Cordel sobre
tendências pedagógicas e pedagogias tendenciosas
Á principio não aparenta ser mau
A tal da
pedagogia Liberal
Visa
promover o progresso do indivíduo
Preparando-o
para o desempenho do seu papel social
Em
concordância com sua aptidão individual
Mas a
pedagogia Liberal esquece de focar algo
fundamental:
Ao adaptar o indivíduo as normas vigentes da
sociedade de classes
Envereda-se pela trilha das ilusões
Pois não
leva em conta a desigualdade de condições
Na pedagogia
Liberal-Tradicional há uma valorização
do ensino
humanístico de cultura geral
O aluno é
ensinado a atingir por seu próprio mérito
Sua realização pessoal
Mas a
prática didática, os conteúdos e a relação professor -aluno
Sofrem um
dano colossal:
Predomina a palavra do professor,
O legalismo e o cultivo estritamente
intelectual
O que é
cultivado pelo aluno em sala
Acaba não
tendo nada á ver com a sua realidade social
A pedagogia
Liberal-Renovada concebe a cultura como
Desenvolvimento
de aptidões individuais
Considerando
a educação como um processo interno
Tentar
adaptar o aluno ao meio externo
Focando suas
necessidades e interesses pessoais
Contudo, ao
focar a educação como um processo interno
Esquece da
influência do fator externo
E além disso mostrasse falível e sem
entendimento:
Desprivilegia
o método, o saber e a arte do ensinamento
Ao colocar o
aluno como gestor e avaliador
Do seu
próprio desenvolvimento
Na pedagogia Liberal-Tecnicista
O homem
é preparado para a produção do capital
Na indústria
vê o seu fim
E o homem como meio de produção
Submerso na razão instrumental
E conteúdo da realidade não se leva em
consideração
E sim as
técnicas de descobertas e sua eficaz aplicação
Libertadora ou Libertária são bastante semelhantes
Erguem na mesma
bandeira com ideias instigantes
Valorizam o
aprendizado grupal
E primam
sempre pela educação popular não-formal
Com altruísmo porfiam contra o autoritarismo
Tentam
trazer á tona uma educação baseada no novo
Mas essa forma de ensino só é
possível
Se for feita junto ao povo
A pedagogia Crítico-social dos conteúdos
Apresenta conceitos mais profundos
Com mais esmero e cautela trilha
uma linha
Educacional mais correta
Valorizando a prática pedagógica
Contextualizada na pratica social concreta
O conteúdo educacional
Insere a escola como medianeira
Entre o individual e o social.
O saber criticamente reelaborado
Assimilado através do conteúdo
Vem da transmissão dos assuntos
E a assimilação ativa por parte do aluno
Nenhum comentário:
Postar um comentário