sábado, 9 de setembro de 2017

Referências das obras que enfocam o uso de dispositivos móveis no ensino de Física

APÊNDICE – REFERÊNCIAS DAS OBRAS LEVANTADAS

Eventos

LARA, V. O; VIEIRA, L. P. Física em tablets: a segunda lei de Newton. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013.

SILVA, J. C. G; GASPAR, M. B. Bússolas digitais de Dispositivos Móveis: o conhecimento científico nas tecnologias de localização e posicionamento. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

NOBRE, G. R. O. Preparação de aulas de Física em XHTML: uma proposta de conciliação entre o ensino de Física e o uso de smartphones e tablets em sala de aula. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

COSTA, Jeremias Ferreira da. et al. Ensino de Ondas Sonoras/Poluição Sonora utilizando o aparelho celular como ferramenta de apoio. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

SAITO, M. T. et al. Os usos do celular. Uma proposta de abordagem temática na perspectiva Freireana. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

FREITAS DE PAULA, Carlos R. ET AL. Uso do aplicativo Socrative para dinamizar a interação professor-aluno. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

VIEIRA, Leonardo P; AGUIAR, Carlos E. Verificação da lei de Malus com um smartphone. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009.

VIEIRA, Leonardo P; LARA, V. O. M. Obtendo fotografias macro com a técnica da gota d’água. XX Simpósio de Ensino de Física – SNEF 2013.

LARA, V. O. M; VIEIRA, Leonardo P. Física em tablets: a Segunda Lei de Newton. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013.

Revistas

CATELLI, F. et al. Capturando imagens de microscópio e telescópio com uma câmera digital. Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008.

MARRANGHELLO, Guilherme F; PAVANI, Daniela B. Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas. Física na Escola, v. 12, n. 1, 2011.

PEZZI, Giovanni. Umaa caccia al tesoro scientifica: dove sta I’accelerometro in uno smartphone? La Fisica nella Scuola, XLVI, 2, 2013.

VIEIRA, Leonardo P; Aguiar, Carlos E. Mecânica com o acelerômetro de smartphones e tablets. Física na Escola, v. 14, n. 1, 2016.

CIOCI, Vincenzo; NAPOLI, Sezione AIF; SAPIA, Peppino. Studio del moto del pendolo semplice con l’accelerometro dello smartphone.

CASTRO-PALACIO, Juan C. et al. Using a smartphone acceleration sensor to study uniform and uniformly accelerated circular motions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 1-5, 2014.

VIEIRA, L. P.; LARA, V. O. M.; AMARAL, D. F. Demonstraçao da lei do inverso do quadrado com o auxılo de um tablet/smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 36, n. 3, p. 3505, 2014.

MONTEIRO, Martin; CABEZA, Cecilia; MARTI, Arturo C. Acceleration measurements using smartphone sensors: Dealing with the equivalence principle. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1303, 2015.

GUIMARÃES GUEDES, Anderson. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, 2015.

DA CAMINO PEREZ, Miguel; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. APLICATIVOS PARA TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 7, n. 1, p. 154-173, 2015.

MARTÍNEZ PÉREZ, José Enrique. Obtención del valor de la aceleración de la gravedad en el laboratorio de física. Experiencia comparativa del sensor de un teléfono celular inteligente y el péndulo simple. 2015.

VERTCHENKO, Larissa; VERTCHENKO, Lev. Verification of Malus's Law using a LCD monitor and Digital Photography. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.

FERNANDES, A. C. P. et al. Doppler Effect with tablet and smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.

MARTINS, Tiago Carvalho. Desenvolvimento de um aplicativo android para a análise do circuito de Chua-Matsumoto. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 38, n. 1, p. 1302, 2016.

DE JESUS, V. L. B.; SASAKI, D. G. G. Uma visao diferenciada sobre o ensino de forças impulsivas usando um smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 38, n. 1, p. 1303, 2016.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga. O uso de tecnologias móveis no ensino de física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2016.

DUDA, Rodrigo et al. Elaboração de aplicativos para Android com uso do App Inventor: uma experiência no Instituto Federal do Paraná–Câmpus Irati. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, 2015.

CATELLI, Francisco; OURIQUE, Pedro Antônio; DA SILVA, Fernando Siqueira. Qual é o “campo de visão” da objetiva de uma câmara fotográfica?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 314-327, 2009.

MENDES, João Matheus et al. Velocidade, taxa de captura de quadros e tipo de lente como limitantes experimentais para o uso de fotografias estroboscópicas digitais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1079-1093, 2016.

OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; GATELLI, Francisco. Fotografando estrelas com uma câmera digital. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 32, n. 1, p. 1302, 2010.

CORVELONI, EP Moraes et al. Utilizaçao de máquina fotográfica digital (multi-burst) para aulas experimentais de cinemática-queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 3504, 2009.

CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; DA SILVA, Fernando Siqueira. Um estudo de cinemática com câmara digital. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 32, n. 1, p. 1503, 2010.

VIEIRA, Leonardo Pereira; LARA, Vitor de Oliveira Moraes. Macro photography with a tablet: applications on science teaching. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1-5, 2013.

MARRANGHELLO, Guilherme Frederico; PAVANI, Daniela Borges. Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas. A Física na escola. São Paulo. Vol. 12, no. 1 (maio 2011), p. 20-26, 2011.


SISMANOGLU, B. N. et al. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 31, n. 1, p. 1501, 2009.

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