APÊNDICE
– REFERÊNCIAS DAS OBRAS LEVANTADAS
Eventos
LARA,
V. O; VIEIRA, L. P. Física em tablets: a segunda lei de Newton. XX
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2013.
SILVA,
J. C. G; GASPAR, M. B. Bússolas digitais de Dispositivos Móveis: o
conhecimento científico nas tecnologias de localização e
posicionamento. XXI
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2015.
NOBRE,
G. R. O. Preparação de aulas de Física em XHTML: uma proposta de
conciliação entre o ensino de Física e o uso de smartphones e
tablets em sala de aula. XXI
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2015.
COSTA,
Jeremias Ferreira da. et al. Ensino de Ondas Sonoras/Poluição
Sonora utilizando o aparelho celular como ferramenta de apoio. XXI
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2015.
SAITO,
M. T. et al. Os usos do celular. Uma proposta de abordagem temática
na perspectiva Freireana. XXI
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2015.
FREITAS
DE PAULA, Carlos R. ET AL. Uso do aplicativo Socrative para dinamizar
a interação professor-aluno. XXI
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2015.
VIEIRA,
Leonardo P; AGUIAR, Carlos E. Verificação da lei de Malus com um
smartphone.
XVIII
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2009.
VIEIRA,
Leonardo P; LARA, V. O. M. Obtendo fotografias macro com a técnica
da gota d’água. XX
Simpósio de Ensino de Física
– SNEF 2013.
LARA,
V. O. M; VIEIRA, Leonardo P. Física em tablets: a Segunda Lei de
Newton. XX
Simpósio Nacional de Ensino de Física
– SNEF 2013.
Revistas
CATELLI,
F. et al. Capturando imagens de microscópio e telescópio com uma
câmera digital. Física
na Escola,
v. 9, n. 2, 2008.
MARRANGHELLO,
Guilherme F; PAVANI, Daniela B. Utilizando a câmera fotográfica
digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas. Física
na Escola,
v. 12, n. 1, 2011.
PEZZI,
Giovanni. Umaa caccia al tesoro scientifica: dove sta I’accelerometro
in uno smartphone? La
Fisica nella Scuola,
XLVI, 2, 2013.
VIEIRA,
Leonardo P; Aguiar, Carlos E. Mecânica com o acelerômetro de
smartphones
e tablets.
Física
na Escola,
v. 14, n. 1, 2016.
CIOCI,
Vincenzo; NAPOLI, Sezione AIF; SAPIA, Peppino. Studio del moto del
pendolo semplice con l’accelerometro dello smartphone.
CASTRO-PALACIO,
Juan C. et al. Using a smartphone acceleration sensor to study
uniform and uniformly accelerated circular motions. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 36, n. 2, p. 1-5, 2014.
VIEIRA,
L. P.; LARA, V. O. M.; AMARAL, D. F. Demonstraçao da lei do inverso
do quadrado com o auxılo de um tablet/smartphone. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 36, n. 3, p. 3505, 2014.
MONTEIRO,
Martin; CABEZA, Cecilia; MARTI, Arturo C. Acceleration measurements
using smartphone sensors: Dealing with the equivalence
principle. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 37, n. 1, p. 1303, 2015.
GUIMARÃES
GUEDES, Anderson. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a
utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física,
v. 37, n. 2, 2015.
DA
CAMINO PEREZ, Miguel; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. APLICATIVOS
PARA TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA. Revista
Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477,
v. 7, n. 1, p. 154-173, 2015.
MARTÍNEZ
PÉREZ, José Enrique. Obtención del valor de la aceleración de la
gravedad en el laboratorio de física. Experiencia comparativa del
sensor de un teléfono celular inteligente y el péndulo simple.
2015.
VERTCHENKO,
Larissa; VERTCHENKO, Lev. Verification of Malus's Law using a LCD
monitor and Digital Photography. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 38, n. 3, 2016.
FERNANDES,
A. C. P. et al. Doppler Effect with tablet and smartphone. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 38, n. 3, 2016.
MARTINS,
Tiago Carvalho. Desenvolvimento de um aplicativo android para a
análise do circuito de Chua-Matsumoto. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 38, n. 1, p. 1302, 2016.
DE
JESUS, V. L. B.; SASAKI, D. G. G. Uma visao diferenciada sobre o
ensino de forças impulsivas usando um smartphone. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 38, n. 1, p. 1303, 2016.
MONTEIRO,
Marco Aurélio Alvarenga. O uso de tecnologias móveis no ensino de
física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos
alunos. Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,
v. 16, n. 1, p. 1-15, 2016.
DUDA,
Rodrigo et al. Elaboração de aplicativos para Android com uso do
App Inventor: uma experiência no Instituto Federal do Paraná–Câmpus
Irati. Revista
Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia,
v. 8, n. 2, 2015.
CATELLI,
Francisco; OURIQUE, Pedro Antônio; DA SILVA, Fernando Siqueira. Qual
é o “campo de visão” da objetiva de uma câmara
fotográfica?. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física,
v. 26, n. 2, p. 314-327, 2009.
MENDES,
João Matheus et al. Velocidade, taxa de captura de quadros e tipo de
lente como limitantes experimentais para o uso de fotografias
estroboscópicas digitais. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física,
v. 33, n. 3, p. 1079-1093, 2016.
OURIQUE,
Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; GATELLI, Francisco. Fotografando
estrelas com uma câmera digital. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 32, n. 1, p. 1302, 2010.
CORVELONI,
EP Moraes et al. Utilizaçao de máquina fotográfica digital
(multi-burst) para aulas experimentais de cinemática-queda
livre. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 31, n. 3, p. 3504, 2009.
CATELLI,
Francisco; MARTINS, José Arthur; DA SILVA, Fernando Siqueira. Um
estudo de cinemática com câmara digital. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 32, n. 1, p. 1503, 2010.
VIEIRA,
Leonardo Pereira; LARA, Vitor de Oliveira Moraes. Macro photography
with a tablet: applications on science teaching. Revista
Brasileira de Ensino de Física,
v. 35, n. 3, p. 1-5, 2013.
MARRANGHELLO,
Guilherme Frederico; PAVANI, Daniela Borges. Utilizando a câmera
fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das
estrelas. A
Física na escola. São Paulo. Vol. 12, no. 1 (maio 2011), p. 20-26,
2011.
SISMANOGLU,
B. N. et al. A utilização da filmadora digital para o estudo do
movimento dos corpos. Revista
Brasileira de Ensino de Fısica,
v. 31, n. 1, p. 1501, 2009.
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