DESMOTIVAÇÃO E INDISCIPLINA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Resumo: Neste artigo, investigamos o que tem levado os alunos/alunas da Educação Básica a procederem de maneira tão desmotivada e desinteressada no tocante ao processo ensino /aprendizagem dos conteúdos de Física. Para isto, fizemos um estudo teórico/bibliográfico sobre indisciplina escolar (VASCONCELOS,2009); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL,2008); estratégias de contextualização do ensino de Física (SILVA e PINTO,2009; PEREIRA,2009; SILVA,2009), através de livros, artigos científicos publicados em anais de congressos e revistas. Fizemos um levantamento de dados que nos possibilitou diagnosticar as variáveis que interferem na motivação dos alunos especificamente na disciplina de Física através da análise dos relatórios de observação dos alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Física 1 e 2 (2009.2) da UFAL e através de um formulário de coleta de dados aplicado em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública alagoana. Estes dados foram analisados sob a óptica do estudo de casos múltiplos (YIN,2005). A tabulação dos dados fornecidos pelos relatórios de observação produzidos pelos alunos do curso de licenciatura em Física da UFAL nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Física 1 e 2 puderam ser categorizados em: tipo da instituição onde se fez o estágio, região da instituição, turma em que fez o estágio e o problemas encontrados. Apesar dos relatórios terem sido realizados em instituições diferentes, de naturezas diferentes, em regiões diferentes, com finalidades diferentes,os problemas apontados se mostraram bastante semelhantes: indisciplina, desatenção e desmotivação.
Palavras-chave: Ensino de Física, Indisciplina, Motivação
Palavras-chave: Ensino de Física, Indisciplina, Motivação
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