Texto1: A QUESTÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DE UMA
REMODELAÇÃO NA PRÁTICA AVALIATIVA
Para Luckesi, o modelo de avaliação utilizado atualmente é classificatório. Tal modelo não contribui para a democratização do ensino pois nem sempre mostra o que os alunos realmente aprenderam.
A democratização do ensino depende de três pontos fundamentais:
Acesso à educação escolar;
Permanência do aluno na escola; e
Qualidade do ensino.
O acesso à escola deve ser garantido também em termos de condições socio-
econômicas. O aluno que tem acesso à escola dever ter a possibilidade de permanecer nela. Por último, a qualidade de ensino vai garantir sejam capazes de apropriarem-se ativamente dos conteúdos escolares.
Existe uma ligação entre os dois últimos fatores (Permanência e qualidade), pois, um ensino sem qualidade e com grandes taxas de reprovação acaba provocando desistência em muitos casos.
Para garantir a democratização de ensino é preciso trocar o modelo de avaliação
classificatório por um modelo diagnóstico de avaliação. Assim, pode-se avaliar melhor a aprendizagem do aluno identificando suas dificuldades.
Texto2: Verificação ou Avaliação: O que Pratica a Escola?]
A avaliação tem como finalidade investigar quais as dificuldades apresentadas pelos
aluno para que, a partir daí, possa-se articular uma maneira de sanar tais dificuldades, garantindo uma aprendizagem de qualidade.
Para verificar o rendimento dos alunos os professores fazem uso de três procedimentos:
Medida do aproveitamento escolar;
Transformação da medida em nota ou conceito; e
utilização dos recursos identificados.
A medida do aproveitamento é necessária pois é a partir que se pode dar os primeiros passos na verificação da aprendizagem. Conceitos expressão a qualidade que se atribui a aprendizagem do aluno.
Analisando esses resultados, os professores podem verificar quais as dificuldade que os alunos estão enfrentando ou oque está dificultando o processo de aprendizagem.
Mas, essas observações demonstram que a verificação da aprendizagem é utilizada, na maioria das vezes, somente para classificar os alunos com aprovados ou reprovados.
O termo verificar significa “ver se algo é isso mesmo”. Uma verificação encerra-se
quando se tira uma conclusão sobre o que se esta verificando. Já o termo avaliar significa “atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa”. Avaliar exige uma retomada favorável ou não ao objeto em questão. Dessa forma, a avaliação direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.
Com base nisto, pode-se ver que a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem.
REMODELAÇÃO NA PRÁTICA AVALIATIVA
Para Luckesi, o modelo de avaliação utilizado atualmente é classificatório. Tal modelo não contribui para a democratização do ensino pois nem sempre mostra o que os alunos realmente aprenderam.
A democratização do ensino depende de três pontos fundamentais:
Acesso à educação escolar;
Permanência do aluno na escola; e
Qualidade do ensino.
O acesso à escola deve ser garantido também em termos de condições socio-
econômicas. O aluno que tem acesso à escola dever ter a possibilidade de permanecer nela. Por último, a qualidade de ensino vai garantir sejam capazes de apropriarem-se ativamente dos conteúdos escolares.
Existe uma ligação entre os dois últimos fatores (Permanência e qualidade), pois, um ensino sem qualidade e com grandes taxas de reprovação acaba provocando desistência em muitos casos.
Para garantir a democratização de ensino é preciso trocar o modelo de avaliação
classificatório por um modelo diagnóstico de avaliação. Assim, pode-se avaliar melhor a aprendizagem do aluno identificando suas dificuldades.
Texto2: Verificação ou Avaliação: O que Pratica a Escola?]
A avaliação tem como finalidade investigar quais as dificuldades apresentadas pelos
aluno para que, a partir daí, possa-se articular uma maneira de sanar tais dificuldades, garantindo uma aprendizagem de qualidade.
Para verificar o rendimento dos alunos os professores fazem uso de três procedimentos:
Medida do aproveitamento escolar;
Transformação da medida em nota ou conceito; e
utilização dos recursos identificados.
A medida do aproveitamento é necessária pois é a partir que se pode dar os primeiros passos na verificação da aprendizagem. Conceitos expressão a qualidade que se atribui a aprendizagem do aluno.
Analisando esses resultados, os professores podem verificar quais as dificuldade que os alunos estão enfrentando ou oque está dificultando o processo de aprendizagem.
Mas, essas observações demonstram que a verificação da aprendizagem é utilizada, na maioria das vezes, somente para classificar os alunos com aprovados ou reprovados.
O termo verificar significa “ver se algo é isso mesmo”. Uma verificação encerra-se
quando se tira uma conclusão sobre o que se esta verificando. Já o termo avaliar significa “atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa”. Avaliar exige uma retomada favorável ou não ao objeto em questão. Dessa forma, a avaliação direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.
Com base nisto, pode-se ver que a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem.
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