terça-feira, 21 de maio de 2013

Cordel - Will Jackson Santos de Oliveira / Ubiratan Porto /Everton James /Analice /Rafael Silva / Nailton Fernandes - Filosofia Noturno


Cordel sobre tendências pedagógicas e pedagogias tendenciosas



Á  principio não aparenta ser mau
A tal da pedagogia Liberal
Visa promover o progresso do indivíduo
Preparando-o para o desempenho do seu  papel social
Em concordância  com sua aptidão individual
Mas a pedagogia Liberal esquece  de focar algo fundamental:
Ao  adaptar o indivíduo as normas vigentes da sociedade de classes
Envereda-se  pela   trilha das ilusões
Pois não leva em conta a desigualdade de condições


Na pedagogia Liberal-Tradicional há uma valorização
do ensino humanístico de cultura  geral
O aluno é ensinado a atingir por seu próprio mérito
Sua  realização pessoal
Mas a prática didática, os conteúdos e a relação professor -aluno
Sofrem um dano colossal:
Predomina  a palavra do professor,
 O legalismo e o cultivo estritamente intelectual
O que é cultivado pelo aluno em sala
Acaba não tendo nada á ver com a sua realidade social


A pedagogia Liberal-Renovada concebe a cultura como
Desenvolvimento de aptidões individuais
Considerando a educação como um processo interno
Tentar adaptar o aluno ao meio externo
Focando suas necessidades e interesses pessoais
Contudo, ao focar a educação como um processo interno
Esquece da influência do fator externo
E  além disso mostrasse falível e sem entendimento:
Desprivilegia o método, o saber e a arte do ensinamento
Ao colocar o aluno como gestor e avaliador
Do seu próprio desenvolvimento


 Na pedagogia Liberal-Tecnicista
 O  homem é preparado para a produção do capital
Na indústria vê o seu fim
E  o homem como meio de produção
Submerso   na razão instrumental
E   conteúdo da realidade não se leva em consideração
E   sim as técnicas de descobertas e sua eficaz aplicação


 Libertadora ou Libertária  são bastante semelhantes
Erguem na mesma bandeira com ideias instigantes
Valorizam o aprendizado grupal
E primam sempre pela educação popular não-formal
Com  altruísmo porfiam contra o autoritarismo
Tentam trazer á tona uma educação baseada no novo
Mas essa forma de ensino  só é possível
 Se for feita junto ao povo


A pedagogia Crítico-social dos conteúdos
Apresenta conceitos mais profundos
Com mais esmero e cautela  trilha uma linha
Educacional mais correta
 Valorizando a prática pedagógica
Contextualizada na pratica social concreta
O conteúdo educacional
Insere a escola como medianeira
Entre o individual e o social.
O saber criticamente reelaborado
Assimilado através do conteúdo
Vem da transmissão dos assuntos
E a assimilação ativa por parte do aluno

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