segunda-feira, 11 de maio de 2009

Trabalho do 2° ano A - Calorimetria e Dilatometria

Olá Colegas, neste espaço vocês do 2° ano vespertino, devem postar o resumo dos seus trabalhos sobre Calorimetria ou Dilatometria dos Sólidos.

Estarei aguardando as suas contribuições neste espaço ok?
Um forte abraço!

8 comentários:

  1. DILATOMETRIA
    Quando a temperatura de um sólido aumenta, verificamos um aumento da amplitude das vibrações atômicas e da distância média entre os átomos e moléculas. Temos uma DILATAÇÃO TÉRMICA.
    A variação de qualquer dimensão linear do sólido, tal como comprimento, a largura ou a altura, damos o nome de DILATAÇÃO LINEAR.
    Dizemos que é dilatação SUPERFICIAL quando o aumento ocorre em duas dimensões, como na dilatação das áreas da superfície de uma folha retangular de ferro.
    A dilatação é VOLUMÉTRICA ou CÚBICA quando o aumento ocorre em três dimensões, como na dilatação do volume de um cubo de zinco.
    Dilatação linear dos Sólidos é a dilatação de uma das dimensões de um corpo.
    Dilatação Superficial dos Sólidos um corpo sofre dilatação superficial quando ocorre aumento em duas dimensões.
    Caso particular de dilatação superficial seja uma placa metálica com um orifício central. Quando aquecemos a placa verificamos que o orifício aumenta como se fosse constituído pelo material da placa, pois tudo se passa como se furo tivesse um coeficiente de dilatação superficial igual aquele da substancia da placa.
    Dilatação volumétrica ou cúbica a dilatação volumétrica ou cúbica ocorre devido a uma variação de temperatura, um corpo sofre aumento nas suas três dimensões: volume.
    Caso particular de dilatação volumétrica quando submetemos a mesma variação de temperatura duas esferas idênticas, uma “oca” e a outra “maciça”, verificamos que ela sofre dilatação.

    Referencias:
    Física 2
    Bocafoli, Francisco 1945 SP
    Editora FTD S.A

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dilatação térmica

    Quando um corpo em qualquer estado é aquecido, sofre um aumento de volume, ocupando maior espaço. Quando esfriado volta ao volume inicial. O motivo é que quando fornecemos calor a um corpo, tendendo a ter maior movimentação de moléculas causando maior distância entre elas e em consequencia disso aumenta o volume do Corpo.

    * Dilatação Sólida:
    Os metias são os corpos mais faceis de observar o aumento de volume. Quando não conseguimos abrir um pote de vidro com tampa de metal é só colocar na água quente e finalmente conseguimos abrir. Isso porque a tampa de metal se dilata muito mais que o vidro ficando mais folgada.

    *Dilatação Líquida:
    Quem nunca mediu a sua temperatura com um termômetro? Como será que o mercurio indica nossa temperatura A física explica! Como já dissemos, o metal é muito mais facil para se dilatar, e seja em qualquer estado.

    *Dilatação Gasosa:
    É um pouco mais dificil de ser observada, mas um bom exemplo é das Maquinas a vapor

    No site do YouTube, buscando por Rosalvo Lobo tem vários experimentos que podem ser observados. (Só o experimento sobre a Dilatação Gasosa que ficamos devendo!Mas em breve já estará no Ar).



    Cláudia Vasconcelos
    Gabriela Miki
    Jéssica Geovana
    Jéssyca Braga
    Milca Valéria.

    ResponderExcluir
  4. Leis Físicas dos Gases

    São leis experimentais que mostram como varia um volume de um gás quando a pressão e a temperatura desse gás varia.

    • Lei de Boyle - Mariotte

    Se pegarmos uma seringa sem agulha, puxarmos o êmbolo totalmente, fechar a saída de ar com o dedo e empurrar o êmbolo percebemos que é possível deslocá-lo um pouco para dentro – depende da força exercida.
    Os cientistas Boyle e Mariotte , cada um no seu tempo,fizeram uma experiência semelhante que resultou na lei que leva seus nomes.Eles provocaram a variação de pressão de uma determinada massa de gás ,mas manteve a temperatura constante.É chamado de transformação isotérmica,(do grego iso , igual;thermo,calor).

    Enunciado da lei de Boyle-Mariotte: Sob a temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é inversamente proporcional a sua pressão.

    Fizemos um experimento para entendermos melhor essa lei. Usaremos aproximadamente 30 cm de mangueira transparente, um suporte de madeira, balão de borracha (usado para festa) e água colorida. A mangueira deixaremos em formato de U e fixaremos no suporte de madeira em seguida colocaremos água colorida até que fique bem no meio da mangueira e em uma ponta o balão será encaixado.Vamos tampar a ponta da mangueira com o balão com o dedo.Colocaremos mais água na outra ponta e soltamos o lado do balão.Retirando o dedo,o ar entra no balão que enche um pouco.Isso indica que a pressão no lado do balão é maior que a atmosférica.Adicionando mais água na ponta aberta faz o balão encher um pouco mais.

    • Lei de gay Lussac

    Se enchermos um balão de borracha e colocarmos na geladeira verão que o volume do balão diminui. E, retirando esse balão da geladeira o balão volta ao volume inicial.
    Trata-se de uma transformação isobárica (isso, igual; banos,pressão)quando a temperatura e o volume variam a pressão constante.Gay Lussac descobriu essas e outras leis de gases.

    Enunciado da lei de Gay Lussac: Sob pressão constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é diretamente proporcional á sua temperatura absoluta.

    Iremos entender melhor com o seguinte experimento: precisaremos de uma garrafa Pet, água fervendo (1/2 L) e água fria (1/2 L). Colocaremos a água quente dentro da garrafa Pet, depois retiramos água da garrafa e em seguida molharemos a garrafa com a água fria, assim que molhamos a garrafa a temperatura dela, caiu e a sua pressão caiu também,como a garrafa é de plástico,ela se deformou,fazendo com que o volume diminua,e a pressão ficasse praticamente Constante,alem do mais o vapor da água condensasse e vira água.


    •Referencias:
    Ricardo Feltre,Química-Química Geral 6ª Ed.vol.1 Editora Moderna



    Cláudia Vasconcelos
    Gabriela Miki
    Jéssica Geovana
    Jéssyca Braga
    Milca Valéria.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Transformaçao Isotérmica


    Transformaçao isotermica:E uma transformação termodinamica onde a temperatura é mantida constante.

    A transformação isotérmica ocorre quando o volume V de um gás ideal é variado lentamente fazendo com que ele fique em constante equilíbrio térmico com o ambiente. Nessa transformação há variação de volume e pressão. Podemos então relacionar os valores de pressão e volume pela seguinte formula:p1.V1 = p2.V2 Essa fórmula traduz a lei de Boyle que consiste no fato de que os processos isotérmicos de um dada massa de um gás ideal, a pressão p e o volume V são inversamente proporcionais.
    Quando um gas perfeito evolui isotermicamente de um estado A até um estado B, a pressao e o volume variam conforme a Lei de Boyle-Mariote.

    É possível reunir as leis de Gay-Lussac (transformação isobárica), de Charles (transformação isovolumétrica) e de Boyle-Mariotte (transformação isotérmica), em uma só, onde se aplica a qualquer transformação sofrida por um gás ideal.
    Lei de Boyle-Mariotte (transformação isotérmica).
    Ela tambem mostrar que a temperatura constante, o volume ocupado por um gás é inversamente proporcional à sua pressão.


    •Referencia:
    http://intra.vila.com.br/revista2003/diego_e_sofia/expanso.htm

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172005000300010&lng=en&nrm=iso

    Componentes:

    Jeanderson Menezes
    Lucas Felipe
    Rafael Augusto
    Rodolfo
    Renisson

    ResponderExcluir
  8. Conceitos
    Temperatura é uma grandeza física pela qual avaliamos o grau de agitação térmica das moléculas de uma substância (sólida, líquida ou gasosa). As escalas utilizadas em tal avaliação podem ser a escala Celsius ou a Kelvin, que são centígrados, ou seja, a diferença entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição da água é igual a cem divisões de escala. Além dessas, existe a escala Fahrenheit.
    Calor é a energia térmica em trânsito provocada por diferenças de temperaturas, ou seja, se dois corpos, em temperaturas diferentes, forem postos juntos (contato térmico), a energia térmica do corpo de maior temperatura será transferida espontaneamente para o corpo de menor temperatura. Essa energia deslocada chamamos calor. Conceitualiza-se dois tipos de calor (abreviado pela letra Q): o calor sensível, que é a quantidade de calor que um corpo cede ou absorve, provocando apenas variação de temperatura, e o calor latente ou oculto, que é a quantidade de calor cedida ou absorvida provocando apenas mudança no estado físico.
    Existem três formas de transmissão de calor: condução térmica, quando a energia é transportada de molécula a molécula (sem que estas sejam deslocadas), encontrada em sólidos; convecção térmica, que ocorre em substâncias fluidas (líquido+gasoso), e irradiação térmica, que é o calor transferido ou irradiado como ondas eletromagnéticas (ondas de calor, calor radiante). Ocorre, por exemplo, entre o Sol e a Terra e no interior dos fornos de microondas.
    Grupo:
    Erica
    Jessica Larissa
    Mayra Lopes
    Paula Monique
    Patricia Medeiros
    Referencias:
    Fisica 2
    Bocafoli,Francisco 1945 SP
    Editora FTD S.A.

    ResponderExcluir