Neste espaço, vocês devem postar as referências dos artigos que enfocam o tema de suas pesquisas.
Para facilitar a identificação das contribuições, é interessante que ao publicar os comentários vocês sigam a seguinte estrutura: Dupla; Tema da Pesquisa; Artigos selecionados. Por exemplo:
Dupla: Ivanderson Pereira da Silva e Lílian Kelly de Almeida Figueiredo.
Tema da Pesquisa: Contribuições do Estágio Supervisionado em Física integrado a Pesquisa Educacional na formação do professor pesquisador: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Física a Distância da UFAL·
Artigos selecionados:
RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro; GONÇALVES, Gláucia Signorelli de Queiroz;CARVALHO, Helena Tereza de Moura; MORAES, Versa Cruz de Oliveira; NASRALA, Sumaia Bitar; RUAS, Alba Maria. Estágio e pesquisa: da intenção à ação. In. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu.Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/24/P0853533636795.doc Acesso em 05 set 2010.
SCHAFFRATHL, Marlete dos Anjos Silva. Estágio e pesquisa, ou sobre como olhar a prática e transformá-la em mote de pesquisa. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica2/marleteschaffrath.pdf Acesso em 05 set 2010.
Desta forma, o trabalho de identificação das contribuições será facilitado e do mesmo modo a contabilidade das notas.
Bons estudos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAnteprojeto da Introdução para Construção do Artigo
ResponderExcluirTrabalho: Individual de Katylane Vieira Ferreira
Tema: As competências e Habilidades Exigidas aos alunos no ENEM Norteado pelos PCNs e DCNEM e se Desenvolvidas em Sala de Aula.
Problema: como se apresentam as competências e habilidades, desde 2003, da Física contemplada no ENEM e como as mesmas estão sendo desenvolvidas na sala de aula atualmente na escola estadual de nível médio em Olho d’Água das Flores?
As cinco primeiras leituras:
QUEIROZ, N.M.B. O Novo Enem e a Prática Pedagógica do Professor de Física nas Escolas Públicas da Cidade de Maceió. In: PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió: EDUFAL, 2010.
FIREMAN, E. O; FIREMAN, E. C; QUEIROZ, N. M. B. Desafios e Concepções Práticas no Ensino de Física: estudo de um grupo de estágio supervisionado. In: __12 f., 2009. CEDU: 2010, email.
INEP. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: Documento Básico. Disponível em < http://historico.enem.inep.gov.br/arquivos/Docbasico.pdf> . Acesso em 28 de Agosto de 2010.
LOPES. A. C.; MACEDO. E.; AMORIM. A. C. R.; CHASSOT, A.; WILLINSKY, J. Currículo de Ciências em Debate. In: LOPES. A. C. Políticas de Currículo: Mediação por Grupos Disciplinares de Ensino de Ciências e matemática. Campinas, SP: PAPIRUS, 2004. p. 45 – 75.
LOPES. A. C.; MACEDO. E.; AMORIM. A. C. R.; CHASSOT, A.; WILLINSKY, J. Currículo de Ciências em Debate. In: MACEDO. E. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento> Uma Visão Cultural do Currículo de Ciências. Campinas, SP: PAPIRUS, 2004. p. 119 – 153.
Dupla: Adalberto Marques de Azevedo Junior e Lidiane do Nascimento Lima
ResponderExcluirTema da pesquisa: O Ensino de Física na EJA
Artigos Selecionados :
COSTA, Alberto Luis Pereira. Utilização de Materiais Alternativos de Baixo Custo na Educação de Adultos (EJA), Utilizando Paulo Freire e Andragogia. Disponível em: http://200.144.189.54/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_utilizacaodemateriaisalt&action=print Acesso em: 08 de set de 2010.
LOPES, Glaucia. Leituras em Aulas de Física na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000469694 Acesso em: 08 de set de 2010.
BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas. Formação de educadores da EJA: inquietações e perspectivas. Disponível em: http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/11/14.pdf Acesso em : 08 de set de 2010.
VALLE, Moacyr Ribeiro. Brincar de Viver: Reflexões Pessoais Sobre a Flexibilização do Currículo de Formação de Professores de Física. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=14&num=3 Acesso em: 08 de set de 2010.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa; PEREZ, Daniel Gil. As Pesquisas em Ensino Influenciando a formação de Professores. Disponível em : http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol14a40.pdf Acesso em : 08 de set de 2010
CAMARGO, Sérgio ; NARDI, Roberto. Formação de professores de física: Os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V3N3/v3n3a3.pdf Acesso em 7 de Setembro de 2010.
MOREIRA, Marco Antônio; VEIT, Eliane Ângela. Textos de apoio ao professor de física,v.17 n.2,2006. Instituto de Física-UFRGS. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n2_Espindola_Moreira.pdf Acesso em 9 de Setembro de 2010.
RIBEIRO,Marcel Thiago Damasceno. A formação de professores e a educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt10/ComunicacaoOral/MARCEL%20THIAGO%20DAMASCENO%20RIBEIRO.pdf Acesso em 6 de Setembro de 2010.
GENTIL,Viviane Kanitz. EJA: Contexto histórico e desafios na formação docente. Disponível em: http://www.drearaguaina.com.br/educ_diversidade/fc_eja/Municipios/texto_para_leitura_desafios_da_eja.pdf Acesso em 6 de Setembro de 2010.
FERRARI,Shirley Costa; AMARAL, Suely. O aluno da EJA: Jovem ou adolescente? Disponível em: http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_ShirleyCostaFerra.pdf Acesso em 6 de Setembro de 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos conhecimento e aprendizagem. (Fragmento) Trabalho encomendado pelo GT "Educação de pessoas jovens e adultas" e apresentado na Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: 26 a 30 de setembro de 1999. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/ceja/arquivos/File/FormacaoContinuada/Perfil_do_aluno_da_EJA.pdf Acesso em 5 de Setembro de 2010.
ATIVIDADE 1 - EIXO DE INTEGRAÇÃO ESTÁGIO E PESQUISA
ResponderExcluirDefinição dos autores e mapeamento das publicações
Aluno: Claudivan dos Santos Almeida
Tema da pesquisa: A DESMOTIVAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE TEOTÔNIO VILELA
Artigos Pesquisados:
SIDUANA FACIN NEVES, trabalho docente qualidade de vida na rede publica de pelotas;
BETTINA STEREN DOS SANTOS* DENISE DALPIAZ ANTUNES** JUSSARA BERNARDI***,O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais;
MÁRCIA ONDINA VIEIRA FERREIRA, Autonomia docente no cotidiano da classe: pensar o próprio trabalho para fazer-se sujeito;
LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA SILVA, Cultura e instituição escolar: Os processos de dominação e as praticas docentes;
MARISA ELZABETHA BOLL THIELE E Prof. Dr. ALVORI AHLERT, Condições de trabalho docente: Um olhar perspectiva do a colhimento;
RITA MELÂ WEBLER, O mal-estar e os riscos da profissão docente;
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria Teresa,YAEGASHI, Solange Franci Raimundo,ALVES, Irai Cristina Boccato e LARA, Silvana de, O trabalho docente o BURNOUT:Um estudo em professores paranaenses;
SANDRA MARIA NICHI DE SÁ1 e MAYBE CRISTINA MILAN LEMOS2, A importância em identificar a síndrome de Burnout no docente visando a manutenção da saúde e da profissão;
ELOIZA DA SILVA GOMES DE OLIVEIRA, O “mal-estar docente” como fenômeno da modernidade: os professores no país das Maravilhas;
ANDRÉA DO ROCIO CALDAS, Desistência e resistência no trabalho docente: Um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Coritiba;
MARIA CRISTINA DANCHAM SIMÕES e Profa. Dra. CECILIA PESCATORE ALVES, VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: A Relação Professor e Aluno.
Artigos selecionados:
MARIA CRISTINA DANCHAM SIMÕES e Profa. Dra. CECILIA PESCATORE ALVES, VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: A Relação Professor e Aluno; http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/200.%20viol%CAncias%20na%20escola.pdf
ANDRÉA DO ROCIO CALDAS, Desistência e resistência no trabalho docente: Um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Coritiba; http://www.nupe.ufpr.br/andreac.pdf
RITA MELÂNIA WEBLER, O mal-estar e os riscos da profissão docente; http://www.app.com.br/portalapp/uploads/opiniao/CCSA-%20Em%20Revista%20_2_.pdf
ELOIZA DA SILVA GOMES DE OLIVEIRA, O “mal-estar docente” como fenômeno da modernidade: os professores no país das Maravilhas; http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v07/M31677.pdf
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria Teresa,YAEGASHI, Solange Franci Raimundo,ALVES, Irai Cristina Boccato e LARA, Silvana de, O trabalho docente o BURNOUT:Um estudo em professores paranaenses. http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/550_775.pdf
Dupla:Leila Cristina Melo da Silva, e José Aparecido dos santos.
ResponderExcluirTema de pesquisa: Possibilidades Didáticas com o Uso das TIC.
PROBLEMA: Quais as Possibilidades Didáticas do Uso das TICs no ensino de Física.
Artigos selecionados:
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interações no ambiente virtual de aprendizagem. In: II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010, São Paulo. Anais do II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010.
Disponível em:
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/ acesso em: 08 de set 2010
KENSKI, Vani M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
MOREIRA, M. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2006.
SILVA,Ivanderson Pereira.;FIGUEREDO,L. K.Almeida.,As TIC no Currículo Escolar: A contrapartida escolar.
Disponível em: http://ivandersonpereira.blogspot.com/ Acesso em:08 de set 2010
VIANA,J.celso. ALVARENGA,K.B. O uso das Mídias no ensino de Física Sob a Perspectiva de Artigos em Revistas Especializadas.agosto de 2009.
Disponível em:HTTP:// www.edapeci-ufs.net/ANAIS/02/015CELSO.pdf
PIRES, M.Antonio.VEIT,E.Angela. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio.IColégio Anchieta, Porto Alegre, RS, Brasil.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S acesso em: 05 de set.
SILVA, I. ; MERCADO, L. P. L. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante ; PEREIRA, J. Avaliação da Aprendizagem na disciplina de Física no contexto da web 2.0: uma experiência com o uso do youtube. In: X Encuentro Internacional Virtual Educa, 2009, Buenos Aires. Anais do X Encuentro Virtual Educa 2009, 2009.
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/ acesso em: 08 de set 2010
10 de setembro de 2010
Trabalho: Individual de wedison Carlos Rodrigues Nunes
ResponderExcluirTema: o ensino de física nas series iniciais
Problema: A atuação do professor principalmente nas séries iniciais deverá ser planejada e coerente, importância para o desenvolvimento da criança e nesta fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e conteúdos a serem trabalhados.
Artigos selecionados:
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESPhttp://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol9/n1/v9_n1_a1.htm
Cláudia Nascimento1
Maria da Conceição Barbosa-Lima
http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V6N3/v6n3a2.pdf
Por Cleci Werner da Rosa
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=9792&op=all
Cleci T. Werner da Rosa, Renato Heineck e Álvaro Becker da Rosa
Universidade de Passo Fundo
http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho157.pdf
Erika Zimmermann
Faculdade de Educação UNB
Paula Cristina Queiroz Evangelista
Curso de Pedagogia Faculdade de Educação
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/fisica/artigos/pedagogos_ensino_fisica.pdf
Aluna: Alda Maria da Silva
ResponderExcluirTema da Pesquisa: A prática do professor e a aprendizagem de Física no ensino fundamental das escolas públicas do município de Teotônio Vilela-Al.
Problema: Qual a prática do professor e a aprendizagem de Física no ensino fundamental das escolas públicas do município de Teotônio Vilela-Al?
Artigos selecionados:
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 23, no. 3, Setembro, 2001- Uso da Pesquisa em Ensino de Física na prática docente. Disponível em http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_259.pdf Acesso em 10 set 2010.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. 22, No 3 (2005)- A prática do professor e a pesquisa em ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6374 Acesso em 10 set 2010.
Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006- Prescrições e recomendações ao professor na solução de problemas do ensino na educação em física. Disponível em http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/97/97 Acesso em 10 set 2010.
Revista Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009 - A Importância da história da ciência no aprendizado de física. Disponível em http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a04.pdf Acesso em 10 set 2010.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. 25, No 3 (2008)- Relação entre a pesquisa em ensino de Física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9082 Acesso em 10 set 2010.
Alunos: Antônio Pereira da Silva Júnior e Isaac Melo Alves
ResponderExcluirTema da pesquisa:O Físico Educador e o mercado de trabalho.
Problema: Qual o perfil do professor de Física que atual nas escolas públicas alagoanas?
Artigos selecionados:
ASSIS, Alice. TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Dinâmica discursiva e o ensino de Física: Análise de um episódio de ensino envolvendo o uso de um texto alternativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em:http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/129/179. Acesso em 10 de Setembro de 2010
SOUZA, Marcos Vinicius. et al. Utilização de situação de estudo como forma alternativa para o ensino de física. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/166. Acesso em 10 de Setembro de 2010
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. JÚNIOR, Alvaro Lorencini. LABURÚ, Carlos Eduardo. Análise das reflexões da professora de ciências sobre sua relação com os alunos e implicações para a prátiva educativa. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/260. Acesso em 10 de Setembro de 2010
MARTINS, Isabel. CASSAB, Mariana. Signoficações dos professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/144. Acesso em 11 de Setembro de 2010.
SANTOS, Flávia M. T. MORTIMER, Eduardo Fleury. Comunicação não-verbal em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/index.html. Acesso em 10 de Setembro de 2010
NEVES, Maria Luiza R.C. BORGES, Otto. Como os professores concebem os objetivos para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 1 nº 3 2001 Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/index.html
Dupla: Aberal Ferreira Silva Neto
ResponderExcluirGluadstone Araujo Santos Ramalho
Tema da Pesquisa:
Formação de Professores de Física em Alagoas: Desafios e dificuldades da
formação.
Artigos selecionados:
[1] - RIBAS, J. C. C. ; HERMENEGILDO, J. L. S. . A Implantação do Programa
Universidade Aberta do Brasil em um Instituto Federal de Educação: trajetória e
riscos pela ausência de uma política institucional e marco regulatório em EaD.. In:
EDUTEC 2009, 2009, Manaus. Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente.
Manaus : Instituto Piatam, 2009. v. 1. p. 85-8
[2] - www.pt.wikipedia.org/wiki/Ead - EAD - Acesso em 23/07/2010 às 21:00.
[3] - FREITAS, K. S. Um panorama geral sobre a história do ensino a distância.
2005.
[4] - www.uab.capes.gov.br - Instituições - Consultar: UFAL, Física.
[5] - BARBOSA, I. L. O Curso de Licenciatura em Física na Universidade
Federal de Alagoas: Surgimento, mudanças e formação a opinião dos
egressos. 2006. Disponível em:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0628-1.pdf.
Acessado em 12/09/2010
[6] - www.angloabc.com.br/cursinho/exclusivo/fisica/texto4.pdf - Acesso em
23/07/2010.
[7] - http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1298757-7823 Acesso
em 23/07/2010.
[8] - ANGOTTI, José André. MION, Rejane Aurora. Equipamentos Geradores e a
Formação de Professores de Física. Disponível em:
http://www.ced.ufsc.br/men5185/artigos/angotti_equipamentos_geradores.htm.
Acessado em: 12/09/2010.
[9] - FREITAS, Denise, VILLANI, Alberto. Formação de professores de
ciências: um desafio sem limites. Disponivel em:
http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol7/n3/v7_n3_a3.htm.
Acessado Acessado em: 12/09/2010.
[10] – SILVA, Ana Maria da. Diferentes olhares Sobre a Formação Continuada
de professores para o Ensino de Ciências Exatas. Disponível em:
http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/AVIposgraduacao090820133707.pdf.
Acessado em: 12/09/2010.
[11] LAPO, Flavinês Rebolo. BUENO,Belmira Oliveira.Professores, Desencato
com a profissão e abandono do magistério: Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16830.pdf. Acessado em: 12/09/2010.
Oi professor Ivanderson! Postei a atividade 1 - ARTIGOS SELECIONADOS em meu blog. Meu url é: http://luzineteleite.blogspot.com/
ResponderExcluirDupla:Leila Cristina Melo da Silva, e José Aparecido dos santos.
ResponderExcluirTema de pesquisa: Convergências e tensões entre os cursos de licenciatura em Física da UFAL nos modelos presenciais e a distância.
PROBLEMA: Quais as similitudes e as divergências em ter os cursos de licenciatura em Física da UFAL nos modelos presenciais e a distância.
Artigos selecionados:
Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da
qualidade : uma proposta de indicadores para aferir
qualidade nos cursos de física, química, biologia e
matemática / Carla Simone Bittencourt Netto de Souza.
- Porto Alegre, 2009.
ANDRADE, L. Barros de A.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:COMPARAÇÃO ENTRE. A TEORIA E A PRÁTICA – UM ESTUDO DE CASO. portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/Luciete%20Bastos.pdf.Acessoem:13 de set. de 2010.
CUNHA, Silvio Luiz Souza. Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
47442006000200005&lng=pt&nrm=isso . Acesso em: 13 de set.2010
SILVA, Marco.Sala de Aula Interativa: Educação presencial e a distância emsintonia com a era digital e com a cidadania. Disponível em:
http://www.senac.br/informativo/BTS/272/boltec272e.htm. Acesso em: 14 de set.2010
BARONI,L.L.Evasão em EAD é menor do que em cursos presenciais Índice de abandono é de 18,5%. No Ensino presencial, chega a 19,1% Publicado em 02/09/2010 - http://www.universia.com.br/materia/materia. jsp?materia=20316.Acesso em14 de set.2010
Individual: Aline Silva dos Santos
ResponderExcluirTema: Análise da Utilização de Experimentos Didáticos nas Aulas de Física do Ensino Médio: Um Estudo a partir da Realidade do Município de Santana do Ipanema.
Problema de pesquisa:De que forma o professor de física do ensino médio utiliza os experimentos didáticos como recursos metodológicos?
Artigos:
1- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E NOVAS TECNOLOGIAS NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0525-1.pdf
2- O TRABALHO EXPERIMENTAL DE INVESTIGAÇÃO: DAS EXPECTATIVAS DOS
ALUNOS ÀS POTENCIALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS§ - http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/rab/_otrabalhoexperimentaldei.artigocompleto.pdf
3- OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO: A PESQUISA COLETIVA COMO MODO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – http://www2.fc.unesp.br
4- A RELAÇÃO COM O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE FÍSICA E O FRACASSO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO - http://www.if.ufrgs.br/public/ienci/artigos/Artigo_ID172/v12_n3_a2007.pdf
5- SELEÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA FALA DOS PROFESSORES - http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol10/n2/v10_n2_a2.htm
6- Apoio Automatizado à mediação da aprendizagem baseada em Experimentos - http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2005/artigosrenote/a66_AcompanhamentoProcesso.pdf
7- A Experimentação no Ensino de Ciências - http://www.fisica.ufc.br/conviteafisica/cien_ens_arquivos/numero2/p10.pdf
8- Fotossíntese: uma proposta de aula investigativa - http://www6.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/rbb/article/viewFile/805/651