segunda-feira, 23 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DO ALUNO DAVID WELSON - CONGRESSO ACADÊMICO 2009





A CONTEXTUALIZAÇÃO DA FÍSICA PARA AS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Resumo

Este trabalho, tem como principal objetivo investigar como implementar, estratégias didáticas contextualizadas no ensino de física a partir da pedagogia histórico-crítica. Para isto, foi feito um estudo teórico/bibliográfico sobre metodologias que se apoiam na a pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2007; STEIMBACH, 2008) e sobre a teoria sócio-histórica de Vygotsky (LUCCI, 2006; RABELLO e PASSOS, 2007) buscando fundamentar a prática e aproximando as estratégias didáticas da Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes. Num segundo momento, formulamos e implementamos uma estratégia didática que favorece a contextualização do ensino de física a partir das cinco categorias da pedagogia histórico-crítica (prática social inicial do conteúdo, problematização, instrumentação, catarse e prática social final do conteúdo). Foi elaborada uma aula, com base na estratégia didática construída e que foi implementada pelo estagiário, tendo como tema: as forças de atrito. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário aplicado antes e depois da aula, que teve por objetivo evidenciar o salto cognitivo proposto entre a primeira categoria e a quinta categoria da PHC. A análise dos questionários e a observação da aula, apontam para uma melhora significativa no comportamento da turma ao mesmo tempo que sinalizam para uma evolução nítida do conceito de atrito entre os alunos que participaram desta aula.

Palavras-Chave: Ensino de Física, Contextualização, Pedagogia histórico-critica

Nenhum comentário:

Postar um comentário