segunda-feira, 5 de agosto de 2019

LISTAGEM DAS REFERÊNCIAS DOS ARTIGOS LEVANTADOS QUE TÊM COMO FOCO O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

1.       ARROIO, Agnaldo; AYRES, Claudia. Um Estudo de Interações Intermoleculares com o Auxilio de uma Simulação Computacional. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 1/2 p.37-46,2010.
2.       AYRES, Claudia; ARROIO, Agnaldo. Aplicação de uma sequência didática para o estudo de forças intermoleculares com uso de simulação computacional. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 164-185, 2015.
3.       BAPTISTA, Manuel Moreira; FILHO, Pedro Faria dos Santos. A Evolução da Linguagem Química e o uso de Animações no Ensino-parte 1. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 6, n. 1/2 p.27-44, 2011.
4.       BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de modelos atômicos.Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 71-76, 2011.
5.       BENITE, Claudio Roberto Machado et al. Experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. Revista Química nova na escola, v. 39, n. 3, p. 245-249, 2017.
6.      BORALHO, Priscila Oliveira et al. Tabela periódica: uma tecnologia educacional histórica.Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica. , v. 5, n. 04 p.168-186, 2015.
7.       CAIXETA, Jeanny Gomes; REZENDE, Gérson Carlos; NUNES, Paulo Sergio Gonçalves; BATALINI, Claudemir. Recursos Computacionais no Ensino de Química Orgânica.. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 1/2 p. 29-36,2010.
8.       CANAVARRO BENITE, Anna Maria; MACHADO BENITE, Claudio Roberto. O computador no ensino de química: Impressões versus Realidade. Em Foco as Escolas Públicas da Baixada Fluminense. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2008.
9.       CÉSAR, Eloi T.; REIS, Rita de C.; ALIANE, Cláudia S. de M. Tabela periódica interativa. Química Nova na Escola, v. 37, n. 3, p. 180-186, 2015.
10.    CHACON, E. P.; RIBEIRO, C. M. R.; BORGES, M. N. Jogo da Radiação": Elaboração de um software educativo articulado ao contexto CTSA e a percepção docente e discente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2016.
11.    COELHO, Juliana Cardoso; DE ANDRADE, Danilo Oliveira do Nascimento; KAPPES, Lisiane Regina; CÙSTÓDIO, Renato da Silva; YUNES, Santiago Francisco; GONÇALVES, Fábio Peres. Diários Virtuais Coletivos na Formação de Professores de Química: uma Pesquisa Acerca das Atividades Experimentais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2017.
12.    DA SILVA, Cleberson Souza; JÚNIOR, Ernani Viana de Souza; PIRES, Diego Arantes Teixeira. O Uso de Software de Representação Molecular em 3D como Material Didático Interdisciplinar para o Ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p.66. -79, 2017.
13.    DA SILVA, Glenda Rodrigues; MACHADO, Andréa Horta; SILVEIRA, Katia Pedroso. Modelos para o Átomo: Atividades com a Utilização de Recursos Multimídia.Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 106-111, 2015.
14.    DA SILVA, Rosa Eulália; DOS SANTOS, Elizabeth. RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A UTILIZAÇÃO DE MULTIMIDIAS. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 166-173, 2009.
15.    DE FIGUEIREDO, Helder et al. Fundamentos Pedagógicos para o Uso de Simulações e Laboratórios Virtuais no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 75-103, 2017.
16.    DE LIMA FREITAS, Eliane Batista; CHASSOT, Attico Inácio. OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO USO DE TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS/Epistemological obstacles in use of ICT for Science teaching. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 10, n. 22, p. 194-202, 2017.
17.    DE OLIVEIRA, Letícia Aparecida; GOMIDES, Juliana do Nascimento. Desenvolvimento de um software educativo para o ensino experimental de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 12, n. 1, 2017.
18.    DE PAULA, Adriana Chilante; VERGARA, Luiza; DA LUZ, Renata M.; VIALI, Loré; LAHM, Regis. Softwares educacionais para o ensino de física, química e biologia. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 1, p. 106-121, 2014.
19.    DE SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; DO ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira. A TEORIA DA MODELAGEM DE DAVID HESTENES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 21-40, 2017.
20.    DO NASCIMENTO FIRME, Ruth; DO AMARAL, Edenia Maria Ribeiro. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011.
21.    DOS SANTOS, Nilcimar Souza; LINHARES, Marília Paixão. EVA: Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para a formação de professores e a educação básica em ciências. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, p.03-27, n. 02, 2014.
22.    FISCARELLI, Sílvio Henrique; FISCARELLI, Patricia Eliane; BIZELLI, Maria Helena Sebastiana Sahão. Animações 3D para o Ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, p. 17-28, 2010.
23.    FREAZA, Vinicius Garcia Freaza. Aplicações de Recursos Multimídias para o Ensino de Modelos Atômicos em Química: Impressões e Receptividade dos Alunos do Curso de Engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 1/2 p.47-56,2010.
24.    GABINI, Wanderlei S.; DINIZ, Renato Eugênio da S. Formação continuada de professores de química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 2, 2009.
25.    GABINI, Wanderlei Sebastião; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Os professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuada. Ciência & Educação (Bauru), p. 343-358, 2009.
26.  GIORDAN, Marcelo. Análise e Reflexões sobre os Artigos de Educação em Química e Multimídia Publicados entre 2005 e 2014. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 154-160, 2015.
27.    HECKLER, Valmir; MOTTA, Cezar; GALIAZZI, Maria. CONSTITUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE EAD. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 144-158, 2014.
28.  JACOB, Tais dos Santos Gonzalez; MAIA, ElineDeccache; MESSEDER, Jorge Cardoso. DESENHOS ANIMADOS COMO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA ENSINAR CONCEITOS QUÍMICOS NOS ANOS INICIAIS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 61-77, 2017
29.    JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; DOS SANTOS, Railane Inácio. Experimentação mediante vídeos: concepções de licenciando sobre possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, 2011.
30.    KUCHLA, Micheli; DE SOUZA, Luciana de Boer Pinheiro. Desenvolvimento de um Caso Simulado CTS Através do Uso da Técnica de Controvérsia no Ensino de Química Orgânica.Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p.68. -81, 2017.
31.    LAGE, Raphael Rodrigues; FILHO, Pedro Faria dos Santos. Modelagem, Hipermídias e a Representação do Pensamento Químico em Sala de Aula. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 7, n. 2, p.9-32, 2012.
32.    LARA, A. E.; SOUSA, C. M. S. G. O processo de construção e de uso de um material potencialmente significativo visando a aprendizagem significativa em tópicos de colisões: apresentações de slides e um ambiente virtual de aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 2, p. 61-82, 2009.
33.    LOPES, Paulo Tadeu Campos; DE ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins; DA COSTA, Roberta DallAgnese. Ensino de Ciências através de Tecnologias de Informação e Comunicação: utilizando uma sequência didática eletrônica e um ambiente virtual de aprendizagem. Acta Scientiae, v. 16, n. 4, 2014.
34.    MACHADO, Adriano Silveira. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.
35.    MENDES, Abinadabis; SANTANA, Genilson; JÚNIOR, Erasmo Pessoa. O uso do software PhEt como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 16, p. 52-60, 2015.
36.    OLIVEIRA, Saulo França et al. Softwares de simulação no ensino de atomístca: Experiências computacionais para evidenciar micromundos. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 3, p. 147-151, 2013.
37.    PAULETTI, Fabiana; CATELLI, Francisco. Tecnologias Digitais: possibilidades renovadas de representação da química abstrata/Digital technologies: Opportunities for renewedrepresentation of chemical abstract. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 383-396, 2013.
38.  PAULETTI, Fabiana; RAMOS, MaurivanGüntzel. AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DAS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA/The conceptions of teachers of a publicschool on the use of TICs in chemistryteaching. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 10, n. 22, p. 179-193, 2017.
39.    PEREIRA, Renata Reis; MORTIMER, Eduardo Fleury; MORO, Luciana. Os Gestos Recorrentes e a Multimodalidade em Aulas de Química Orgânica no Ensino Superior. Quím. Nova na Escola,v. 37, p. 43-54, 2015.
40.    RAUPP, Daniele; SERRANO, Agostinho; MOREIRA, Marco Antonio. Desenvolvendo habilidades visuoespaciais: uso de software de construção de modelos moleculares no ensino de isomeria geométrica em química. Experiências em ensino de ciências, v. 4, n. 1, p. 65-78, 2009.
41.    REBELLO, Gabriel Antonio Fontes et al. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Química Nova na Escola, v. 34, n. 1, p. 3-9, 2012.
42.    RIBAS AVANCINI, Maria Francisca. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE REVIGORAR A PESQUISA-AÇÃO. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista-ENCITEC, v. 1, n. 1, p. 22-28, 2011.
43.    ROSA, Marcelo Prado Amaral; CATELLI, Francisco; EICHLER, Marcelo Leandro. “QUEM ME SALVA DE TI?”: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL. Ensaio Pesquisaem Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 84, 2015.
44.    SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Modelagem dinâmica computacional e o processo de ensino-aprendizagem: algumas questões para reflexão. Relatório Técnico NCE, n. 36/99, 1999.
45.    SILVA, Nilma Soares; FERREIRA, André Correa; SILVEIRA, Kátia Pedroso. Ensino de Modelos para o Átomo por Meio de Recursos Multimídia em Uma Abordagem InvestigativaRevista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 141-148, 2016.
46.  SILVA, Thais Dutra et al. Jogos virtuais no ensino: usando a dengue como modelo. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, 2008.
47.    SOUZA, Nilcimar S.; CABRAL, Patrícia FO; QUEIROZ, Salete L. Argumentação de graduandos em Química sobre questões sociocientíficas em ambiente virtual de aprendizagem. Química Nova na Escola, v. 37, p. 95-109, 2015.
48.    XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLOR, Cristhiane Cunha; REZENDE, Terezinha Ruth Marques. Concepções de licenciandos em química sobre a utilização de casos simulados dentro da perspectiva CTS.Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p.37--50, 2013.
49.    ZAPPE, Janessa Aline; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt; MAGNO, Mário. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TERMOQUÍMICA1.Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p.70-82, 2014.


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