quarta-feira, 1 de julho de 2009

Trabalho dos Alunos do 2° Ano - Podução de Podcast

Neste espaço os alunod do 2° ano deverão postar o roteiro de seu trabalho, para que outros também possam aprender com suas produções.

Um forte abraço!

Um comentário:

  1. CALORIMETRIA

    A sensação de frio e quente que esperimentamos em nosso cotidiano estão relacionados as trocas de energia entre nosso corpo e o meio ambiente. A sensação de quente tem haver com o ganho de energia e o de frio com a perda de energia pelo nosso corpo. Isso acontece porque quando colocamos dois corpos quaisquer em contato, a energia térmica flui naturalmente de algo que está mais quente para algo que está mais frio.
    As trocas de calor entre dois ou mais corpos num sistema isolado, obedecem ao princípio de conservação de energia, ou seja, a quantidade de energia cedida por uns é igual a quantidade de energia absorvida por outros. Por exemplo: Quando um corpo recebe calor, este não fica armazenado no corpo como calor, mas sim na forma de energia térmica (energia cinética) ou forma de energia de agregação de suas moléculas (energia potencial). Portanto um corpo ao ceder ou receber calor, pode sofrer uma variação de temperatura ou mudança de estado físico.
    1º experimento: A água ao receber calor de uma fonte tem sua temperatura elevada até entrar em ebulição, isso ocorre porque o calor cedido ou absorvido fez com que houvesse uma variação de temperatura, chamamos essa variação de calor sensível.
    2º experimento: Uma pedra de gelo a 0°C, em contato com o meio ambiente, recebe calor deste e muda de fase. Isso ocorre porque a quantidade de calor cedida ou absorvida fez com que houvesse uma mudança de fase no seu estado físico.

    Referências Bibliográficas:
    LUCIE, P. Física Térmica. RJ: Campus, 1980. EDT Moderna Capítulo 20 Página 280.

    Equipe:
    * Cícera Maria da Silva
    * Layara Nayara
    * Salomão Gomes
    * Rodolfo
    * Humberto Carvalho
    * João Paulo

    2º Ano
    Profº Ivanderson Pereira

    ResponderExcluir