quarta-feira, 20 de março de 2019

APÊNDICE – REFERÊNCIAS DAS OBRAS COM FOCO NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE FÍSICA




FREITAS DE PAULA, Carlos R. ET AL. Uso do aplicativo Socrative para dinamizar a interação professor-aluno. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21, 2015, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2015.

LARA, V. O; VIEIRA, L. P. Física em tablets: a segunda lei de Newton. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.

NOBRE, G. R. O. Preparação de aulas de Física em XHTML: uma proposta de conciliação entre o ensino de Física e o uso de smartphones e tablets em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21, 2015, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2015.

SILVA, J. C. G; GASPAR, M. B. Bússolas digitais de Dispositivos Móveis: o conhecimento científico nas tecnologias de localização e posicionamento. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21, 2015, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2015.

VIEIRA, Leonardo P; AGUIAR, Carlos E. Verificação da lei de Malus com um smartphone. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.

VIEIRA, Leonardo P; LARA, V. O. M. Obtendo fotografias macro com a técnica da gota d’água. In: SIMPÓSIO DE ENSINO DE FÍSICA, 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.



CASTRO-PALACIO, Juan C. et al. Using a smartphone acceleration sensor to study uniform and uniformly accelerated circular motions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 1-5, 2014.

CATELLI, F. et al. Capturando imagens de microscópio e telescópio com uma câmera digital. Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008.

CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; DA SILVA, Fernando Siqueira. Um estudo de cinemática com câmara digital. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 32, n. 1, p. 1503, 2010.

CATELLI, Francisco; OURIQUE, Pedro Antônio; DA SILVA, Fernando Siqueira. Qual é o “campo de visão” da objetiva de uma câmara fotográfica?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 314-327, 2009.

CIOCI, Vincenzo; NAPOLI, Sezione AIF; SAPIA, Peppino. Studio del moto delpendolo símplice conl’accelerometrodello smartphone. La FisicaNellaScuola. Disponivel em <http://www.cittadellascienza.it/wp-content/mediafiles/2_CIOCI.pdf>. Acesso em: 20 de Set. de 2017.


CORVELONI, EP Moraes et al. Utilizaçao de máquina fotográfica digital (multi-burst) para aulas experimentais de cinemática-queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 3504, 2009.

FERNANDES, A. C. P. et al. Doppler Effect with tablet and smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.

GUEDES, Anderson Guimarães. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, 2015.

JESUS, V. L. B.; SASAKI, D. G. G. Uma visao diferenciada sobre o ensino de forças impulsivas usando um smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 38, n. 1, p. 1303, 2016.

MARRANGHELLO, Guilherme Frederico; PAVANI, Daniela Borges. Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas. A Física na escola. São Paulo. Vol. 12, no. 1 (maio 2011), p. 20-26, 2011.

PÉREZ, José Enrique Martínez. Obtencióndel valor de laaceleración de lagravedadenellaboratorio de física. Experiencia comparativa del sensor de unteléfono celular inteligente y elpéndulosimple. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de lasCiencias, v. 12, n. 2, 2015.

MARTINS, Tiago Carvalho. Desenvolvimento de um aplicativo android para a análise do circuito de Chua-Matsumoto. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 38, n. 1, p. 1302, 2016.

MENDES, João Matheus et al. Velocidade, taxa de captura de quadros e tipo de lente como limitantes experimentais para o uso de fotografias estroboscópicas digitais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1079-1093, 2016.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga. O uso de tecnologias móveis no ensino de física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2016.

MONTEIRO, Martin; CABEZA, Cecilia; MARTI, Arturo C. Accelerationmeasurementsusing smartphone sensors: Dealingwiththeequivalenceprinciple. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1303, 2015.

OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; GATELLI, Francisco. Fotografando estrelas com uma câmera digital. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 32, n. 1, p. 1302, 2010.

PEZZI, Giovanni. Umaacaccia al tesoroscientifica: dovestaI’accelerometro in uno smartphone? La FisicaNellaScuola, XLVI, 2, 2013.

SISMANOGLU, B. N. et al. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 31, n. 1, p. 1501, 2009.

VERTCHENKO, Larissa; VERTCHENKO, Lev. Verification of Malus's Law using a LCD monitor and Digital Photography. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.

VIEIRA, Leonardo P; AGUIAR, Carlos E. Mecânica com o acelerômetro de smartphones e tablets. Física na Escola, v. 14, n. 1, 2016.

VIEIRA, L. P.; LARA, V. O. M.; AMARAL, D. F. Demonstraçao da lei do inverso do quadrado com o auxılo de um tablet/smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 36, n. 3, p. 3505, 2014.

VIEIRA, Leonardo Pereira; LARA, Vitor de Oliveira Moraes. Macro photography with a tablet: applications on science teaching. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1-5, 2013.

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