quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BOAS VINDAS AOS ALUNOS DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA

Seja bem vindo(a)!!!!!!!
Neste espaço, apresento a disciplina de Estágio Supervisiona em Física para que a partir destes conceitos possamos entender nosso papel diante deste novo desafio deste curso tão belo e tão importante no cenário da Educação Alagoana!
Você tem um papel importantíssimo na contrução de uma sociedade mais atuante, critica e estruturada, assim, é nesta disciplina que sentiremos o peso desta responsabilidade gostosa!
Mais uma vez sejam bem vindos e vamos rumo à uma Educação mais justa, igualitária, contextualizada e significativa!

"O estágio é o espaço de aprendizagem do fazer concreto das idéias do curso de licenciatura em física, onde uma variedade de situações de atividade de aprendizagem profissional se manifestam para o aluno tendo em vista sua profissionalização. O estágio é o locus onde a indetidade profissional do aluno é gerada, construida e referida" (PPP do curso de Física Licenciatura/UFAL)

É um enorme prazer estar partilhando com vocês estes momentos de tão proveitosa discussão. Nossa disciplina, não será constituída de aulas! Desde já é necessário ter em mente esta diretriz! Será sim, constituida de momentos híbridos de encontros in loco e encontros a distância nos quais utilizaremos ferramentas da web 2.0 tais como o blog, o twitter, o msn, o youtube, o myspace, o orkut, o Gtalk dentre outros.

Não é necessário se amedrontar! De forma alguma a intenção desta metodologia é dificultar o processo, longe disto! O objetivo é justamente flexibilizar ao máximo o processo bem como torná-lo multiplexo! No sentido de estarmos juntos de várias formas, discutindo estratégias didáticas, pesquisas, abordagens, criticando elementos que podem e devem ser alterados dentro e fora da disciplina, pois está é isto: É teoria que alimenta a prática e é prática encharcada de teoria, não pode haver indissociabilidade entre estes termos, O estágio deve ser o lócus de construção da identidade do físico educador!

Sendo assim, práticas de estágio devem estar em consonância com os ideias de construção e desenvolvimento de competências e habilidades e na troca entre pares, iguais! No sentido de que todos estão contruindo juntos e que o professor não detém o conhecimento mas tem maior maturidade para mediar o processo. Maturidade nem sempre tem muito a ver com idade é preciso também deixar claro!
Enfim, para o desenvolvimento de tais competências e habilidades, os documentos legais sinalizam para práticas interdisciplinares e para que o professor seja formado numa perspectiva de pesquisa.
O perfil ideal para o Físico-Educador é o de Professor Pesquisador! Sendo assim, nesta disciplina de Estágio Supervisionado, trabalharemos vários olhares deste perfil e várias estratégias para atingí-lo. Um livro texto que nos ajudará nesta busca é o livro:


DAMASCENO, A. M.; MERCADO, L. P. L.; ABREU, N. G. Formando o professor pesquisador do ensino médio. Maceió: Edufal. 2007


Esta referência é a que trabalharemos no decurso desta disciplina, apoiada por artigos complementares.


Assim, desejo a todos nós um percurso de construção e soma!


Um forte abraço e aguardo suas contribuições!

3 comentários:

  1. Parabéns Prof. Ivanderson,
    pela iniciativa de usar seu blog na sua disciplina.
    Espero poder ver este blog "bombando"! E se eu puder, me diga como posso ajudar.

    Um abraço,
    Fernando Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela sua disponibilidade Professor Fernando, e é bom saber que podemos contar com esta parceria tão valiosa!

    Um forte abraço!
    Ivanderson

    ResponderExcluir
  3. Agradecido pela imagem professor Fernando!

    Um forte abraço!
    Ivanderson

    ResponderExcluir