O Que Pensam Os Alunos[1]
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O QUE PENSAM OS PROFESSORES E ALUNOS DO PERÍODO NOTURNO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, SOBRE O ENSINO DE FÍSICA.
Resumo: O presente trabalho visa explicitar o que pensam os professores e alunos do período noturno da rede publica estadual de educação, sobre o ensino de Física. Para tanto foi feito o levantamento do perfil dos alunos que estudam no turno noturno de duas escolas públicas da capital Alagoana, através de um questionários que foi aplicado nas turmas selecionadas, que foram 1 turma de 2o ano e uma de 3o ano de uma outra escola. Identificar das estratégias didático/metodológicas e de avaliação desenvolvidas em sala de aula, através da observação in loco da prática docente, comparando o observado na prática com o que preconiza a literatura. Perceber o que o professor de Física que atua nestas escolas de ensino noturno compreende por processo ensino/aprendizagem e ensino de física, através de entrevistas. Por fim confrontar os dados através da técnica de triangulação para perceber as convergências e divergências de pontos de vistas de professor e aluno. Num espaço amostral de 40 alunos, sendo que 21 alunos de um colégio e 19 alunos de outro, constatou-se que 57,5% dos alunos são do sexo feminino, 65% são solteiros (as) e 72,5% não têm filhos, em contrapartida observou-se que 72,5% dos alunos trabalham. Foi observado que em uma das escolas os discentes estão abaixo da faixa etária, sendo que esta faixa é considerada normal para os estudantes noturno que tem acima de 18 anos, sendo que 57,89% estão entre 16 a 20 anos; enquanto na outra 52,38% dos alunos pertencem à faixa de idade de 20 e 25anos, no entanto 38,09% alunos com idade acima de 30 anos, onde 90% dos alunos sempre estudaram em escolas públicas. De forma geral, 40% dos alunos sentem dificuldades nos problemas devido à matemática envolvida, outros 12,5% apontam as dificuldades de interpretação por terem dificuldades em entender as teorias abordadas em sala de aula, 37,5% dos alunos afirma que suas dificuldades são tanto com a matemática quanto as teorias e apenas 10% afirmaram que é por outros motivos. Questionados sobre as aulas de física 30% dos alunos estão satisfeito com a atual forma de ensino, 30% gostariam que as aulas fossem mais discursiva, 17,5% gostariam que os professores direcionassem os conteúdos para o cotidiano, e 22,5% gostariam que o professor fizesse uso de equipamentos, experiências. Nota-se que os alunos não possuem tempo para estudar. Observa-se ainda que o ensino noturno apresenta um grande índice de evasão escolar, e que a dificuldade e o interesse na disciplina não está vinculado apenas ao fato dos alunos gostarem, ou não, do professor.
Palavras-chave: Ensino de Física, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Noturno, A Física no Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de Física, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Noturno, A Física no Ensino Médio.
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