quarta-feira, 26 de agosto de 2009

METODOLOGIA DE CASOS - ENSINAR FÍSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E MOTIVADORA ATRAVÉS DOS CASOS

Olá pessoal, uma estratégia didática que val a pena conhecer é e metodologia de casos.

Com exemplo poderemos ilustrar com a experiência do grupo de biologia que está disponível no site:

http://cstl-csm.semo.edu/biocases/portuguese/portuguese_metodologia.htm


Como atividade, é proposto a elaboração de um caso ou de vários casos, caso deseje!

roteiro é descrito abaixo:

Estrutura do Caso

Introdução: apresenta a questão a partir da qual se deve investigar, tomar uma decisão, organizar um curso de ação. É identificado a área de conhecimento e conteúdos envolvidos na situação. Deve-se também identificar o(s) protagonista(s) do cado. Deve-se deixar clara a motivação da situação: o que fez com que o processo se inciasse? Qual a principal questão enfrentada naquele momento pelos envolvidos? o que levou os envolvidos na história a implantarem a inciativa? Qual problema buscaram resolver?

Antecedentes: a situação m perspectiva. Apresenta o cenário do caso, uma cronologia com os principais acontecimentos. Mostra indicadores relevantes. descreve os fatos que antecedem o dilema. O leitor deve ser levado a compreender a importância do dilema e do seu protagonista no contexto local (econômico e social)

Desenvolvimento: mostra como o dilema foi resolvido, as possíveis ações tomadas e seus resultados. Essa é a parte central no caso, onde efetivamente será descrita os elementos que envolverão os conhecimentos necessários ao estudo da disciplina. É importante que haja um detalhamento das ações e decisões tomadas: práticas e instrumentos utilizados; procedimentos, pessoas, entidades e parceiros envolvidos.

Conclusões: a importância dos acontecimentos e apresentar os desafios do futuro, fazendo considerações e análises sobre os resultados obtidos - a importância do que foi alcançado dentro do contxtodaquela comunidade e o processo de superação das dificuldades. É importante colocar um olhar para o futuro: quais os desafios futuros? Quais são as possíveis ameaças? Existem novas ações já programadas?

Desafios futuros: lições aprendidas pelo protagonista. Novos desafios e dilemas futuros

Questões para discussão: questões, colocadas ao final para levar o leitor à reflexão sobre o caso. Devem ser elaboradas de acordo com o foco dos conteúdos trabalhados, relacionadas com a vida prática dos alunos. Nos casos de sucesso, as questões devem levar o leitor a refletir sobre as soluções adotadas, alternativas existentes e expectativas de ampliação da inciativa. Não devem ter a abordagem de certo ou errado, mas sim um foco a reflexão: você faria diferente? Que outras alternativas poderiam ser usadas? Como multiplicar tal iniciativa?

Produtos a partir do caso estudado: análises e ralatórios científicos para persuadir outros de suas idéias; produção de materiais que evidenciem a compreensão das conclusões que você está fazendo; debates de pontos de vista e resultados

Referências bibliográficas: dos materiais usados no caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário