quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ATIVIDADES DA TURMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA (ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 - 6° SEMESTRE)

Olá pessoal da turma da quarta-feira - Estágio supervisionado 2 para o curso de licenciatura em Física. Nesta quarta-feira dia 26/08/09 estiveram reunidos na sala de aula 2 do Instituto de Física o professor Ivanderson Pereira da Silva e os licenciandos Edson Gomes, Bruno, Widjane, David Welson, Diego Rodrigo, Fábio de Lima, Pedro Junior, Kévia Helena, Luiz Alberto, Tiago da Silva, Leônade Daviliano e Elpídio Montelages. A sala estava repleta de físicos e neste encontro tão repletro de ciência, discutimos sobre o conceito de Contextualização e Interdisciplianridade bem como sobre os diversos níveis de interação entre as disciplinas como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discutimos ainda sobre algumas práticas interdisciplinares e contextualizadas em que o foco era o ensino de conceitos físicos desenvolvidas em escolas alagoanas. No segundo momento da aula, discutimos o que é a pesquisa e o que nós enquanto observadores da realidade escolar devemos fazer no interior das escolas. Para tanto, exploramos o que é pesquis qualitativa, quais são as abordagens recorrentes em pesquisa qualitativa na educação, quais as técnicas de coleta de dados, e os métodos de pesquisa. Afunilamos para o esudo de caso e foi propsto para atividade a leitura dos texttos do Libvro do LUDKE e ANDRE e do livro do FLICK. foi ainda disponibilizado o texto do livro do YIN para fundamentar a abordagem do estudo de caso e propusemos a criação de um caso que aborde o ensino de física e que deve ser enviando para o e-mail do professor (ivanderson@gmail.com) até a próxima quarta (03/09/09). Tal ação serve para que os alunos apreendam bem o que é um caso em educação. O terceiro momento da aula desenvolveu-se com a entrega do material necessário para que os alunos possam fazer obervação das aulas de um profissional que atue no ensino de Física.

O saldo desta aula foi bastante positivo. A mesma constituiu-se de um momento descontraido e repleto de comentários. A internet nos deixou na mão, mas conseguimos contornar este pequeno problema e desenvolvemos bem a aula.
Entretanto, poderia ter sido ainda melhor, se boa parte da turma tivesse feito as leituras recomendadas. Mas não tem problema. Tenho certeza de que para a aula de quarta-feira (03/069/09) todos vão ler os textos recomendados. (o do livro do LUDKE e ANDRE; e do livro do FLICK).

Vale ainda lembrar que não são muitas leituras, mas se deixar acumular, elas se tornarão uma leitura cansativa, desmotivante e exaustiva. O sucesso de nossos encontros também depende de vocês! Para que nossas aulas sejam ainda mais legais, eu preciso do feedback de vocês! Preciso que todos tenham o mesmo objetivo que eu! vale a apena acompanhar o blog e fazer as leituras!

Sei que todos somos muito ocupados, mas eu tenho certeza de que conseguiremos dar conta de tudo!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário