INSTITUTO DE
CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Professor:
IVANDERSON PEREIRA
Estudantes: Andréa
Soares, Jonas Rogeres, Sivaldo Venâncio e Noélia Nunes
CRIAR UMA LINHA DO
TEMPO DESTACANDO OS MARCOS HISTÓRICOS MAIS IMPORTANTES NO QUE CONCERNE AS
IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL.
1° Período (1549 – 1759): Monopólio da
vertente religiosa da pedagogia tradicional.
2° Período (1759 – 1932): Coexistência entre
as vertentes religiosas e leigas da pedagogia tradicional.
3° Período (1932 – 1947): Equilíbrio entre a
pedagogia tradicional e a pedagogia nova
4° Período (1947 – 1961): Predomínio da
influência da pedagogia nova
5° Período (1961 – 1969): Crise da pedagogia nova
e articulação da pedagogia tecnicista
6° Período (1969 – 1980): Predomínio da
pedagogia tecnicista, manifestações da concepção analítica de filosofia da
educação e concomitante desenvolvimento da concepção crítico-reprodutivista;
7° Período (1980 – 1991): Emergência da
pedagogia histórico-crítica e propostas alternativas;
8° Período (1991 – 1996): Neoconstrutivismo,
neotecnicismo, neoescolanovismo. Que rumo tomarão as ideias pedagógicas no Brasil?
Marcos divisórios
1549 – Chegada dos Jesuítas no Brasil
1759 – Expulsão do jesuítas pelo Marquês de
Pombal
1932 - Divulgações do “Manifesto dos Pioneiros
da Educação Nova”
1947 – Elaboração do anteprojeto da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
1961 – Promulgada a 1ª LDB
1969 – Entra em vigor a Lei n° 5.540 (reforma
universitária) regulamentada pelo Decreto n° 464 de 11 de fevereiro de 1969 e
aprovação do parecer 252/69, que introduziu das habilitações técnicas no curso
de pedagogia.
1980 – Realização da I Conferência Brasileira
de Educação (CBE)
1991 – Realização a sexta (e última) CBE
1996 – Realização do I Congresso Nacional de
Educação (CONED) e Promulgada a segunda LDB.
UMA NOVA PERIODIZAÇÃO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO
BRASIL
1° Período (1549
– 1759): Monopólio da
vertente religiosa da pedagogia tradicional
Subdividido nas seguintes fases:
1ª fase: Uma pedagogia brasílica ou
período heroico; tentativa
de implantação do plano formulado pelo Padre
Manoel da Nóbrega (1549 – 1599)
2ª fase: A institucionalização da pedagogia
jesuítica; data com seu início a promulgação do Ratio Studiorum, o Plano Geral
dos Estudos da Companhia de Jesus e passou a ser adotado por todos os colégios
jesuíticos independente dos locais onde estavam. (1599 – 1759)
2° Período (1759 – 1932): Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia
tradicional
Subdividido nas seguintes fases:
1ª fase: A pedagogia pombalina
ou as ideias pedagógicas do
despotismo esclarecido; se inicial com a pedagogia pombalina que tem
continuidade com o governo de D João VI (1759 – 1827)
2ª fase: Desenvolvimento da pedagogia leiga:
ecletismo, liberalismo e positivismo; inicia-se quando é promulgada a lei que
institui a escola de primeiras letras (1827 – 1932).
Os outros seis períodos
foram reduzidos em dois grandes períodos caracterizados :
3° Período (1932 – 1969): Predominância da pedagogia nova
Subdividido nas seguintes fases:
1ª fase: Equilíbrio entre a pedagogia
tradicional e a pedagogia nova (1932 – 1947);
2ª fase: Predomínio da influência da pedagogia
nova (1947 – 1961);
3ª fase: Crise da pedagogia nova e articulação
da pedagogia tecnicista (1961 – 1969).
4° Período (1969 – 2001): Configuração da concepção pedagógica produtivista
Subdividido nas seguintes fases:
1ª fase: Predomínio da pedagogia tecnicista,
manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante
desenvolvimento da visão crítico-reprodutivista (1969 – 1980)
2ª fase: Ensaios contra-hegmônicos pedagogias
da “educação popular”, pedagogias da prática, pedagogias crítico-social dos
conteúdos e pedagogia histórico-crítica (1980 – 1991);
3ª fase: O neoprodutivismo e suas variantes:
neo-escolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo (1991 – 2001).
Will Jackson Santos De Oliveira Filosofia 4º período noturno Manifesto Dos Pioneiros Da Educação Nova http://youtu.be/IKwtY9HSJ5E
ResponderExcluirWill Jackson Santos De Oliveira Filosofia 4º período noturno Manifesto Dos Pioneiros Da Educação Nova http://youtu.be/IKwtY9HSJ5E
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