quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Quadro de categorização

 

 

Quais são as possibilidades de utilização do software Tracker que possam contribuir com a compreensão de situações do cotidiano dos alunos?

Código da unidade

 

Unidades de significado

 

Palavras-chave

 

Título

Código da categoria

G1.1

Achamos bem prático

Praticidade

Videoanálise como atividade de fácil utilização.

3

 

G1.2

 

Quase não tivemos erros e incertezas

 

Precisão

O software Tracker permite menos propagação de erros e incertezas,

proporcionando assim valores mais precisos.

 

3

 

G1.3

 

Na videoanálise é mais rápido, fácil, prático e mais provável

 

Rapidez

A videoanálise como uma atividade compatível com a carga horária da disciplina e com a carência de laboratórios físicos nas escolas

 

3, 4

 

 

G1.4

 

 

A aceleração da Gravidade é constante

 

 

Aceleração

O valor da gravidade varia de acordo com relação ao nível do mar, mas nessa unidade o estudante quis expressar que o seu valor não variou em todo movimento, mas sim a sua

velocidade

 

 

1

G1.5

A velocidade aumenta durante a queda

Velocidade

A ação da gravidade proporciona um aumento da velocidade

1

G2.1

Por conta da gravidade os objetos caiem

Gravidade

O movimento de queda livre surge pela presença da gravidade no local

1

 

G2.2

A vdeoanálise permite analisar pontos da trajetória do objeto durante a queda

 

Análise detalhada

Através da videoanálise é possível visualizar de forma mais detalhada o movimento do

objeto

 

1, 3

 

G3.1

Na atividade experimental os resultados foram diferentes e imprecisos, já na atividade com o software os dados se aproximaram mais do valor da gravidade.

 

Experimentação e videoanálise

 

A videoanálise como não sendo uma prática experimental na concepção do grupo

 

2

G3.2

Na videoanálise os dados se aproximaram mais do valor da gravidade.

Precisão

A videoanálise proporciona valores mais precisos

3, 4

G3.3

A gravidade puxa as coisas para o centro da Terra, comprovando assim a ação da queda livre.

Gravidade

Atração gravitacional no movimento de queda livre

1


 

G3.4

O software Tracker proporciona mais certeza no resultado e aproximação do valor real da gravidade.

Precisão

Verificação das concepções teóricas através da experimentação por meio da videoanálise

3, 4

G4.1

Foi mais fácil usar o software.

Facilidade

Software Tracker de fácil utilização

3

G4.2

O software Tracker permite mais precisão

Precisão

Precisão de dados

3

G4.3

A gravidade puxa/atrai as coisas para o chão, proporcionando a queda livre.

Atração

A gravidade proporciona a atração entre o objeto e a Terra

1

G4.4

A videoanálise permite ver de forma mais detalhada a ação da gravidade e a queda livre.

Análise detalhada

A videoanálise permite a visualização de fênomenos físicos

1, 3

G5.1

Na videoanálise foi fácil, porque foi só gravar e marcar o objeto em queda livre.

Facilidade

No software Tracker dados são geradas a partir da marcação do objeto

3

 

G5.2

Na videoanálise o valor da gravidade deu mais preciso, porque os cálculos foram realizados no computador e proporciona menos erros.

Precisão e facilidade

O software Tracker auxiliam nas dificuldades em representações matemáticas

 

3, 4

G5.3

Ao cair vai aumentando a velocidade.

Velocidade

No movimento de queda livre o objeto aumenta a velocidade

1

G5.4

A videoanálise facilitou na visualização dos detalhes da queda do objeto.

Análise detalhada

A videoanálise permite uma análise detalhada do movimento

1, 3

 

G6.1

Na utilização do programa foi mais difícil, pois, a edição do

vídeo foi mais complicada, pois estava dando erro ao recortar o vídeo.

 

Dificuldade

Foi difícil para grupo conseguir fazer o recorte do vídeo

 

5

G6.2

O objeto vai aumentando sua velocidade conforme vai caindo.

Velocidade

A velocidade do objeto aumenta a medida que vai caindo em queda livre

1

 

G6.3

O software oferece as possibilidades de análise, edição de vídeo e os cálculos registrados em gráficos e tabelas.

 

Análise detalhada

O Software Tracker oferece ferramentas de recorte de vídeo, e construção de gráficos e

tabelas

 

3

 

G7.1

Sentimos dificuldades na utilização das ferramentas do programa, e não conseguimos recortar o vídeo na cena da queda.

 

Dificuldade

 

Dificuldades em recortar o vídeo

 

5

 

G8.1

 

Na atividade experimental tivemos mais trabalho do que na videoanálise.

 

Experimentação e videoanálise

 

A videoanálise como não sendo uma prática experimental na concepção do grupo

 

2

G8.2

É possível analisar e entender de forma diferente quando colocamos a situação em uma velocidade menor.

Análise detalhada

A videoanálise permite a reprodução do fenômeno em câmara lenta

1, 3


 

G9.1

No PC é bem mais fácil de coletar os dados.

Recursos digitais

A utilização de recursos digitais que facilitam na coleta de dados

3

G9.2

Para ter um resultado perfeito temos que soltar o objeto em um lugar fechado com pouca resistência do ar.

Precisão

A busca por um resultado coerente com as concepções teóricas

4

 

G9.3

O software Tracker ajudar a encontrar os gráficos nas atividades da disciplina de Física.

 

Gráficos

O software Tracker ajuda no estudo do movimento apresentando os valores em gráficos e tabelas

 

3

 

G10.1

Houve dificuldade e sensibilidade ao tentar alinhar o eixo do plano da imagem e na marcação do objeto quando sua

velocidade estava aumentando e sua imagem não ficava nítida.

 

Dificuldade

 

Falta de prática com a utilização do software

Tracker

 

5

 

G10.2

A medição, utilizando a fita, da altura do percurso que o objeto iria percorrer pode ter influenciado nos erros e incertezas.

 

Incerteza nos dados

 

Propagação de erros de medidas

 

1

 

 

G10.3

Na atividade convencional, a coleta de dados sobre o intervalo de tempo foi imprecisa. Já na atividade experimental, esses dados puderam ser mais precisos, devido aos cortes no vídeo original que permitiu uma

análise mais precisa.

 

 

Precisão

 

A videoanálise proporciona resultados mais precisos

 

 

3

 

G10.4

A atividade que mais se aproximou do valor da gravidade foi a videoanálise utilizando o software Tracker. Isso se deu devido a uma maior precisão dos dados extraídos.

 

Precisão

A busca por um resultado coerente com as concepções teóricas

 

3

 

G10.5

A queda livre ocorre quando um corpo é abandonado a uma certa altura, ou seja, sua velocidade inicial é igual a

zero. A ação da gravidade faz com que esse corpo ganhe velocidade e caia.

 

Ação da gravidade

A gravidade permite a um objeto abandonado do repouso que sua velocidade aumente a medida que for caindo em queda livre

 

1

 

G10.6

A videoanálise possibilita a coleta de dados aproximados da aceleração da gravidade e a análise do conceito de queda livre.

 

Análise detalhada

Análise de fenômenos físicos através da experimentação por meio da videoanálise

 

3, 4

 

G11.1

Tivemos que gravar outro vídeo, pois na primeira videoanálise tivemos dificuldade de posicionar o eixo, pois que estava gravando ficou balançando o telefone.

 

videoanálise

 

Cuidados durante a realização da atividade

 

5

G11.2

Na videoanálise utilizando o software Tracker foram mais específicos os resultados.

Análise detalhada

A videoanálise proporciona resultados mais detalhados

3

G11.3

Com a ação da queda livre a velocidade aumenta.

Velocidade

A velocidade do objeto aumenta a medida que vai caindo em queda livre

1


 

G11.4

O software Tracker proporciona mais conhecimento e aprendizagem na disciplina de Física.

Conceitos científicos

Estudo de situações físicas através da experimentação por meio da videoanálise

3

 

G12.1

Retiramos das tabelas na segunda videoanálise os valores positivos, consideramos eles como incerteza já que a gravidade tem valor negativo, então eles surgiram porque estávamos marcando de forma errada o objeto.

 

Incerteza nos dados

 

Percepção de valores que foram coletados de maneira incorreta

 

1

 

G12.2

Nos resultados das atividades, a do computador se aproximou mais do valor correto, talvez na da sala tem sido mal coletado os dados e por isso não chegamos nem perto

do resultado correto.

 

Erros de medição

 

Durante as medições podem ocorrer propagação de erros

 

5

G12.3

Se a gravidade não existe o objeto não cairia na vertical.

Gravidade

A ação da gravidade permite que os objetos caiam

1

 

G12.4

Na terra o objeto cai para baixo quando é abandonado,

mas se não for abandonada e sim lançado em outra direção o movimento seria outro diferente da queda livre.

 

Gravidade

A gravidade age na direção vertical e para baixo

 

1

G12.5

O software Tracker facilitou na construção dos gráficos.

Análise detalhada

O software Tracker permite a construção de gráficos

3

G12.6

O software Tracker é bom, pois dá os resultados quase perfeito.

Precisão

O software Tracker apresenta resultados mais precisos

3, 4

G13.1

Foi mais fácil usando o computador

Facilidade

O Software Tracker é de fácil utilização

3

G13.2

O valor do computador se aproximou mais do valor da gravidade na Terra.

Precisão

O software Tracker apresenta resultados mais precisos

3, 4

 

G13.3

 

A gravidade é negativa

 

Gravidade

A gravidade tem sua ação no sentido para baixo sendo assim considerada negativa quando a referência adotada da altura aumenta no sentido para cima.

 

1

G13.4

A medida que o objeto vai caindo sua velocidade aumenta

Velocidade

A velocidade do objeto aumenta a medida que vai caindo

1

 

G13.5

 

O software ajuda a encontrar o valor mais rápido.

 

Facilidade

A videoanálise é uma atividade experimental

que pode ser realiza em um tempo compatível com a carga horária da disciplina

 

3

G14.1

Tivemos dificuldade em recortar o vídeo

Dificuldade

O grupo sentiu dificuldade em utilizar as ferramentas de recortar o vídeo

5

 

G15.1

Quanto mais alto for abandonado o objeto maior será a velocidade que ele chega no chão.

 

Velocidade

A aceleração gravitacional promove o aumento de velocidade e essa variação

também depende da distância percorrida

 

1


 

 

G15.2

O software Tracker teve como base fazer com que pudéssemos ter fácil acesso aos conhecimento de físicas e facilitou na atividade experimental.

Conceitos científicos

O software Tracker permite o estudo de conceitos da disciplina de Física

 

3

 

G16.1

A utilização do software Tracker permitiu aprender de forma fácil os conceitos da matéria de Física, pois é necessário trabalhar com cálculos, tabelas e gráficos.

Facilidade e Conceitos científicos

 

O software Tracker permite de maneira fácil o estudo de situações físicas

 

1

G17.1

Tivemos dificuldade de cortar o vídeo

Dificuldade

O grupo sentiu dificuldade em utilizar as ferramentas de recortar o vídeo

5

G17.2

Por conta da gravidade os objetos chegavam mais rápidos no chão

Gravidade

A gravidade age na direção vertical e para baixo

1

G17.3

O software Tracker ajuda a analisar os movimentos com gráficos e tabelas

Análise detalhada

O software Tracker permite de maneira fácil o estudo de situações físicas

3

 

G18.1

Tivemos mais facilidade na videoanálise, porque só era necessário importar o vídeo, recordar e marcar o objeto, e os gráficos já saíam todos prontos.

 

Facilidade e Análise detalhada

A atividade experimental por meio da videoanálise é de fácil utilização e permite o estudo de situações físicas

 

3

 

G18.2

Quando um objeto cai de uma certa altura o valor da aceleração gravitacional permanece a mesma, mas a

velocidade do objeto aumenta.

Gravidade e velocidade

A gravidade age da mesma maneira para objetos que estejam no mesmo local, e

provoca o aumento da velocidade.

 

1

 

G18.3

O software Tracker é simplificado e tem praticamente todas as ferramentas necessárias para analisar o movimento, e isso ajuda muito.

Prático e análise detalha de movimento

A videoanálise utilizando o software Tracker permite a análise detalhada do movimento de fácil manuseio

 

3

 

G19.1

 

A videoanálise permite visualizar as posições do objeto em diferentes instantes de tempo.

 

Análise detalhada

A experimentação por meio da videoanálise permite a análise da variação das posições, e como isso, a percepção do movimento

uniformemente variado

 

1, 3

 

G19.2

Percebemos que a massa do objeto não interfere em sua queda, pois a gravidade é a mesma para qualquer que seja o objeto.

 

Gravidade

A aceleração da gravidade não depende da massa do objeto e age da mesma forma quando esses objetos estão localizados na

mesma região

 

1

 

G19.3

Na queda livre o objeto é largada e tem velocidade igual a zero.

 

Velocidade

A gravidade permite o aumento da velocidade

de um objeto que é abandonado em estado de repouso

 

1


 

 

G20.1

Tivemos que realizar duas videoanálise, pois na primeira estávamos marcando o objeto de maneira errada, mas na segunda videoanálise conseguimos obter o valor de 9,08.

 

Precisão e atenção

Em atividades experimentais é necessário atenção e cuidados para obter resultados mais precisos

 

5

G20.2

Na videoanálise foi fácil de coletar os dados e se aproximou do valor teórico.

Facilidade

A videoanálise permite a percepção de conhecimentos científicos

4

G20.3

A medida que o objeto vai caindo sua velocidade vai aumentando.

Velocidade

A velocidade aumenta à medida que vai caindo por conta da ação da queda livre

1

G20.4

O software Tracker permitiu recortar o vídeo e a construção de gráficos.

Facilidade

O software permite recortar vídeos e a construção de gráficos

3

 

 

G21.1

Gostamos da atividade convencional, pois usamos cálculos e conseguimos encontrar os valores, mas não foram tão precisos quanto na videoanálise, pois tivemos dificuldade em marca os instantes de tempo da queda isso por ser manual tem mais chance de errar.

 

Experimentação e videoanálise

 

As duas atividades experimentais são importantes no processo de ensino e aprendizagem

 

 

2

G21.2

A gravidade direciona os objetos para o centro da Terra.

Gravidade

A gravidade age na direção vertical e para baixo

1

G21.3

A medida que o objeto ia caindo sua velocidade vai aumentando.

Velocidade

A velocidade aumenta à medida que vai caindo por conta da ação da queda livre

1

G21.4

O software Tracker facilitou na construção correta de gráficos e tabelas.

Análise detalhada

O software proporciona ferramentas de construção de gráficos

3

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