Plágio intelectual é a cópia fiel das idéias de um autor sem mencionar a fonte bibliográfica, é também um crime intelectual muito comum nos dias de hoje.
O professor tem uma importante função de estimular o alunado a fazer pesquisa cientifica e a partir daí pesquisar, refletir e pensar. O professor não deve de maneira alguma corroborar com a ação de alunos que agem de má fé cometendo o crime intelectual, o professor deve não apenas punir os alunos, mas também destacar a importância da ética no ensino, ensinando-os a respeitar as idéias e os pontos de vista de cada um.
É importante que o professor ensine o seu alunado a trilhar o seu próprio caminho como cidadão agindo com ética, responsabilidade e respeito com seus colegas e a sociedade, exercendo assim a sua honestidade, para que se torne um cidadão digno.
O que se reflete da continuidade da prática da cópia nos trabalhos escolares e superiores, como já constatado por educadores, (A Gazeta - ES em 09/05/2006) é a "deformação na formação educacional e intelectual de alunos, professores e demais profissionais da área e a diluição ética do que é e do que não é ilícito fazer”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário