quinta-feira, 10 de setembro de 2009

AULA DO DIA 09/09/2009 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA 2

Na aula do dia 09/09/2009, estiveram reunidos na sala de aula do primeiro andar do instituto de Física, o professor da disciplina Estágio Supervisionado em Física 2, Ivanderson Pereira da Silva, e os alunos Diego, David, Leônade, Edson Gomes, Fábio Pedro e Bruno. A aula foi bastante descontraida e contitiu-se num momento prazero de aprendizado colaborativo. Infelizmente por conta do atraso do professor (40 minutos de atrazo), não foi possivel completar todo o planejamento da aula. Mas todo o conteúdo foi esgotado durante as discussões. A aula foi iniciada com o Leônade expondo para a turma o seu caso de ensino, posteriormente, o Bruno fez sua apresentação e por último, o Fábio socializou o texto que produziu. Todos fizeram comentários sobre os casos dos colegas e deram suas contribuições. Num segundo momento da aula, tentamos dar início a discussão sobre o livro Formando o Professor Pesquisador do Ensino Médio, mas poucos foram aqueles que conseguiram entrar na discussão e por isto, optamos por avançar para a proposta do mapa conceitual. Nesta etapa da aula, fizemos uma breve exposição do que seria um mapa conceitual a partir da colaboração dos alunos, contruimos um mapa conceitual no quadro, a partir das informações que os alunos davam. Após a finalização do mapa, discutimos sobre a teoria da aprendizagem siginficativa e foi distribuido aos alunos um texto de autoria do professor Marco Antônio Moreira, para que em dupla, eles contruissem um mapa conceitual do texto. Foi ainda proposto que cada aluno, contruisse um mapa conceitual de um dos capítulos do livro Formando o Professor Pesquisador do Ensino Médio. Ficou assim distribuido:

FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR DO ENSINO MÉDIO: ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - Ivanderson Pereira da Silva

O DIFERENTE, O POPULAR E O CULTO EM ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR - David Wesley

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DA RESISTENCIA À EFETIVA CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - Edson Gomes

O SABER QUE VEM DO LIXO - Diego

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE NORMAL-MÉDIO: DIAGNÓSTICO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES - Pedro

ANÁLISE DO "PROJETO ÁGUA" DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELZA SOARES CAVALCANTE, DURANTE O ANO LETIVO DE 2005 - Bruno

O LÚDICO NA MATEMÁTICA COMO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO - Kévia

VERGEL DO LAGO: UM BAIRRO DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ - Leônade

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM BUSCA DA CONQUISTA E PRESERVAÇÃO DA PAZ - Fábio

AÇÕES DIDÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEMD O ALUNO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Helder

A ABORDAGEM DO MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO - Elpídio

A QUALIDADE DA ÁGUA INTERFERINDO NO CONTEXTO SÓCIO-EDUCACIONAL DA ESCOLA ESTADUAL FERNANDINA MALTA NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO/AL - Widjane

MANGUESAL: FONTE INCENTIVADORA DA LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA - Tiago

MOTIVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA MÉDIA - Luiz

Cada um destes alunos deve contruir o mapa conceitual do respectivo texto e enviar para o e-maild o professor (ivanderson@gmail.com) até o dia 23/09/2009. O mapa pode ser construido manualmente (e posteriormente digitalizado para o envio por e-mail) ou através do CmapTools (http://cmap.ihmc.us/download/).
Os devem então preparar um mapa conceitual em dupla (sobre o texto do professor Marco Antônio Moreira) e um mapa conceitual individual (um dos capítulos do livro verde) e entregá-los até o dia 23/09/2009 através do e-mail (ivanderson@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário