
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PLANO DO CURSO
Mini-curso: Metodologias de uso das interfaces da web 2.0 na Educação
Autores: Ivanderson Pereira da Silva (UFAL) e Lílian Kelly de Almeida Figueiredo (UNEAL)
Data: 26 de novembro de 2009 Duração: 19h às 22h
Ementa
Experiências de produção de conteúdo audiovisual através das interfaces youtube e web rádio. Experiências de produção colaborativa de textos a partir do Google Docs. Construção do material didático a partir do conteúdo do Portal do Professor.
Conteúdos
- Produção audiovisual em interfaces da internet
- Produção e acompanhamento de textos acadêmicos a partir do Google Docs
- Construção de material didático a partir dos Objetos de Aprendizagem do Portal do Professor
Objetivos
- Acompanhar a metodologia de produção audiovisual em interfaces da internet
- Perceber a possibilidade de produção e acompanhamento de textos acadêmicos a partir do Google Docs
- Conceber a construção do próprio material didático a partir dos Objetos de Aprendizagem do Portal do Professor
Cronograma
Autores: Ivanderson Pereira da Silva (UFAL) e Lílian Kelly de Almeida Figueiredo (UNEAL)
Data: 26 de novembro de 2009 Duração: 19h às 22h
Ementa
Experiências de produção de conteúdo audiovisual através das interfaces youtube e web rádio. Experiências de produção colaborativa de textos a partir do Google Docs. Construção do material didático a partir do conteúdo do Portal do Professor.
Conteúdos
- Produção audiovisual em interfaces da internet
- Produção e acompanhamento de textos acadêmicos a partir do Google Docs
- Construção de material didático a partir dos Objetos de Aprendizagem do Portal do Professor
Objetivos
- Acompanhar a metodologia de produção audiovisual em interfaces da internet
- Perceber a possibilidade de produção e acompanhamento de textos acadêmicos a partir do Google Docs
- Conceber a construção do próprio material didático a partir dos Objetos de Aprendizagem do Portal do Professor
Cronograma
Metodologia
Num primeiro momento, faremos uma dinâmica de apresentação na qual vamos evidenciar de que área cada um é oriundo e quais as expectativas para com o curso. Num segundo momento faremos uma exposição com slides das experiências de produção audiovisual em interfaces da internet (youtube e web rádio), depois os alunos construirão grupos virtuais e vão produzir um pequeno projeto de intervenção didática no Google Docs tendo como tema: PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A WEB e ao finalizá-lo vão fazer um convite via Google Docs ao e-mail ivanderson@gmail.com. Numa última etapa, faremos a apresentação do Portal do Professor, e os alunos deverão fazer acesso ao Portal e vão explorá-lo. A partir disto, os alunos vão criar uma sugestão de aula e nesta vão construir seu material didático a partir dos OVA do Portal do Professor. Após as atividades, os alunos serão convidados a responder um formulário de avaliação do curso.
Ao final do curso, os alunos receberão um formulário de avaliação do curso. Tal formulário tem por objetivos diagnosticar possíveis falhas do curso para que possam ser minimizadas numa próxima edição; levar os aluno a refletirem sobre seu papel diante do uso das interfaces da web 2.0; e coletar dados para uma futura pesquisa sobre os limites e possibilidades destas interfaces da web 2.0.
Referências
MERCADO, Luís Paulo L. (Org.). Explorando Objetos Virtuais de Aprendizagem na Área de Física, Química, Biologia e Matemática com Professores do Ensino Médio. Maceió: Edufal, 2008.
PEREIRA, Jasete. M; SILVA, Ivanderson P.; FIGUEIREDO, Lilian. K. Experiência de avaliação com o uso do youtube no ensino de física em uma escola pública alagoana. Maceió: IV EPEAL, 2009
PEREIRA, Jasete. M; SILVA, Ivanderson. P.; PIMENTEL, Fernando. S.; MERCADO, Luis. Paulo. L. Avaliação da Aprendizagem na disciplina de Física no contexto da web 2.0: uma experiência com o uso do youtube no Ensino Médio. Buenos Aires: X Encuentro Internacional Virtual Educa, 2009.
SILVA, Ivanderson P. Projeto de rádio na escola: primeiras ações. Maceió: IV EPEAL, 2009
Referências
MERCADO, Luís Paulo L. (Org.). Explorando Objetos Virtuais de Aprendizagem na Área de Física, Química, Biologia e Matemática com Professores do Ensino Médio. Maceió: Edufal, 2008.
PEREIRA, Jasete. M; SILVA, Ivanderson P.; FIGUEIREDO, Lilian. K. Experiência de avaliação com o uso do youtube no ensino de física em uma escola pública alagoana. Maceió: IV EPEAL, 2009
PEREIRA, Jasete. M; SILVA, Ivanderson. P.; PIMENTEL, Fernando. S.; MERCADO, Luis. Paulo. L. Avaliação da Aprendizagem na disciplina de Física no contexto da web 2.0: uma experiência com o uso do youtube no Ensino Médio. Buenos Aires: X Encuentro Internacional Virtual Educa, 2009.
SILVA, Ivanderson P. Projeto de rádio na escola: primeiras ações. Maceió: IV EPEAL, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário