terça-feira, 18 de junho de 2013

LINHA DO TEMPO - Noélia Nunes Marinho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Professor: IVANDERSON PEREIRA
Estudantes: Andréa Soares, Jonas Rogeres, Sivaldo Venâncio e Noélia Nunes        

CRIAR UMA LINHA DO TEMPO DESTACANDO OS MARCOS HISTÓRICOS MAIS IMPORTANTES NO QUE CONCERNE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL.

1° Período (1549 – 1759): Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional.
2° Período (1759 – 1932): Coexistência entre as vertentes religiosas e leigas da pedagogia tradicional.
3° Período (1932 – 1947): Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova
4° Período (1947 – 1961): Predomínio da influência da pedagogia nova
5° Período (1961 – 1969): Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista
6° Período (1969 – 1980): Predomínio da pedagogia tecnicista, manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante desenvolvimento da concepção crítico-reprodutivista;
7° Período (1980 – 1991): Emergência da pedagogia histórico-crítica e propostas alternativas;
8° Período (1991 – 1996): Neoconstrutivismo, neotecnicismo, neoescolanovismo. Que rumo tomarão as ideias pedagógicas no Brasil?

Marcos divisórios

1549 – Chegada dos Jesuítas no Brasil
1759 – Expulsão do jesuítas pelo Marquês de Pombal
1932 - Divulgações do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”
1947 – Elaboração do anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
1961 – Promulgada a 1ª  LDB
1969 – Entra em vigor a Lei n° 5.540 (reforma universitária) regulamentada pelo Decreto n° 464 de 11 de fevereiro de 1969 e aprovação do parecer 252/69, que introduziu das habilitações técnicas no curso de pedagogia.
1980 – Realização da I Conferência Brasileira de Educação (CBE)
1991 – Realização a sexta (e última) CBE
1996 – Realização do I Congresso Nacional de Educação (CONED) e Promulgada a segunda LDB.


UMA NOVA PERIODIZAÇÃO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL


1° Período (1549 – 1759): Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional
Subdividido nas seguintes fases:

1ª fase: Uma pedagogia brasílica ou período heroico; tentativa de implantação do plano formulado pelo Padre Manoel da Nóbrega (1549 – 1599)

2ª fase: A institucionalização da pedagogia jesuítica; data com seu início a promulgação do Ratio Studiorum, o Plano Geral dos Estudos da Companhia de Jesus e passou a ser adotado por todos os colégios jesuíticos independente dos locais onde estavam. (1599 – 1759)

2° Período (1759 – 1932): Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional
Subdividido nas seguintes fases:

1ª fase: A pedagogia pombalina ou as ideias pedagógicas do despotismo esclarecido; se inicial com a pedagogia pombalina que tem continuidade com o governo de D João VI (1759 – 1827)
2ª fase: Desenvolvimento da pedagogia leiga: ecletismo, liberalismo e positivismo; inicia-se quando é promulgada a lei que institui a escola de primeiras letras (1827 – 1932).

Os outros seis períodos foram reduzidos em dois grandes períodos caracterizados :

3° Período (1932 – 1969): Predominância da pedagogia nova
Subdividido nas seguintes fases:

1ª fase: Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova (1932 – 1947);
2ª fase: Predomínio da influência da pedagogia nova (1947 – 1961);
3ª fase: Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista (1961 – 1969).

4° Período (1969 – 2001): Configuração da concepção pedagógica produtivista
Subdividido nas seguintes fases:

1ª fase: Predomínio da pedagogia tecnicista, manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante desenvolvimento da visão crítico-reprodutivista (1969 – 1980)
2ª fase: Ensaios contra-hegmônicos pedagogias da “educação popular”, pedagogias da prática, pedagogias crítico-social dos conteúdos e pedagogia histórico-crítica (1980 – 1991);
3ª fase: O neoprodutivismo e suas variantes: neo-escolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo (1991 – 2001).




2 comentários:

  1. Will Jackson Santos De Oliveira Filosofia 4º período noturno Manifesto Dos Pioneiros Da Educação Nova http://youtu.be/IKwtY9HSJ5E

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  2. Will Jackson Santos De Oliveira Filosofia 4º período noturno Manifesto Dos Pioneiros Da Educação Nova http://youtu.be/IKwtY9HSJ5E

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