Nossa 1ª Reunião do dia 03 de agosto de 2010 (terça-feira) que aconteceu nas dependências do Instituto de Física da UFAL, das 17h às 19h foi o marco inicial de nossos estudos sobre métodos, técnicas e possibilidades para a Pesquisa no Ensino de Física ao nível da graduação.
Nesta reunião ficou clara a proposta didático/pedagógica do Eixo de Integração Estágio e Pesquisa. Estiveram presentes nesta reunião os professores Ivanderson Pereira da Silva, José Isnaldo de Lima Barbosa, Ana Paula Praxedes, Alex Costa, Elaine Cristina dos Santos Lima e Hemerson Pablo Silva Castro, discutindo e delineando os contornos desta proposta ousada e inovadora.
Neste 1º Encontro, este grupo lançou mão de uma contrução coletiva do material didático a ser utilizado de foma interdisciplinar nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino de Física 2, Projetos Integradores VI e Pesquisa Educacional elegendo como eixo principal da ação a Pesquisa no Ensino de Física.
Os dados coletados nos Relatórios de Observação construidos pelos alunos do Curso de Física Licenciatura a Distância (UAB/UFAL), no âmbito da Disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1, foram depurados e seu extrato apresentou uma gama de problemas latentes na educação alagoana e que necessitam ser evidenciados e investigados.
Tais problemas foram discutidos nos encontros desta referida disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1 e distribuidos entre os alunos para que os investigassem sob a forma de problemas de pesquisa. Como resltado desta proposta, foram constituidos 14 trabalhos cietíficos no formato de projetos de pesquisa e que aguradam por fundamentação teórico/metodológica para que possam avançar.
Tal fundamentação está prevista para acontecer no âmbito do Eixo de Integração Estágio e Pesquisa. A disciplina que inicia tal fundamentação é Projetos Integradores VI a partir da qual os alunos serão orientados nas Referências a serem consultadas e da forma como devem estruturar a Revisão da Literatura de seus Projetos.
Dando sequência a esta proposta, a disciplina Pesquisa Educacional será o espaço no qual a Metodologia será construida e definida. Tal construção será acompanhada pelos respectivos professores/orientadores deste Eixo de Integração Estágio e Pesquisa.
Por fim, a disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 2, será o lócus da Coleta de Dados. As disciplinas não apenas se completam como se amparam, se auxiliam, se misturam, se confundem, se imbrincam e se fundem para formar o Eixo de Integração Estágio e Pesquisa, espaço de formação do professor pesquisador do ensino de física.
Nesta reunião ficou clara a proposta didático/pedagógica do Eixo de Integração Estágio e Pesquisa. Estiveram presentes nesta reunião os professores Ivanderson Pereira da Silva, José Isnaldo de Lima Barbosa, Ana Paula Praxedes, Alex Costa, Elaine Cristina dos Santos Lima e Hemerson Pablo Silva Castro, discutindo e delineando os contornos desta proposta ousada e inovadora.
Neste 1º Encontro, este grupo lançou mão de uma contrução coletiva do material didático a ser utilizado de foma interdisciplinar nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino de Física 2, Projetos Integradores VI e Pesquisa Educacional elegendo como eixo principal da ação a Pesquisa no Ensino de Física.
Os dados coletados nos Relatórios de Observação construidos pelos alunos do Curso de Física Licenciatura a Distância (UAB/UFAL), no âmbito da Disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1, foram depurados e seu extrato apresentou uma gama de problemas latentes na educação alagoana e que necessitam ser evidenciados e investigados.
Tais problemas foram discutidos nos encontros desta referida disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino de Física 1 e distribuidos entre os alunos para que os investigassem sob a forma de problemas de pesquisa. Como resltado desta proposta, foram constituidos 14 trabalhos cietíficos no formato de projetos de pesquisa e que aguradam por fundamentação teórico/metodológica para que possam avançar.
Tal fundamentação está prevista para acontecer no âmbito do Eixo de Integração Estágio e Pesquisa. A disciplina que inicia tal fundamentação é Projetos Integradores VI a partir da qual os alunos serão orientados nas Referências a serem consultadas e da forma como devem estruturar a Revisão da Literatura de seus Projetos.
Dando sequência a esta proposta, a disciplina Pesquisa Educacional será o espaço no qual a Metodologia será construida e definida. Tal construção será acompanhada pelos respectivos professores/orientadores deste Eixo de Integração Estágio e Pesquisa.
Por fim, a disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de Física 2, será o lócus da Coleta de Dados. As disciplinas não apenas se completam como se amparam, se auxiliam, se misturam, se confundem, se imbrincam e se fundem para formar o Eixo de Integração Estágio e Pesquisa, espaço de formação do professor pesquisador do ensino de física.
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