segunda-feira, 20 de maio de 2019

Temas de interesse na Pesquisa em Ensino de Ciências


·        Produção e uso de Fanzines, Charges, Tirinhas ou Histórias em quadrinhos para o ensino de ciências e/ou a divulgação científica;
·        Contribuições da produção e uso da Literatura de Cordel para o ensino de ciências e/ou a divulgação científica;
·        Contribuições da produção e/ou uso de Jornais e Revistas (Impresso ou Digital) para o ensino de ciências e/ou a divulgação científica;
·        Contribuições da produção e uso paródias musicais para o ensino de ciências e/ou a divulgação científica;
·        Contribuições da produção e uso de casos para o ensino de ciências e/ou a divulgação científica;
·        Exploração das potencialidades didáticas das interfaces da web 2.0 para o ensino, a formação crítica, a divulgação científica, ou a formação de movimentos sociais de estudantes ou profissionais da educação em ciências (Facebook, Youtube, Wikipedia, Blogs, etc.);
·        Exploração das potencialidades didáticas das músicas para ensino de ciências e/ou a divulgação científica (os mais variados gêneros musicais);
·        Produção e uso de mapas conceituais para o desenvolvimento de experiências metacognitivas no campo do ensino de ensino de ciências;
·        Contribuições dos filmes de animação ou ficção científica para a emergência de temas geradores / círculos de investigação, na perspectiva Freireana;
·        Exploração das potencialidades didáticas dos objetos de aprendizagem, experimentos virtuais ou experimentos mediados por interfaces digitais para o ensino de ciências (experimentação basedada em simulações, applets, softwares, objetos de aprendizagem, videogravações, captação e tratamento de fotografias deep sky, videoanálises, jogos, análise de imagens estáticas, realidade virtual, realidade aumentada, automação de experimentos físicos, experimentação remota);
·        Exploração das potencialidades das tecnologias móveis para a construção de propostas de ensino ou divulgação científica (smattphones, tablets, notebooks, etc.)
·        Exploração das potencialidades das interfaces de redes sociais online para a construção de propostas de ensino ou divulgação científica (WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, etc.)
·        Aprofundamento teórico na relação Cibercultura, Educação em Ciências e Influenciadores Digitais (Youtube e Instagram)
·        Aprofundamento teórico-prático na relação Cibercultura, Autoria e Educação em Ciências
·        Aprofundamento teórico-prático na relação Cibercultura, Educação em Ciências e Sociabilidades LGBTIQs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e queers)
·        Aprofundamento teórico-prático na relação Cibercultura, Educação em Ciências e questões Étnico-raciais


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