomes importantes
Começando
pelo Isaac Newton
Um
dos gênios comandantes
Que
fez de suas leis
A
base da Mecânica
Onde
envolve até Dinâmica
Física
está no nosso dia-a-dia,
E
disso não se pode negar
A
teoria da relatividade
Albert
Einstein está ai para demonstrar
Já
Johannes Kepler veio
Revolucionando
a Astronomia
Descreveu
de forma inédita
O
que o mundo ainda não sabia
“A
terra gira em torno do sol”
Já
dizia Galileu Galilei
Precursor
do método científico
Que
de tudo já fez
E
para encerrar
Digo
com muito prazer
Ao
estudar física e todas as suas grandezas
Nosso
conhecimento irá enriquecer
|
||
Cordel: Sobre
eletricidade - A3
|
|||
Cordelista
não sou
Mas
irei me desafiar
Dialogando
com Química e Física
Em
sextilhos para rimar
Mesmo
sem respeitar a métrica
Os
versos vou começar
Para
o assunto escolhido
Falar
de Eletricidade é a ação
Pois
fez surgir a eletrólise
Processo
que gera síntese e decomposição
Fazendo
avançar nossos discursos
Sobre
a matéria e sua formação
Esse
tema remonta
Coisas
de nosso passado
Que
fez Tales de Mileto
Refletir
sobre o achado
Na
atração exercida pelo âmbar
Conforme
havia observado
Aguçou
a curiosidade
Mas
não chamou muita atenção
Até
que no século 16 William Gilbert
Fez
do fenômeno investigação
Atritando
inúmeros materiais
Para
vê-los em ação
Ao
passar de um século
Geradores
eletrostáticos foram criados
Otto
Von Guerricke os concebeu
Aprimorando
o estudado
Fenômeno
da eletricidade
Que
ainda não era explicado
Nos
séculos 17 e 18
Os
estudos foram ampliados
Inúmeros
conceitos para eletricidade
Nesse
período foram formulados
Fazendo
nossos cientistas
Discordarem
entre seus comunicados
|
Engarrafar
o fluído elétrico
Os
investigadores tentaram
Construindo
garrafas de Leyden
A
eletricidade armazenaram
Mas
para seu uso efetivo
Nada
sobre isso encontraram
Henry
Ca vem di sh
Centelhas
elétricas usou
Combinando
hidrogênio e oxigênio
Da
mistura água sintetizou
Na
produção de reações químicas
Famosa
a eletricidade ficou
Com
o avançar dos estudos
Cientistas
vieram de todo o lado
Tais
como Alessandro Volta
Um
pesquisador remado
Que
discordou de Luigi Galvani
Sobre
seu postulado
No
estudo de Galvani
Eletricidade
animal era crença
Fluido
invisível que formado nos tecidos
Mostrava
sua presença
Fazendo
aos metais participantes
Quase
que uma ofensa
Volta
discordou de Galvani
Com
um pensamento questionador
“Compreendo
que o animal
É
somente um condutor”
Esta
no contato entre metais
O
segredo formador
Com
a invenção da pilha
Novos
experimentos surgiram
Como
a decomposição da água
Que
Anthony e William contribuíram
E
foi nesse movimento
Que
a eletrólise construíram
|
||
Cordel: As
Transformações Gasosas – A5
|
|||
As Transformações Gasosas eu escolhi
para construir um Cordel elas eu elegi
por se tratar do estudo de um Gás
temos que pensar no Volume,
Temperatura e Pressão para começar
E elas não devemos confundir
Neste Cordel irei falar
Tudo aquilo que satisfaz
A Isotérmica, Isobárica e Isométrica
Por se tratar de variáveis
Que podem alterar
O sistema de um Gás
A Transformação Isotérmica
Surgiu da Lei de Boyle e Mariotte
Se o volume aumentar
A pressão deve baixar
São inversamente proporcionais
A Temperatura deve ser constante
|
Uma transformação irá acontecer
Se a pressão constante permanecer
A Temperatura
E o volume
Podem variar
Mas não irão se perder
A segunda Lei irei narrar
Nesta o volume não deve variar
Segundo Charles e Gay-Lussac
Se a temperatura aumentar
As partículas do Gás
Irão se chocar
Para finalizar eu vou dizer
Esta estrofe foi difícil de fazer
Pois estas transformações
São vistas na escola
Como conteúdos
Difíceis de aprender
|
||
Cordel: Calor -
A7
|
|||
Calor
é uma energia
Em
corpos há transferência
Seu
curco é natural
Tomemos
como interferência
Até
o equilíbrio térmico
Guardemos
tal referência
Na
matéria não há calor
E
sim energia interna
Somada
no interior
Potencial
e cinética
Ao
absorver o calor
Modifica
a tal interna
|
Temperatura
afinal
Do
mover molecular
Média
translacional
Cinética
molecular
Que
com o uso do termômetro
É
possível constatar
Encerramos
esse estudo
Da
física com o cordel
Lembrado
de que, contudo
Registremos
em papel
A
ferramenta didática
Que
pode ser o cordel.
|
||
Cordel: De Camino
a Mar Del Plata. – A8
|
|||
I
Una mañana de
noviembre
como todo el
tiempo pasa,
un submarino
Argentino
de camino a Mar
del Plata,
aplicando los
principios
de física y
matemática.
II
Partió desde
Ushuaia
por las aguas del
atlantico,
despidendose del
pueblo
con orgullo
enarbolado,
el capitan dió la
orden,
el proceso fue
iniciado.
III
Un proceso de
rutina
soplo fuerte y
bocanada,
se comienza por
níveles
dando espacio
para el agua,
y el aire que
esta adentro
se comprime y se
guarda.
IV
Debe hacerse en
el lastre
pieza externa y
complicada,
bota aire cuando
quiere
y recoje agua
salada,
o lo hace al
contrario
cuando quiere sol
a raya.
V
Diferencia en la
masa
y el volumen que
no cambia
es la lógica
correcta,
lo sabe el pez en
el agua,
el submarino al
imitarlo
distribuye bien
la carga.
(Peso)
VI
Lo sabian los
filosofos
Arquimedes les
enseñará,
que en fluidos el
principio,
la pregunta
contestará,
la corona es de
oro
o tiene partes de
plata?
|
VII
Como el viaje es
de dias
el submarino sube
y baja
aplicando
relaciones
entre el volumen
y la masa
con la fuerza que
lo empuja
y la presión que
lo abraza.
VIII
Hay noticias en
el mundo
que le duelen a
la patria,
un submarino
argentino
de camino a Mar
del Plata,
envia noticias
con urgencia
es difícil
explicarlas.
IX
Por la tarde
primavera
caminando por la
playa,
esperamos a los
heroes
y a la heroina
del ARA,
un futuro de
alegria
el anhelo en la
alborada.
X
Los países
acudieron
es momento de
esperanza,
buscan en cada
rincón
no queremos se
nos vayan,
las palabras son
de aliento
la família no se
cansa.
XI
El principio fue
aplicado
hay certeza que
no falla,
que el aire sea
sustento,
sea aliento,
fuerza y ganas,
hasta que llegue
la ayuda,
los devuelvan a
sus casas.
XII
Son 43 hombres
dignos
y entre ellos una
dama,
teniente de navío
primera
latinoamericana,
que aborda un
submarino
en funciones
asignada.
|
||
Cordel: Rimas de ar e mar ou Poeminha Ecológico – A10
|
|||
Onde é que Química e Física
Fundamentam o ensinar?
Explicar o voo das aves é Física no ar,
Pois ossos pneumáticos regulam a quantia de ar
Para o pássaro menos denso ficar
Podendo assim flutuar
Expandindo seus pulmões para os sacos de ar...
Também a carena ou quilha contribui para o voar
Pois é preciso avançar, rasgar o ar...
Aerodinâmico se tornar!
A ponto de os inventores inspirar...
Pois o empuxo está sempre a atuar
Nos fluidos, incluindo o ar e o mar
E por falar em mar...
As conchas devem lá ficar,
Aí a Química está!
Pois os sais precisam reincorporar
Para manter a composição
Que está a se alterar
Por causa da imposição
De produzir, consumir e descartar.
|
O descarte vai parar no mar
Pois está tudo em conexão
Carecendo de reflexão
Reconexão...
Mas não basta parar de interferir
Necessário se faz agir
Para reequilibrar,
Religar a própria pessoa
Ao seu berço natural
Harmonizar!
Gentes e bichos, terra, mar e ar.
As ferramentas para tão urgente tarefa?
Também é a Ciência que dá
Os limites naturais o bicho homem expandiu
Conforto construiu
Baseado em Física e Química,
Novos materiais descobriu
Inventou, explicou, teorizou e formulou
Até Deus questionou...
|
||
Cordel: Interdisciplinar
dos conceitos físicos – A11
|
|||
Dou início a esse cordel
com um questionamento
Como ser um professor de Física interdisciplinar
nesse atual momento?
Vamos da Mecânica a Física Moderna
do movimento dos corpos e as forças
a estrutura da matéria e a relatividade
adentrando nos diversos campos e buscando suas semelhanças.
Como articular as diversas áreas ao ensino de Física?
Temos que buscar parcerias e ter atitude
estarmos disponíveis para aprender
e assim atingirmos uma amplitude.
Na maioria das vezes,
quando iniciamos a ensinar
o conteúdo que partimos é o da mecânica
e com a Biologia e Química poderíamos articular.
Poderíamos estudar o movimento dos corpos,
mas ir além do movimento uniforme e circular
estudando as Leis de Newton, articulando com as outras áreas
e não somente até o movimento do Sistema Solar
|
E na Termodinâmica
estudamos as mudanças de temperatura
de pressão e volume, mas com a Química queremos pensar
e articulações vamos fazer a essa aventura.
Com o calor envolvido nas reações químicas
vamos ter que nos desafiar
e com as trocas de energias
os conceitos físicos e químicos aliar.
No eletromagnetismo temos a interação
entre campos elétricos e magnéticos
e assim vamos buscando articular
para chegar enfim nos fenômenos ópticos.
E nesse ensaio de cordel interdisciplinar
fico instigada a pensar
que se tivéssemos a contribuição de outros colegas
mais fácil seria de articular.
Afinal com o trabalho coletivo
cordéis criativos iríamos criar
e assim teríamos no ensino de Física
um trabalho interdisciplinar.
|
||
Cordel A Lâmpada Fluorescente – A12
|
|||
Cordel da
Física Encantada - Dinâmica - A13
“Atadolfa começou a ver a maçã cair
Inté quando foi entender
Que Issac tinha a lhe oferecer
Pensou que tudo era muito grave
Mas tudo se deve a chamada Lei da
Gravidade”
“A Segunda Lei de Newton conhecida como
principio fundamental
Sempre nos deu uma ideia fenomenal
Usada em varias formas de “situação”
Mas o que o caboco tem que saber
Que a Força é igual a massa vezes a
aceleração.
“Newton já dizia:
Que toda força que vinha também ia”
Não deixe de estudar não
Pois senão você vai sofrer da lei da
Ação e Reação.
Quando você vai para a academia você
perde massa
Porque para perder Peso só se pegar
uma nave da NASA
Física é assim apenas começa e não
termina
Porque aprender é para homem, mulher e
menina.
|
|||
Cordel: O
mistério do corpo negativo – A14
|
|||
Olá
a todos,
Qostaria
de pedir licença para os responsáveis pela semana. Estou utilizando meus
poderes como professor para acrescentar um espaço de compartilhamento de
vídeos. O servidor não é dos melhores para upload e download, portanto
recomendaria, para quem quer postar um vídeo, hospedar o youtube e colocar o
link por aqui.
Estou
disponibilizando aqui um vídeo onde minha noiva (Nordestina, Maranhense de
Santa Inês) declama o "cibercordel" que constitui. (A14)
|
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Cordéis de Física - Disciplina Temas de Física na Pesquisa-Formação de Professores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário