Quais
são as possibilidades de utilização do software Tracker que possam contribuir com a
compreensão de situações do cotidiano dos alunos? |
||||
Código da unidade |
Unidades de significado |
Palavras-chave |
Título |
Código da
categoria |
G1.1 |
Achamos bem prático |
Praticidade |
Videoanálise como atividade de fácil utilização. |
3 |
G1.2 |
Quase não tivemos erros e incertezas |
Precisão |
O
software Tracker permite menos
propagação de erros e incertezas, proporcionando assim valores mais precisos. |
3 |
G1.3 |
Na videoanálise é mais rápido, fácil,
prático e mais provável |
Rapidez |
A videoanálise como uma atividade compatível com a
carga horária da disciplina e com
a carência de laboratórios físicos nas escolas |
3, 4 |
G1.4 |
A aceleração da Gravidade
é constante |
Aceleração |
O valor da gravidade varia de acordo com
relação ao nível do mar, mas nessa unidade o estudante quis expressar que o
seu valor não variou em todo movimento, mas sim a sua velocidade |
1 |
G1.5 |
A velocidade aumenta durante a queda |
Velocidade |
A
ação da gravidade proporciona um aumento da velocidade |
1 |
G2.1 |
Por conta da gravidade os objetos caiem |
Gravidade |
O movimento de queda livre surge pela presença da
gravidade no local |
1 |
G2.2 |
A vdeoanálise permite
analisar pontos da trajetória do objeto durante a queda |
Análise detalhada |
Através da
videoanálise é possível visualizar de forma mais detalhada o movimento do objeto |
1, 3 |
G3.1 |
Na atividade experimental os resultados
foram diferentes e imprecisos, já na atividade com o software os dados se
aproximaram mais do valor da gravidade. |
Experimentação e
videoanálise |
A videoanálise como não
sendo uma prática experimental na concepção do grupo |
2 |
G3.2 |
Na
videoanálise os dados se aproximaram mais do valor da gravidade. |
Precisão |
A
videoanálise proporciona valores mais precisos |
3, 4 |
G3.3 |
A gravidade puxa as coisas para o centro da
Terra, comprovando assim a ação da queda livre. |
Gravidade |
Atração gravitacional no movimento de queda
livre |
1 |
G3.4 |
O software Tracker proporciona mais certeza no
resultado e aproximação do valor real da gravidade. |
Precisão |
Verificação das concepções
teóricas através da experimentação por meio da videoanálise |
3, 4 |
G4.1 |
Foi mais fácil usar o software. |
Facilidade |
Software Tracker de fácil utilização |
3 |
G4.2 |
O software Tracker permite mais precisão |
Precisão |
Precisão de dados |
3 |
G4.3 |
A
gravidade puxa/atrai as coisas para o chão, proporcionando a queda livre. |
Atração |
A gravidade proporciona a atração entre o objeto e
a Terra |
1 |
G4.4 |
A videoanálise permite ver de forma mais
detalhada a ação da gravidade e a queda livre. |
Análise
detalhada |
A videoanálise permite a visualização de
fênomenos físicos |
1, 3 |
G5.1 |
Na
videoanálise foi fácil, porque foi só gravar e marcar o objeto em queda
livre. |
Facilidade |
No software Tracker
dados são geradas a partir da marcação do objeto |
3 |
G5.2 |
Na
videoanálise o valor da gravidade deu mais preciso, porque os cálculos foram
realizados no computador e proporciona menos erros. |
Precisão e
facilidade |
O software Tracker auxiliam nas dificuldades em representações matemáticas |
3, 4 |
G5.3 |
Ao cair vai aumentando a velocidade. |
Velocidade |
No movimento de queda livre o objeto aumenta a
velocidade |
1 |
G5.4 |
A videoanálise facilitou na visualização
dos detalhes da queda do objeto. |
Análise
detalhada |
A videoanálise permite uma análise
detalhada do movimento |
1, 3 |
G6.1 |
Na utilização do programa foi mais difícil, pois,
a edição do vídeo
foi mais complicada, pois estava dando erro ao recortar o vídeo. |
Dificuldade |
Foi difícil para grupo conseguir fazer o
recorte do vídeo |
5 |
G6.2 |
O objeto vai aumentando sua velocidade
conforme vai caindo. |
Velocidade |
A velocidade do objeto
aumenta a medida que vai caindo em queda livre |
1 |
G6.3 |
O software oferece as possibilidades de
análise, edição de vídeo e os cálculos registrados em gráficos e tabelas. |
Análise
detalhada |
O Software Tracker oferece ferramentas de recorte
de vídeo, e construção de gráficos e tabelas |
3 |
G7.1 |
Sentimos
dificuldades na utilização das ferramentas do programa, e não conseguimos
recortar o vídeo na cena da queda. |
Dificuldade |
Dificuldades em recortar o
vídeo |
5 |
G8.1 |
Na atividade experimental
tivemos mais trabalho do que na videoanálise. |
Experimentação e
videoanálise |
A videoanálise como não
sendo uma prática experimental na concepção do grupo |
2 |
G8.2 |
É possível analisar e entender de forma
diferente quando colocamos a situação em uma velocidade menor. |
Análise
detalhada |
A videoanálise permite a reprodução do
fenômeno em câmara lenta |
1, 3 |
G9.1 |
No PC é bem mais fácil de coletar os dados. |
Recursos
digitais |
A utilização de recursos
digitais que facilitam na coleta de dados |
3 |
G9.2 |
Para ter um resultado perfeito temos que
soltar o objeto em um lugar fechado com pouca resistência do ar. |
Precisão |
A busca por um resultado coerente com as
concepções teóricas |
4 |
G9.3 |
O software Tracker ajudar a encontrar os gráficos
nas atividades da disciplina de Física. |
Gráficos |
O
software Tracker ajuda no estudo do
movimento apresentando os valores em gráficos e tabelas |
3 |
G10.1 |
Houve dificuldade e sensibilidade ao tentar
alinhar o eixo do plano da imagem e na marcação do objeto quando sua velocidade
estava aumentando e sua imagem não ficava nítida. |
Dificuldade |
Falta de prática com a
utilização do software Tracker |
5 |
G10.2 |
A medição, utilizando a fita, da altura do
percurso que o objeto iria percorrer pode ter influenciado nos erros e
incertezas. |
Incerteza nos
dados |
Propagação de erros de
medidas |
1 |
G10.3 |
Na atividade convencional, a coleta de
dados sobre o intervalo de tempo foi imprecisa. Já na atividade experimental,
esses dados puderam ser mais precisos, devido aos cortes no vídeo original
que permitiu uma análise mais precisa. |
Precisão |
A videoanálise proporciona
resultados mais precisos |
3 |
G10.4 |
A atividade que mais se aproximou do valor da
gravidade foi a videoanálise utilizando o software Tracker. Isso se deu
devido a uma maior precisão dos dados extraídos. |
Precisão |
A busca por um resultado coerente com as
concepções teóricas |
3 |
G10.5 |
A queda livre ocorre quando um corpo é
abandonado a uma certa altura, ou seja, sua velocidade inicial é igual a zero.
A ação da gravidade faz com que esse corpo ganhe velocidade e caia. |
Ação da gravidade |
A gravidade permite a um objeto abandonado
do repouso que sua velocidade aumente a medida que for caindo em queda livre |
1 |
G10.6 |
A videoanálise possibilita a coleta de dados
aproximados da aceleração da gravidade e a análise do conceito de queda
livre. |
Análise detalhada |
Análise de fenômenos físicos através da
experimentação por meio da videoanálise |
3, 4 |
G11.1 |
Tivemos
que gravar outro vídeo, pois na primeira videoanálise tivemos dificuldade de
posicionar o eixo, pois que estava gravando ficou balançando o telefone. |
videoanálise |
Cuidados durante a
realização da atividade |
5 |
G11.2 |
Na videoanálise utilizando
o software Tracker foram mais
específicos os resultados. |
Análise
detalhada |
A videoanálise proporciona resultados mais
detalhados |
3 |
G11.3 |
Com a ação da queda livre a velocidade
aumenta. |
Velocidade |
A velocidade do objeto aumenta a medida que
vai caindo em queda livre |
1 |
G11.4 |
O software Tracker proporciona mais conhecimento e aprendizagem na
disciplina de Física. |
Conceitos
científicos |
Estudo de situações físicas através da
experimentação por meio da videoanálise |
3 |
G12.1 |
Retiramos
das tabelas na segunda videoanálise os valores positivos, consideramos eles
como incerteza já que a gravidade tem valor negativo, então eles surgiram
porque estávamos marcando de forma errada o objeto. |
Incerteza nos
dados |
Percepção de valores que
foram coletados de maneira incorreta |
1 |
G12.2 |
Nos resultados das
atividades, a do computador se aproximou mais do valor correto, talvez na da
sala tem sido mal coletado os dados e por isso não chegamos nem perto do resultado correto. |
Erros de medição |
Durante as medições podem
ocorrer propagação de erros |
5 |
G12.3 |
Se a gravidade não existe o objeto não
cairia na vertical. |
Gravidade |
A
ação da gravidade permite que os objetos caiam |
1 |
G12.4 |
Na terra o objeto cai para baixo quando é
abandonado, mas se não for abandonada e sim lançado em outra
direção o movimento seria outro diferente da queda livre. |
Gravidade |
A gravidade age na direção vertical e para
baixo |
1 |
G12.5 |
O software Tracker facilitou na construção dos gráficos. |
Análise
detalhada |
O software Tracker permite a construção de gráficos |
3 |
G12.6 |
O
software Tracker é bom, pois dá os
resultados quase perfeito. |
Precisão |
O
software Tracker apresenta
resultados mais precisos |
3, 4 |
G13.1 |
Foi mais fácil usando o computador |
Facilidade |
O Software Tracker é de fácil utilização |
3 |
G13.2 |
O
valor do computador se aproximou mais do valor da gravidade na Terra. |
Precisão |
O
software Tracker apresenta
resultados mais precisos |
3, 4 |
G13.3 |
A gravidade é negativa |
Gravidade |
A gravidade tem sua ação no sentido para baixo
sendo assim considerada negativa quando a referência adotada da altura
aumenta no sentido para cima. |
1 |
G13.4 |
A medida que o objeto vai caindo sua
velocidade aumenta |
Velocidade |
A velocidade do objeto aumenta a medida que vai
caindo |
1 |
G13.5 |
O software ajuda a
encontrar o valor mais rápido. |
Facilidade |
A videoanálise é uma atividade experimental que
pode ser realiza em um tempo compatível com a carga horária da disciplina |
3 |
G14.1 |
Tivemos dificuldade em recortar o vídeo |
Dificuldade |
O grupo sentiu dificuldade em utilizar as
ferramentas de recortar o vídeo |
5 |
G15.1 |
Quanto mais alto for abandonado o objeto
maior será a velocidade que ele chega no chão. |
Velocidade |
A aceleração gravitacional
promove o aumento de velocidade e essa variação também depende da distância percorrida |
1 |
G15.2 |
O
software Tracker teve como base
fazer com que pudéssemos ter fácil acesso aos conhecimento de físicas e
facilitou na atividade experimental. |
Conceitos
científicos |
O software Tracker permite o estudo de conceitos
da disciplina de Física |
3 |
G16.1 |
A utilização do software Tracker permitiu aprender de forma
fácil os conceitos da matéria de Física, pois é necessário trabalhar com
cálculos, tabelas e gráficos. |
Facilidade e
Conceitos científicos |
O software Tracker permite de maneira fácil o
estudo de situações físicas |
1 |
G17.1 |
Tivemos dificuldade de cortar o vídeo |
Dificuldade |
O grupo sentiu dificuldade em utilizar as
ferramentas de recortar o vídeo |
5 |
G17.2 |
Por
conta da gravidade os objetos chegavam mais rápidos no chão |
Gravidade |
A
gravidade age na direção vertical e para baixo |
1 |
G17.3 |
O software Tracker ajuda a analisar os movimentos
com gráficos e tabelas |
Análise
detalhada |
O software Tracker permite de maneira fácil o estudo de situações físicas |
3 |
G18.1 |
Tivemos mais facilidade na
videoanálise, porque só era necessário importar o vídeo, recordar e marcar o
objeto, e os gráficos já saíam todos prontos. |
Facilidade e
Análise detalhada |
A atividade experimental por meio da
videoanálise é de fácil utilização e permite o estudo de situações físicas |
3 |
G18.2 |
Quando um objeto cai de
uma certa altura o valor da aceleração gravitacional permanece a mesma, mas a velocidade do objeto aumenta. |
Gravidade e
velocidade |
A gravidade age da mesma
maneira para objetos que estejam no mesmo local, e provoca o aumento da velocidade. |
1 |
G18.3 |
O software Tracker é simplificado e tem praticamente todas as ferramentas
necessárias para analisar o movimento, e isso ajuda muito. |
Prático
e análise detalha de movimento |
A videoanálise utilizando
o software Tracker permite a
análise detalhada do movimento de fácil manuseio |
3 |
G19.1 |
A videoanálise permite
visualizar as posições do objeto em diferentes instantes de tempo. |
Análise detalhada |
A experimentação por meio
da videoanálise permite a análise da variação das posições, e como isso, a
percepção do movimento uniformemente variado |
1, 3 |
G19.2 |
Percebemos que a massa do
objeto não interfere em sua queda, pois a gravidade é a mesma para qualquer
que seja o objeto. |
Gravidade |
A aceleração da gravidade
não depende da massa do objeto e age da mesma forma quando esses objetos
estão localizados na mesma
região |
1 |
G19.3 |
Na queda livre o objeto é largada e tem
velocidade igual a zero. |
Velocidade |
A gravidade permite o aumento da velocidade de um objeto que é abandonado em estado de repouso |
1 |
G20.1 |
Tivemos
que realizar duas videoanálise, pois na primeira estávamos marcando o objeto
de maneira errada, mas na segunda videoanálise conseguimos obter o valor de
9,08. |
Precisão e atenção |
Em atividades experimentais é necessário atenção e
cuidados para obter resultados mais precisos |
5 |
G20.2 |
Na videoanálise foi fácil de coletar os dados e se
aproximou do valor teórico. |
Facilidade |
A
videoanálise permite a percepção de conhecimentos científicos |
4 |
G20.3 |
A medida que o objeto vai caindo sua
velocidade vai aumentando. |
Velocidade |
A velocidade aumenta à
medida que vai caindo por conta da ação da queda livre |
1 |
G20.4 |
O
software Tracker permitiu recortar
o vídeo e a construção de gráficos. |
Facilidade |
O
software permite recortar vídeos e a construção de gráficos |
3 |
G21.1 |
Gostamos da atividade convencional, pois usamos
cálculos e conseguimos encontrar os valores, mas não foram tão precisos
quanto na videoanálise, pois tivemos dificuldade em marca os instantes de
tempo da queda isso por ser manual tem mais chance de errar. |
Experimentação e
videoanálise |
As duas atividades experimentais são
importantes no processo de ensino e aprendizagem |
2 |
G21.2 |
A gravidade direciona os objetos para o
centro da Terra. |
Gravidade |
A
gravidade age na direção vertical e para baixo |
1 |
G21.3 |
A medida que o objeto ia caindo sua
velocidade vai aumentando. |
Velocidade |
A velocidade aumenta à
medida que vai caindo por conta da ação da queda livre |
1 |
G21.4 |
O software Tracker facilitou na construção correta de gráficos e tabelas. |
Análise
detalhada |
O software proporciona ferramentas de
construção de gráficos |
3 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário