segunda-feira, 10 de junho de 2013

Proposta de Ensino - Antônio Carlos Pereira, Alexsandra Patricia de Azevedo Cassimiro, Guilherme Honorato, Pugliese Falcão, Roseane Adelino e Bruna Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL/ICHCA
Professor: Ivanderson                  4º Periodo de Historia/Licenciatura
Alunos: Alexsandra Patrícia de Azevedo Cassimiro
                Antonio Carlos Pereira
                Bruna da Silva Souza
                Guilherme Honorato
                Pugliese Falcão
                Roseane Adelino

PLANEJAMENTO DE AULA

FAIXA ETÁRIA: alunos de 8 a 12 anos

ASSUNTO: INSTRUMENTO MUSICAL (FLAUTA DOCE), HISTÓRIA.

OBJETIVO: LEVAR O ALUNO A CONHECER UM INSTRUMENTO MUSICAL, SUA HISTÓRIA E SUA EXECUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO:
 A Flauta é um Instrumento de sopro (classificado como madeira).
Os instrumentos classificados como madeiras são os diversos tipos de flautas e outros instrumentos aerofones de palheta, ainda que muitos deles sejam construídos com outros materiais.
A Flauta é um dos instrumentos mais antigos que se conhecem.
A Flauta mais antiga data de meados do século XIII (Flauta Doce de Dordrecht)
No século XV a Flauta Doce se desenvolveu e passou a ser chamada como a “flauta da renascença” que alcançou seu apogeu em meados do século XVI, durante o século XVII foi mais usada como instrumento solo.
A Flauta doce chegou à Europa, vinda da Ásia, durante a idade Média e teve sua época de ouro no Renascimento (século XV e XVI) e durante o século XVII, quando era construída em vários tamanhos com o intuito de formar famílias que pudessem tocar juntas.
A Flauta doce é muito usada para o ensino musical na escola porque seu mecanismo e manejo são simples.  Os orifícios 1, 2 e 3 são fechados com os dedos indicador, médio e anular da mão esquerda. Os orifícios 4, 5, 6 e 7 com os dedos indicador, médio, anular e mínimo da mão direita. O orifício posterior é fechado com o polegar da mãos esquerda e, se aberto, os sons serão mais agudos.

USO DE MATÉRIA/PRATICA:
                Apresentação de música executada com flauta doce.
                Manuseio de massa de modelar para a criação de uma flauta, observando a mesma.
               


                 

Um comentário:

  1. professor eu não achei o plano d curso, então usei o planejamento de aula, serve?

    ResponderExcluir